Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels

História da informática e da Internet: 1970-1979


| 1970 | 1971 | 1972 | 1973 | 1974 | 1975 | 1976 | 1977 | 1978 | 1979 |

| Atari | Cerf, V. G. | computador Altair | computador Apple | computador Kenback1 | Cooper, M. | E-mail |

| Gates, W. III | Jobs, S. P. | Hayes, D. C.  | Kahn, R. | Metcalfe, R. M. | modemNCP. | Ritchie, D. |

| Roberts L. G. | TCP / IP | telefone móvel | Thompson, K. | Tomlinson, R. | UNIXWozniak, S. G. |

| Brasil: 1970 a 1979 |


1970 - A empresa norte-americana "Intel Corporation" lançou o primeiro microprocessador LSI - Large Scale Integration, em um chip de pequeno tamanho disponível comercialmente. Ou seja, além da integração dos circuitos a peça reunia todas as funções do processador central: a unidade de processamento, a memória e os controles de entrada e saída de dados.

O resultado foi um pedaço de silício de 4 mm por 3 mm, com 2.300 transistores miniaturizados. Era o microchip 4004 de 4 bits por ciclo e 108 Khz, inventado pelos engenheiros Federico Faggin, Ted Hoff e Stan Mazor, e produzido numa técnica de 10 micra, onde cada transistor mede o equivalente a 1/100 de milímetro. Tinha velocidade de 60.000 instruções por segundo, com 3x4 milímetros, usando 2.300 transistores de 10 mícrons e 640 bytes de memória e podendo endereçar 640 bytes.

O 4004 demorava 10 ciclos para processar cada instrução, ou seja, processava 74 mil instruções por segundo (cerca de 15 vezes mais rápido que o ENIAC). A Intel também anunciou o chip 1101, uma memória programável de 256-bit, e o chip 1701, uma memória somente-leitura de 256-byte (EROM). Note-se que o 4004 permitiu o desenvolvimento das primeiras calculadoras eletrônicas portáteis.



Começou a quarta geração na história dos computadores.
Para melhor entender esse período foram estabelecidas gerações na história do computador.
As características principais de cada fase encontram-se aqui. 


Em dezembro de 1970 o "Network Working Group" - NWG, gerenciado por Stephen D. Crocker,  criou um protocolo de comunicações, ou seja, concluiu o primeiro protocolo que permitia o contato entre servidores, chamado "Network Control Protocol" - NCP.

Paralelamente, vários outros computadores foram ligados aos quatro que haviam iniciado a ARPAnet. Com o NCP, todos os usuários, finalmente, puderam começar a desenvolver programas que podiam funcionar na rede.

A Arpanet efetivou sua primeira ligação na costa leste dos Estados Unidos, na empresa “Bolt, Beranek e Newman” - BBN, em Cambridge.

No início da década de 70, as universidades e outras instituições que faziam trabalhos envolvendo defesa, tiveram permissão para se conectar à Arpanet. 


1971 - O engenheiro de computação Ray Tomlinson da BBN que passou a se chamar "BBN Technologies", usando um programa chamado SNDMSG, reformulou o e-mail, inclusive separando o nome do "usuário" do "nome do computador" pelo símbolo @, que, por significar "at", pode ser traduzido como "em", "nesse lugar". Ou seja, Tomlinson escolheu o símbolo @ para especificar endereços de outros sistemas.



Vídeo: Raymond Tomlinson - the inventor of email
http://www.youtube.com/watch?v=XhXk3wzemR4  (acessado novamente em 05/10/2014)

(Raymond Tomlinson was just horsing around, basically, when he thought it might be interesting to send a file across a network. He chose the "@" symbol because it just "made sense" - a user, at some computer. He was working for the Department of Defense, as a tech, but did this on his own time - with no idea that he was about to change the world.)


O programa tinha funções de "send = enviar" e "read = ler", pois Tomlinson estava motivado pela necessidade dos desenvolvedores da ARPANET de ter um fácil mecanismo de coordenação.

No primeiro "e-mail" enviado nesse formato para si mesmo ele digitou "QWERTYUIOP", uma sequência de letras do teclado. Tomlinson não desfrutou do resultado de sua criação pois não registrou a patente do invento.

( Mais detalhes sobre Email: aqui, aqui 

Também em 1971:

Computadores foram rapidamente adicionados à ARPANET que, em 1971, já possuía 15 nós correspondendo a 23 "hosts", com a inclusão de computadores da BBN, MIT ("Instituto de Tecnologia de Massachusetts"), RAND Corporation, Universidade de Harvard, Universidade de Stanford, Universidade de Illinois em Urbana, Universidade Carnegie Mellon (CMU) e do centro de pesquisas Ames da Agência Nacional de Administração Espacial (NASA), entre outros.

O NWG definiu os protocolos para

acesso de terminal remoto - o Telnet - que permitia acessar remotamente ("remote login") um computador e trabalhar nele, como se o utilizador o estivesse usando localmente. e

para a transferência de arquivos entre computadores: File transfer protocol - FTP.

A "Intel" anunciou o primeiro microprocessador de uso geral, o 4004, com 2.300 transístores e 640 bytes de memória.

Foi enviada a primeira mensagem não solicitada, por Peter Bos, um administrador do CTSS. Era uma mensagem pacifista: "There is no way to peace. Peace is the way." ("Não há caminho para a paz. Paz é o único caminho."). 

Há muita controvérsia sobre qual é o primeiro computador pessoal do mundo, E instituições diferentes apontam equipamentos também diferentes. Kenbak-1 e Datapoint 2200 são relacionados frequentemente como o primeiro, mas não se conhece as datas com certeza.

Entretanto, o Kenbak-1 é considerado pelo "Computer History Museum" como o primeiro, Infelizmente, sabe-se pouco sobre o equipamento pois apenas 40 máquinas foram montadas e vendidas.

John Blankenbaker da Kenbak Corporation o projetou em 1970, e a primeira venda ocorreu no início de 1971, tendo sido anunciado por US$ 750 dólares na revista "Scientific American".

Tinha 256 bytes de memória. Como foi criado antes do primeiro microprocessador, ainda não possuía a CPU num único chip,  Sua programação era feita diretamente em código de máquina, pelo ajuste de vários botões e chaves. 

Em fevereiro de 1971, o sistema operacional passou a ser desenvolvido no minicomputador PDP-11, da "DEC" (Digital Equipment Corp).

Em novembro foi lançada a primeira edição do “Manual do Programador UNIX”.

Um fator que influenciou na popularidade do UNIX foi ter funcionado sob uma licença livre em seus primeiros anos, tendo sido distribuído gratuitamente em 1974 para universidades e órgãos governamentais dos EUA, garantindo que o UNIX fosse aceito por outros usuários, iinclusive não pertecentes ao "Bell Labs", e começasse a ser  utilizado por mais e mais pessoas. Apenas após algum tempo a licença se tornou proprietária.

Em 1971 saiu a primeira versão do UNIX, o V1, criada em Assembly e em um computador PDP-11 da Digital, já incluindo sistema de arquivos.

Mas, como a linguagem Assembly não permitia que qualquer programa pudesse ser convertido facilmente, com poucas ou nenhuma modificação no código-fonte e para qualquer plataforma de hardware, Ken Thompson criou a linguagem de programação BCPL, chamada popularmente de B, e que possuía as funções básicas: um editor de texto, um montador ou assembler, que transforma a linguagem assembly em linguagem de máquina e um interpretador de comandos, um shell.



Vídeo: Historia do UNIX - legendado
http://br.youtube.com/watch?v=sJKh8yq1Qdg (acessado novamente em 02/09/2009)
(Unix é um sistema operacional portável, multitarefa e multiusuário originalmente criado por Ken Thompson e Dennis Ritchie, que trabalhavam nos Laboratórios Bell da AT&T. A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, um consórcio formado por empresas de informática.) 

( Mais detalhes sobre as contribuições de Thompson e Ritchie: aqui, aqui, aqui, aqui e sobre o UNIX aqui. ) 


1972 - Na Conferência Internacional de Comunicação entre Computadores, "International Conference on Computer Communication", (ICCC) em outubro, em Washington, foi feita a primeira demonstração pública da nova tecnologia de redes (ou seja, sobre como funcionava a ARPAnet), por Robert Kahn. Vários países estavam representados (Canadá, França, Japão, Noruega, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos). Assim, foi discutida a necessidade de se iniciar os trabalhos para estabelecer uma plataforma comum de protocolos, tendo sido criado um grupo, o "InterNetwork Working Group" (INWG) para dar continuidade à essa discussão. Vinton Cert, que tinha acompanhado a ARPAnet na UCLA, foi escolhido para ser o seu primeiro presidente.

Ainda em 1972:

Em julho, Lawrence G. Roberts expandiu o programa de "e-mail" de Ray Tomlinson, escrevendo o primeiro programa de gerenciamento de correio eletrônico, pois permitia listar mensagens, selecionar, arquivar, reenviar e responder. Desde então o "email" tornou-se uma das aplicações mais usadas em redes de computadores.

A "Intel" anunciou o chip 8008 de 200-Khz, o primeiro processador de 8 bits que podia acessar 16 KBs de memória. O processador foi originalmente desenvolvido para a "Computer Terminal Corporation" (mais tarde chamada de "Datapoint"). Utilizava 3500 transistores e sua velocidade era de 60.000 instruções por segundo.

Foi apresentado o MITS 816, o primeiro microcomputador disponível para uso pessoal, pela MITS, "Micro Instrumentation and Telemetry Systems". 

Só em 1972 o sistema de Ken Thompson e Dennis Ritchie recebeu o nome pelo qual se tornou conhecido. Curiosamente, o nome UNIX foi dado por Brian Kernighan, outro pesquisador do "Bell Labs".

Logo Dennis Ritchie, melhorou ainda mais a linguagem B, criando a C, uma nova linguagem de programação de alto nível e flexível. E com ela reescreveu o UNIX, em 1973, para os muitos tipos de hardware.

Agora, bastava apenas que o compilador C fosse portado para novas arquiteturas, facilitando  o desenvolvimento de novos programas para diferentes aplicações. Logo apareceram programas que permitiam sistema de cota de disco, FTP, e-mail, WWW, DNS, possibilidade de diferentes níveis de acesso, de executar programas em background, etc.

É importante notar que enquanto o DOS ainda era um sistema operacional monousuário e monotarefa, o UNIX já era um sistema operacional multiusuário e multitarefa, pois:

 Multitarefa significa executar os processos sequencialmente tão rapidamente, que parecem estar sendo executados simultaneamente. O UNIX escalona sua execução e reserva recursos computacionais para os processos ocorrerem, tais como espaço em memória RAM, espaço no disco rígido, intervalo de tempo de processamento, prioridade de execução, etc.

 Multitarefa preemptiva: Quando termina o intervalo de tempo reservado para a execução de um processo (chamado quantum), o UNIX suspende a execução, salva as informações necessárias para a execução, para que ele possa ser retomado posteriormente, e começa a executar o próximo processo da fila de espera. O UNIX também determina quando cada processo será executado, a duração de sua execução e a sua prioridade sobre os outros.

 Multiusário: é um sistema capaz de executar, concorrente e independentemente, vários programas pertencentes a dois ou mais usuários. Ou seja, o UNIX permite que diversas pessoas utilizem um mesmo computador simultaneamente, geralmente por meio de terminais.

Mas, apesar do compilador C ser eficiente e rápido, só gerava código objeto para o PDP-11. Então, Steve Johnson, também do Bell Labs, projetou e implementou um compilador C portátil, que pode ser personalizado para gerar código objeto para qualquer plataforma, em vez de escrever um compilador para cada marca ou modelo.

Durante muitos anos quase todos os compiladores C eram baseados no projetado por Johnson, o que facilitou a difusão do Unix e seu emprego em novas arquiteturas.

Devido à sua grande confiabilidade, variantes desse sistema passaram a ser usadas por  outros usuários, inclusive não pertencentes ao "Bell Labs" e até em computadores de grande porte.

( Mais detalhes sobre as contribuições de Thompson e Ritchie: aqui, aqui, aqui, aqui e sobre o UNIX aqui. ) 

Nolan Bushnell fundou a empresa "Atari"em 27/06/1972. Após ter ligado um microprocessador ao seu aparelho de televisão inventou o Pong (um jogo de ping-pong eletrônico, o primeiro vídeo-game comercial), juntamente com Ted Dabney Bryan em Sunnyvale, Califórnia.


Vídeo: Arcade Original Pong 12
http://www.youtube.com/watch?v=wsiLxTFUap4 (acessado novamente em 24/01/2011)

(Every game today is just a cheap knockoff of pong.)

Gary Kildall, na "Naval Postgraduate School" criou a PL/M, a primeira linguagem de programação para o microprocessador Intel 4004. A linguagem recebeu o nome de CP/M (Control Program for Microcomputer).

Gary Kildall e John Torode escreveram o programa "Control Program/Monitor" (CP/M), que permitia a um microprocessador controlar a unidade de disquetes.

A "Automatic Eletronic Systems" do Canadá anunciou o primeiro processador de texto programável, o AES 90. O sistema de computador usava discos magnéticos para armazenamento, e um processador construído especificamente para ele.

William Gates III (Bill Gates) e Paul Allen, que haviam desenvolvido um sistema baseado no computador 8008 para registrar o fluxo do tráfego de automóveis em uma via expressa, fundaram a empresa "Traf-O-Data".

A Hewlett-Packard, anunciou a HP-35 como "a mais rápida e precisa calculadora eletrônica" com uma memória solid-state similar à de um computador.  

"Blue box" foi um equipamento desenvolvido por John Draper que gerava tons nas frequências corretas para comunicar-se com uma central telefônica e controlar o destino das ligações, sem pagamento em moedas.

Depois do desenvolvimento deste aparelho as fraudes telefônicas aumentaram nos EUA e o seu uso aumentou bastante na década de 1970. Draper foi detido por acusações de fraude em tarifas, Mas sua invenção já era conhecida e logo foi criado o Apple Cat modem, que tornava mais fácil a geração de tons e também surgiram programas que podiam imitar um operador. 

Stephan Gary Wozniak produzia e vendia ilegalmente este dispositivo, quando ainda era e engenheiro da HP e conheceu o estagiário  Steven Paul Jobs. Eles produziram dezenas, e vendiam o equipamento para estudantes de Berkeley. Ganharam dinheiro osuficiente para pagar um ano de faculdade antes de perceberem o interesse da Máfia e o risco legal que corriam, e abandonarem a atividade. O dinheiro foi usado pela dupla para fundar a "Apple Inc".

Por volta de 1977 a AT&T alterou seus sistemas, especialmente em áreas urbanas, para impossibilitar o uso de blue boxes. 


1973 - As primeiras conexões internacionais para a Arpanet foram estabelecidas, na “University College” na Inglaterra, em Londres e no “Royal Radar Establishment”, na Noruega.


Como o NCP tendia a funcionar como um “driver” de equipamento, Robert Kahn começou a desenvolver um novo protocolo de comunicações para atender um ambiente de rede com arquitetura aberta.

Kahn seguiu quatro regras:


cada rede distinta seria independente e mudanças internas não deveriam ser requisitadas para conectá-las à Internet;

a comunicação ocorreria na base do melhor esforço. Se um pacote não chegasse ao seu destino final, ele seria retransmitido da fonte;

para conectar as redes haveria "caixas pretas", depois chamadas de gateways e roteadores. Os gateways não reteriam informações sobre os fluxos de pacotes passantes. Isso assegurou que eles se mantivessem simples, evitando adaptações complicadas e recuperações de erros;

não haveria controle global no nível operacional.

Logo ficou claro que, para funcionar de uma maneira eficiente, o protocolo deveria ser implementado em diversos sistemas operacionais.

Vinton Gray Cerf e Robert Kahn da ARPA apresentaram suas ideias sobre redes de computadores em uma reunião especial do "International Network Working Group" ( INWG ), na Sussex University, em setembro de 1973.

Também em 1973:

Foi anunciado o protótipo do primeiro telefone portátil do mundo.

Martin Cooper
, então gerente geral da Divisão de Sistemas da Motorola, usou o telefone móvel DynaTAC, apelidado de "Brick", para efetuar a primeira ligação celular em 3 de abril de 1973, de uma esquina em Manhatan, Nova York. Quem atendeu foi Joel Engel, sobrinho de Alexander Graham Bell, pesquisador chefe da empresa concorrente, a Bell Labs.




Imagem: Martin Cooper e seu telefone portátil
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/12/2007Computex_e21-MartinCooper.jpg (acessado novamente em 10/06/2014)

Esse primeiro modelo pesava mais de 1 kg e só tinha 20 minutos de autonomia antes da bateria parar.

Em 1979, o celular se difundiu no Japão e na Suécia, enquanto que nos EUA o aparelho só começou a ser vendido anos depois, em 1983.  

Em 22 de maio Robert M. Metcalfe, da " Xerox Corporation's Palo Alto Research Center" (PARC), na Califórnia, EUA, inventou e testou a primeira rede Ethernet, um método para conexão de computadores em redes locais. Seu objetivo era conectar o computador "Alto" da Xerox a uma impressora e ele acabou desenvolvendo um método físico de cabeamento que conectava os dispositivos na Ethernet, criando os padrões de comunicação em cabos.

A rede Ethernet possibilita a comunicação compartilhada por um único cabo para todos os equipamentos da rede. Assim, após um equipamento estar conectado a esse cabo, consegue se comunicar com qualquer outro dispositivo. E é possível que a rede se expanda para acomodar novos equipamentos, sem modificar os antigos.

Ou seja, a Ethernet é um sistema que liga computadores e equipamentos em uma área pequena, dentro de um prédio e assim todos podem usar os mesmos arquivos, programas e periféricos. 

Só em 1976 Metcalfe e seu assistente David Boggs publicaram uma nota sobre a rede: "Ethernet: Distributed Packet-Switching For Local Computer Networks."

A IBM anunciou a unidade de disco rígido IBM 3340, conhecida como Winchester, o nome código interno de desenvolvimento. Tinha dois pratos de 30 megabytes e o tempo de acesso era 30 milissegundos. O disco começou a ser chamado de 30/30 Winchester (uma referência à espingarda Winchester 30/30). E,assim, a palavra Winchester passou a ser muito usada para designar HDs de qualquer espécie.

A "Scelbi Computer Consulting Company" ofereceu o primeiro kit de microcomputador nos Estados Unidos usando um microprocessador, baseado no Intel 8008, o Scelbi-8H, com 1 KB de memória programável. Podiam ser adicionados 15 KBs.

A "Xerox Corporation" lançou o Xerox PARC, o primeiro microcomputador pessoal completo, totalmente funcional, incluindo monitor .

Foi anunciado o TV Typewriter, desenvolvido por Don Lancaster, o primeiro equipamento em que um monitor de informação alfanumérica era acoplado.

Steve Colley escreveu o jogo "Maze War" entre 1972-1973 no "Imlac PDS-1" no centro de pesquisas da NASA na Califórnia. Foi o primeiro jogo em 3D que usou avatares representando os jogadores e que podia ser jogado em rede.



Vídeo: Maze War on Xerox Alto
http://www.youtube.com/watch?v=7chDIySXK2Q (acessado novamente em 2/09:2009)

( Maze War was the first networked, 3D multi-user first person shooter game. Maze War first brought us the concept of online players as eyeball "avatars" chasing each other around in a maze. ) - acessado em 22/06/2008 


1974 - Vinton Gray Cerf e Robert Kahn da ARPA, publicaram "A Protocol for Packet Network Interconection" (“Um protocolo para intercomunicação com a rede de pacotes”), que hoje é reconhecido como o documento básico que descreveu, pela primeira vez, como conectar diferentes redes de pacotes, o TCP/IP, sendo que um computador de qualquer fabricante que tivesse um programa de conversão dos dados para esse protocolo poderia se comunicar com todos os demais.

Na prática, era uma reorganização do protocolo original em dois protocolos distintos. Nele foram definidos dois protocolos distintos:

  IP, que trata do endereçamento e reencaminhamento dos pacotes individuais, e

  TCP, que fornece serviços de transporte e reencaminhamento necessários à Internet. E suporta uma variedade de serviços de transporte, como o envio dos dados, em modo sequencial, sem interferências ou perdas que necessitassem de serem reordenados no destino, mesmo que os pacotes sofressem corrompimento. 

Um endereço IP, na estrutura IPv4, é conjunto de quatro números de 8 bits (0 a 254) separados por pontos, que identifica cada um dos computadores ligados à Internet em todo o planeta, gerando um número de 32 bits. (Por exemplo: 200.17.50.36 = www.ufpa.br). 

Na prática o endereço de IP, torna cada computador único, e permite ligar um computador local com o servidor desejado, em uma escala planetária e em grande velocidade.

Ou seja, Vinton Gray Cerf e Robert Kahn desenvolveram a técnica de comunicações TCP, que permite que múltiplas redes se compreendam.




Vídeo: Como funciona a Internet? Parte 1: O protocolo IP
http://www.youtube.com/watch?v=HNQD0qJ0TC4 (acessado novamente em 2/10/2014)


(Entender como a Internet funciona, ao menos o básico, é importante para podermos cuidar dela e utilizá-la melhor. Esta é a primeira parte do vídeo "Como funciona a Internet", feito pelo NIC.br. Apresentaremos aqui o protocolo IP, que é a principal base tecnológica da rede.)


Ainda em 1974


Em janeiro de 1974 a Universidade da Califórnia, em Berkeley, recebeu uma cópia do UNIX. Então, professores e alunos começaram a fazer muitas modificações ao sistema. Também adicionaram vários programas utilitários ao sistema, como um editor de texto e um shell, além de compiladores Pascal e Lisp, entre outros. Essas inovações fizeram com que a versão oficial da AT&T deixasse de ser a preferida e muitos fabricantes de computadores basearam suas versões no UNIX de Berkeley e não na oficial.


Em julho, Dennis Ritchie e Ken Thompson publicaram um artigo no jornal mensal da "Association for Computing Machinery" - ACM, classificando-o como um sistema operacional para fins múltiplos, sendo multiusuário e interativo.


O número de instituições participantes da Arpanet subiu para 40. A troca de mensagens e de arquivos tornou-se realidade.

Foi feita a primeira grande revisão no protocolo Telnet.

Foi lançado o FTP ("File Transfer Protocol"), que permitia transferir arquivos entre computadores remotos.

A BBN inaugurou o Telenet, o primeiro serviço comercial conectado à Arpanet.

Todos esses problemas de segurança apresentados tornaram-se um conta gotas para o protocolo Telnet, especialmente para a Internet Pública, que adotou o Protocolo SSH, que teve sua primeira liberação em 1995. Esse protocolo provê muitas funcionalidades do Telnet, com adição de criptografia forte, o que previne o ataque e roubo de dados particulares. Também garante que computador emissor está enviando somente para o computador emissor os dados.

O "Bravo" foi um processador de textos desenvolvido por Charles Simonyi e Butler Lampson e que, muitos anos depois, originaria o MS Word.

Foi o primeiro programa WYSIWYG ("What You See Is What You Get") desenvolvido para o computador Xerox, o Alto, o primeiro computador com uma entrada interna para o mouse, e que permitia abrir várias janelas de programas na tela, que apresentava menus e ícones, ou seja, também foi o primeiro a ter interface gráfica (GUI).

O computador Alto foi descontinuado por ser, segundo seus diretores, um “computador de criança, pois não tem linha de comando e é cheio de desenhos”. Ou seja, ainda não existia a percepção que qualquer coisa que facilitasse o uso do computador por usuários sem conhecimentos de Informática seria importante para avalancar vendas.

A "Apple" comprou os direitos para usar o mouse e os truques e tecnologias necessários para se criar uma interface com pastas, arquivos, menus drop-down, comandos de arrastar com o mouse, etc.



Vídeo: The Xerox Alto Computer
http://www.youtube.com/watch?v=M013_1TQ_5g (acessado novamente em 2/09:2009)

(The Xerox Alto Computer promotional film by Xerox. From the Triumph of the nerds, comment by Robert Cringely.) - acessado em 22/06/2008) 

Lauren Solomon, então com 12 anos, filha de Les Solomon, o editor da revista "Popular Eletronics", sugeriu o nome Altair para o novo microcomputador de Henry Edward Roberts, William Yates e Jim Bybee de uma loja de varejo, a Micro Instrumentation and Telemetry Systems (MITS), que vendia kits para entusiastas da eletrônica.

É curioso notar que Altair é o nome da estrela para onde a nave "Enterprise" da série de televisão "Jornada nas Estrelas" (Star Trek) estava indo no episódio exibido àquela noite.

O Altair foi o primeiro computador pessoal (pc de "personal computer") disponível em grande escala para consumo em massa, ou seja, realmente para o público em geral.

O aparelho era equipado com uma CPU Intel 8080, memórias SRAM (static RAM), rápidas e confiáveis, porém muito caras, na forma de chips: dois chips de 1024 bits (ou 128 bytes) cada um.

A máquina não possuía teclado, monitor de vídeo, nenhum tipo de disco e não podia ser ligada a uma impressora. Era programada por meio de "switches”, e os resultados do processamento eram fornecidos por luzes situadas no painel.

A revista "Popular Electronics" apresentou o Altair em sua capa de janeiro de 1975, jovens estudantes e profissionais, dentre eles, William Gates III e Paul Allen que ofereceram-se para desenvolver uma versão da linguagem de programação "Basic" para o novo computador.

O Altair era vendido por uma pequena empresa do Novo México (E.U.A.) em forma de kit para montar (ao estilo “faça você mesmo”) e custava US$ 397. Vinha em uma caixa: uma placa, uma CPU com o processador 8080 da Intel, de 8 bits que operava a 2 MHz e os 256 bytes de memória RAM.

O Altair notabilizou a grande paixão que a informática podia exercer e que existia um grande mercado para computadores pessoais.


Vídeo: IMSAI Altair 4K Basic Demo
http://www.youtube.com/watch?v=ADplHpk33yY (acessado novamente em 2/09:2009)

(Demo of loading and running the original Altair 4K Basic program on the IMSAI.)



Vídeo: MARCH Altair User, From the Old to the Young, A Generation Later
http://www.youtube.com/watch?v=h4Vtl8I5_Qs (acessado novamente em 2/09:2009)



Vídeo: ALTAIR 8800 -The Computer that started Microsoft
http://www.youtube.com/watch?v=vD4xHCW9YCQ (acessado novamente em 2/09/2009)

(ALTAIR 8800 -The Computer that started Microsoft 1975. The first PCs revolution, Apple I & II, Commodore and the IBM PC.)


Lawrence Gordon Tesler (Larry Tesler) estudou ciência da computação na Stanford University durante os anos 1960 e trabalhou no Stanford Artificial Intelligence Laboratory. Entre 1973 e 1980, trabalhou no Centro de Pesquisa de Palo Xerox Corporation Alto (PARC), onde, entre outros, participou do desenvolvimento do editor de texto Gypsy e da linguagem de programação Smalltalk.

As ações "Copiar, cortar e colar" já eram muito usadas em programação, mas foram Tesler e Timothy Mott, enquanto trabalhavam no PARC, que popularizaram tais procedimentos no contexto da edição de texto, em um programa computacional, já em 1974/1975.


1975 - A ARPAnet alcançou 63 IMPs, "Interface Message Processors" o que demandou mais uma grande revisão nos padrões de endereçamento de redes. Paralelamente, a direção da Arpanet passou da ARPA para a Defense Communications Agency.

As ligações via satélite, que possibilitariam a comunicação intercontinental, usando a ARPANET, foram inauguradas em 1975. O primeiro teste usando o TCP foi feito entre a Universidade de Stanford, BBN, UCL, Hawaii e Inglaterra.

Em meados de 1975, existiam aproximadamente 100 sites na ARPAnet.

Também em 1975:

William Gates III e Paul Allen desenvolveram e licenciaram a primeira linguagem de programação escrita para um computador pessoal, uma adaptação BASIC para o Altair. Era um sistema operacional que permitia ao usuário emitir comandos em linguagem próxima ao inglês comum, sem ter de traduzi-los em código de máquina. Neste mesmo ano, a empresa "Traf-O-Data" foi renomeada para "Micro-Soft" (o hífen foi retirado mais tarde).

Foi lançado o IBM 5100, o primeiro computador pessoal produzido em grande quantidade.

Lee Felsenstein criou o Visual Display Module (VDM), a primeira implementação de vídeo com mapa de memória alfanumérico.

Surgiu o Tandem, primeiro computador com tolerância a falha, que podia ser reparado ou expandido sem parar de funcionar e foi logo adotado pelos bancos.

a revista "Popular Eletronics" publicou, em janeiro, um artigo anunciando o Altair 8800, em forma de kit, utilizando o processador 8080 da Intel.

Heiser inaugurou a primeira loja de varejo de computadores nos Estados Unidos, a "The Computer Store", em Los Angeles, vendendo computadores Altair montados, placas, periféricos, e revistas.

a primeira edição da revista "Byte" foi publicada.


1976 - Em 1º de abril de 1976, Steven Paul Jobs, então com 21 anos, Stephan Gary Wozniak,  engenheiro, cinco anos mais velho e Ronald Gerald Wayne, que tinha à época 41 anos (colegas do "Homebrew Computer Club") fundaram a "Apple Corporation". Essa empresa só foi fundada por que o projeto do Apple I foi recusado pela "Atari" e pela "HP". Eles produziram um kit para montagem de computador do tipo "Faça você mesmo", o Apple I, projetado na garagem da casa dos pais de Jobs e era entregue para as lojas diretamente por Jobs e Wozniak.

O processador era o 6502, de 8 bits, que operava a 1 MHz, um clone do Motorola 6800, fabricado pela "MOS Tecnology". O 6502 tinha menor poder de processamento que o 8080, mas isso era compensado pelos 8 KBs de memória, suficientes para carregar o interpretador BASIC (que ocupava 4 KBs), deixando os outros 4 KBs livres para escrever e rodar programas. o aparelho podia ser ligado diretamente à uma TV, dispensando a compra de um monitor.

Uma inovação do Apple I em relação ao Altair e a computadores anteriores é o tipo de memória. O Apple I foi o primeiro a usar um outro tipo de memória, as DRAM (dynamic RAM), em que é usado um único transistor para cada bit de dados.

Por essa época já existiam disquetes, mas ainda eram muito caros. Portanto, as fitas K7 eram o meio mais utilizado para armazenar dados e programas. O Apple I possuía uma unidade de fita (o controlador era vendido separadamente por 75 dólares). Note-se que os grandes problemas das fitas K7 eram a lentidão e a baixa confiabilidade. No Apple I, os programas eram lidos a cerca de 1500 bits por segundo, sendo necessário ajustar cuidadosamente o volume no aparelho de som antes de carregar a fita. Mas, conforme a fita se desgastava, era preciso tentar cada vez mais vezes antes de conseguir uma leitura sem erros.

Então, existiam rádios que transmitiam programas em sua programação, sendo que o locutor avisava e, em seguida, "tocava" a fita que continha o programa. Os interessados gravavam uma cópia em um aparelho de som. Estes programas de rádio foram a primeira rede de pirataria de programas conhecida.

Entretanto, poucas unidades do Apple I foram vendidas.

Em 1976 Mike Lesk, em um projeto de pesquisa nos Laboratórios Bell da AT&T, criou o protocolo UUCP - "UNIX-to-UNIX-Copy Protocol", um programa de cópia UNIX para UNIX, que possibilitava a transferência de arquivos dentro de uma rede.

Muitas redes passaram a utilizá-lo para o envio e recebimento de mensagens por e-mail, conferência, login remoto e transferência de arquivos.

Em fevereiro de 1976, a rainha Isabel II da Inglaterra enviou um "email" a partir do "Royal Signals and Radar Establishment" (RSRE) em Malvern.

Também em 1976, o disquete (floppy) de 5 ¼ polegadas com 13 cm de diâmetro foi desenvolvido por Alan Shugart para os laboratórios Wang que queriam um pequeno floppy disk. O disquete era grande e frágil, mas muito menor que os modelos anteriores e conseguia transportar de 140 KBs a 1,2 MB. Em 1978, mais de 10 fabricantes estavam produzindo disquetes de 5 e  ¼.  

Dois ex-funcionários da "Intel", Frederico Faggin e Masatoshi Shima, que tinham participado do desenvolvimento do microprocessador 8080A, fundaram a Zilog Incorporated e desenvolveram um novo chip, compatível com o do 8080A. Eles ampliaram o conjunto de instruções embutidas no chip e criaram o Z80.

Esse controlador, que foi incorporado à arquitetura Intel 8080, era mais rápido, mais potente e muito mais barato que os anteriores. Foi um dos mais populares processadores de 8 bits, tendo sido utilizado em muitas máquinas, como o Game Boy da Nintendo, o Sinclair ZX80, ZX81, ZX Spectrum, o Amstrad CPC e os Tandy.

O Z-80 conseguiu melhorias tanto para os computadores de uso doméstico, como também  provocou uma revolução na música eletrônica, pois permitiu o primeiro sintetizador polifônico verdadeiramente programável.

Além disso, muitas calculadoras gráficas da "Texas Instruments" e alguns consoles para jogos, como o Mega Drive (Genesis nos Estados Unidos) o utilizaram. O sistema operacional CP / M (e sua biblioteca de software com enormes sucessos como Wordstar e dBase) era conhecido por ser "o Z80 sistema operacional de disco".


Um dos primeiros modems para uso doméstico, o Pennywhistle 103, construído por Lee Felsenstein, foi divulgado na edição de março de 1976 da revista "Popular Electronics", sob a forma de um kit que podia ser montado pelo usuário. Usava o nome de uma flauta de baixo custo (Pennywhistle = apito de um centavo). E atingia a velocidade de 100 bauds (medida usada em telegrafia = 100 bps - bits por segundo).

O bocal de um telefone convencional, depois de atendido devia ser colocado sobre o microfone e o alto-falante do Pennywistle. O acoplamento não era elétrico, mas acústico, e deixava escapar um ruído incessante, semelhante ao de um modem convencional. Daí ter sido apelidado de "Caixinha Assobiadora".

( Mais detalhes sobre o modem aqui. )

1977
- A "Apple", a "Commodore" e a "Tandy" já estavam vendendo pcs, respectivamente (Apple I e, depois, o Apple II, PET - "Personal Electronic Transactor", Tandy TRS-80 da Radio Shack).

Por essa época os computadores pessoais (pcs) deixaram de ser um caro brinquedo de engenheiros para se tornar uma útil ferramenta pessoal, pois programadores como Daniel Bricklin e Robert Frankston, da Universidade Harvard, estavam elaborando o VisiCalc, o primeiro programa de planilha eletrônica (semelhante ao Calc).

O Visicalc foi desenvolvido pela empresa Software Arts e distribuído pela Personal Software em 1979 (posteriormente denominada VisiCorp) para o computador Apple II. Após essa versão, foi liberado também para a família de 8 bits da Atari, Commodore PET, TRS-80 e para a IBM.


Em dezembro de 1977 foi lançado nos E.U.A. o Commodore PET, o primeiro computador totalmente integrado, ou seja, com teclado, monitor e sistema de armazenamento em uma peça única.


A Apple saiu da garagem de Jobs e mudou-se para um escritório em Cupertino. Então, já havia comprado os direitos para usar o mouse e toda a tecnologia para criar uma interface com pastas, arquivos, menus drop-down, comandos de arrastar com o mouse, etc.

Steven Paul Jobs, Stephan Gary Wozniak, Ronald Gerald Wayne, apresentaram o computador pessoal Apple II, que permitia produzir gráficos a cores visualizáveis no monitor. O pc vinha num gabinete plástico e ficava sob um teclado incorporado. Vinha com 4 KB de memória, expansíveis para 48 KBs, precisava ser conectado à uma TV, não tinha mouse e usava fitas e um controlador de fita K7. Devia ser ligado um aparelho de som para carregar programas, usando gravador ao invés de disquetes. Mas já permitia adquirir separadamente uma unidade de disquetes.

O Apple II incluía 12 KBs de memória ROM, que armazenava um interpretador BASIC e o software de "bootstrap", lido no início do boot. Isso foi uma grande evolução, pois podia-se começar a programar ou carregar programas logo que se ligasse o aparelho. Já executava as planilhas VisiCalc da "Software Arts", possibilitando que os computadores adentrassem nos ambientes de trabalho. (O Visicalc foi um dos primeiros programas que permitia efetuar cálculos facilmente, de modo semelhante ao Calc).

Como curiosidade, eis uma descrição do Visicalc: "... é um pacote de programas para resolução de problemas para projeções matemáticas ou financeiras e em relação a processamento em computadores. Todos os dados são organizados de maneira relacionada em um grid de até 63 colunas e 254 linhas, de modo que os usuários possam criar situações hipotéticas que mostrarão qual o efeito no restante dos dados depois da modificação de um elemento. O VisiCalc tem barra de rolagem vertical e horizontal, fácil movimento do cursor e é compatível com vários formatos...".

Também tinha circuito impresso em sua placa-mãe, fonte de alimentação, teclado e cartuchos para jogos. Os computadores Apple I e Apple II inovaram quanto ao tipo de memória em relação ao Altair e modelos anteriores. O Apple I foi o primeiro a utilizar memórias DRAM, a mesma tecnologia que foi usada nas décadas seguintes.

Apesar de seu alto preço, rapidamente o Apple II se tornou o líder de mercado até o final da década de 70, pois oferecia várias ferramentas de produtividade, funcionava bem com jogos e podia ter aumento de suas capacidades por meio de oito slots para expansão.

Assim, o Apple II definiu o futuro padrão da indústria de computadores, tendo sido vendidas cerca de 1,25 milhão de unidades.

Em 1977 uma versão melhorada do protocolo UUCP por Mike Lesk, David Notiwitz e Greg Chesson foi lançada com o UNIX 7. Uma das redes que usaram o UUCP foi a Theorynet foi criada por Lawrence Landweber, Richard DeMillo e Richard Lipton na Universidade de Wisconsin. Nesse mesmo ano essa rede já possibilitava o uso de e-mail para mais de 100 pesquisadores.

Ainda em 1977, a AT&T fez grandes modificações no UNIX, tanto para uso próprio, como com finalidade comercial, e passou a lançar novas versões como o “System III" (1978) e o “System V” (1983), inclusive em hardware que não era da marca "DEC", como os computadores "Interdata 8/32" e "IBM 360", demonstrando a fácil migração para outras marcas de equipamentos.
 
Peter Weiner, um cientista de Yale e fundador da "Interactive System Corporation", conseguiu licença da AT&T para transportar e comercializar o sistema no computador "Interdata 8/32" para ambiente de automação de escritório.

Então, BBN, de Cambridge, desenvolveu o primeiro TCP para UNIX. 


Também em 1977, Dennis C. Hayes e Dale Heatherington construíram um modulador-demodulador ( modem ) convencional, que usava frequências audíveis, conectado diretamente à linha telefônica e controlado por microprocessador, portanto, para uso em computadores pequenos. Era o "pai" dos modems domésticos, que ainda são usados em muitos locais.



Vídeo: Dial-up sound 700% slower (Creepy)
http://www.youtube.com/watch?v=IF2v32xCD0Y (acessado novamente em 30/07/2011)

Hayes criou uma unidade que se conectava diretamente na entrada do telefone e que não necessitava de acopladores acústicos. Por muitos anos o barulho característico dos tones sendo carregados indicava a comunicação entre computadores.

A velocidade dos modems domésticos foi crescendo com o tempo: 300, 1200, 2400 bps. Ficaram limitados tecnologicamente a 56.000 bits por segundo, ou 56 Kbps, para as linhas convencionais, tendo sido ultrapassados pela tecnologia de banda larga.

O governo dos E.U.A. adotou o padrão de criptografia de dados da IBM, a chave para destravar mensagens codificadas, para proteger dados confidenciais dentro de suas agências.

Foi lançado o patriarca do mundo dos games o VCS/2600, depois rebatizado como 2600, da "Atari". Foi quase que um objeto de curiosidade até o lançamento do jogo "Space Invaders", em 1980.


1978 - Foi criada a primeira rede de comunicação BBS.

Em janeiro de 1978 foi fundada a empresa "D. C. Hayes Associates", em um subúrbio da cidade de Atlanta, no estado da Georgia, EUA, para a produção de modems. Logo após, D. C. Hayes lançou o Smartmodem, 300-baud.

Ainda em 1978, a "Texas Instruments" criou o Speak-and-Spell, o primeiro brinquedo educacional com voz humana digital.

Neste mesmo ano, "Apple" e "Tandy Radio Shack's" lançaram o disquete de 5 ¼", que logo transformou-se na medida padrão para computadores pessoais, especialmente após essas empresas introduzirem seus programas para este formato.



Vídeo: 80's Radio Shack Color Computer Commercial
http://www.youtube.com/watch?v=J2jRuh1bAxw (acessado novamente em 2/09:2009)
(Old commercial for Radio Shack's color computer 3.)



Vídeo: Tandy TRS-80 Model 4 Commercial from Radio Shack
http://www.youtube.com/watch?v=EkRD5s3V9aM (acessado novamente em 2/09:2009)


Surgiu a primeira feira de computadores, a Comdex.

A ARPAnet tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutação de pacotes original, "Network Control Protocol" (NCP), tornara-se inadequado, pois em alguns casos a perda de pacotes não era corrigida pelo protocolo.

Em 1° de maio de 1978 foi enviada a primeira propaganda por e-mail. Gary Thuerk, um vendedor da "DEC" (Digital Equipment Corp.) enviou uma mensagem não solicitada para 393 usuários da Arpanet, objetivando apresentar uma linha de "mainframes". Parece ter sido o primeiro spam.

Em 1978 um estudante da Universidade de Berkeley, (Califórnia) Bill Joy, distribuiu cópias do sistema operacional 1BSD - "Berkeley Software Distribution", com algumas funções adicionais. Era um UNIX rival ao da AT&T, que processou a universidade. O veredito a favor da Universidade de Berkeley só apareceu na década de 90.

Nesse período, partes do BSD foram totalmente reescritas, para não conter os códigos patenteados da AT&T,  e permitiu que as versões baseadas no System V se consolidassem no mercado corporativo e o BSD permanecesse no meio acadêmico. As variantes do BSD acabaram por incluir sistemas como FreeBSD, NetBSD, Open BSD, NeXTstep / OpenStep, DEC Ultrix, SunOS e Mac OS X.




Vídeo: A Filosofia do Unix
http://www.youtube.com/watch?v=5_EvsDPSdSM (acessado novamente em 28/09/2014) e em
http://cameraweb.ccuec.unicamp.br/video/cw37B8BDwb/ 

(Palestra de Rubens Queiroz de Almeida, oferecida como introdução ao curso à distância de programação shell (bash) -
Tempo: 01:07:02 hs ) 


1979 - Na Universidade da Carolina do Norte, Tom Truscott, Jim Ellis e Steve Bellovin criaram a Usenet ( UNIX User Network ) também utilizando o UUCP. Nessa rede as mensagens, ou artigos, estavam separados em assuntos de interesse. Cada grupo foi chamado de "Newsgroup".

Na Universidade de Essex, Richard Bartle e Roy Trubshaw lançaram o primeiro MUD, que misturava RPG, "Role Playing Game" com um canal de conversa em tempo real.

Também a partir de 1979, surgiram implementações comerciais do UNIX para servidores: Sun OS (da Sun, posteriormente renomeado para Solaris), HP/UX ( da HP), AIX (da IBM), Xenix (da Microsoft), e várias outras. Como cada empresa fazia algumas modificações, as versões ficavam um pouco diferentes entre si. Então, cada uma delas não possuía mais “o UNIX”, um sistema operacional, mas sim “um UNIX”, um tipo de sistema operacional.

Também em 1979,

A "National Science Foundation", NSF, financiou o desenvolvimento da rede CSNET para ligar departamentos da informática nas universidades não conectadas à ARPANET.

Neste mesmo ano os computadores pessoais (pcs) deixaram de ser um caro brinquedo de engenheiros para se tornar uma importante ferramenta pessoal, pois programadores como Daniel Bricklin e Robert Frankston, da Universidade Harvard, desenvolveram o VisiCalc, o primeiro programa de planilha eletrônica (semelhante ao Calc).

Paralelamente, o processador de textos Wordstar para computadores pessoais era lançado pela "Micropro" (depois denominada "Wordstar International"). E Paul Lutus criou o Apple Writer. Assim, com esses programas, os computadores pessoais começaram a ganhar funções práticas no mundo dos negócios.

Carver Mead, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e Lynn Conway, da Xerox Corporation, escreveram o manual "Introduction to VLSI Systems" (Very Large Scale Integration), que versava sobre o projeto de um chip.

Foi enviado o primeiro emoticon

Um estudante da Universidade de Berkeley, (Califórnia) Bill Joy, distribuiu cópias do sistema operacional 1BSD- "Berkeley Software Distribution", inclusive com algumas funções adicionais. Era um UNIX rival ao da AT&T, que processou a universidade. O veredito a favor da Universidade de Berkeleysó apareceu na década de 90.

Mas, nesse período, partes do BSD foram totalmente reescritas, para não conter os códigos patenteados da AT&T,  e permitiu que as versões baseadas no System V se consolidassem no mercado corporativo e o BSD permanecesse no meio acadêmico. As variantes do BSD acabaram por incluir sistemas como FreeBSD, NetBSD, Open BSD, NeXTstep/OpenStep, DEC Ultrix, SunOS e Mac OS X.

Ainda em 1979 a "Sinclair" lançou o ZX-80, baseado no NEC-780C, um clone do Z80. O equipamento, parecido com uma máquina de escrever, não era tão poderoso quanto o Apple II, mas custava apenas 99 dólares. Assim sendo, foram vendidas 100.000 unidades entre 1979 e 1981, e o ZX-80 tornou-se o computador mais popular até então.

Ele vinha com apenas 1 KB de memória RAM, combinado com 4 KBs de memória ROM que armazenavam o interpretador BASIC. Como os programas eram armazenados em fitas K7, deveria ser conectado a uma TV e também a um gravador de cassete. Já vinha com uma saída de vídeo, mas a resolução gráfica era de apenas 64x48, mesmo em modo monocromático, já que o adaptador de vídeo só tinha 386 bytes de memória. Existia também uma opção de modo texto (usada para programas em BASIC, por exemplo), com 32x24 caracteres.

Paralelamente, surgiu uma grande quantidade de clones, fabricados em vários países durante os anos 80. O processador Z80 foi muito vendido, pois, apesar de não ter sido nenhum campeão de velocidade, o Z80 era um chip barato e fácil de programar.

Versões modernizadas do Z80, produzidas com técnicas modernas de fabricação e que trabalham em frequências mais altas são usadas atualmente em todo tipo de eletrônicos, incluindo impressoras, aparelhos de fax, controladores diversos, robôs de uso industrial, brinquedos, diversos tipos de calculadoras, video-games (exemplos: Game Boy e Game Boy color), vários modelos de mp3 Players, etc...

A "Atari" lançou o Atari 800, que redefiniu as expectativas quanto ao que um computador pessoal poderia apresentar em matéria de gráficos e som. Apesar de ser mais vendido como um vídeo-game, o Atari 800 também podia ser usado com um computador relativamente poderoso, sendo adotado em laboratórios de informática de algumas universidades pois, embora originalmente viesse apenas com a entrada para os cartuchos, era possível adquirir uma unidade de disquetes e um teclado, que o transformavam num computador completo. Ele foi o antecessor do vídeo-game Atari 2600.

Sendo tanto uma máquina de jogos como um sistema de produtividade, custava US$ 999 e foi o primeiro pc com um co-processador de vídeo somado a sua CPU (com 8 bits 6502, como os usados no Apple II). Esta combinação permitiu que o Atari 800 gerasse 128 cores na tela e 256 nas versões seguintes. O sistema podia também exibir quatro objetos programáveis na tela, ao mesmo tempo, o que possibilitou o surgimento de jogos como o "Star Raiders". Além disso, tinha um chip que produzia som de qualidade superior. O aparelho vinha com quatro joysticks e 2 slots ficavam disponíveis para games em cartucho ou outros aplicativos. Não existiram muitos programas para o Atari, já que o foco eram os jogos. O principal uso do Atari como computador era desenvolver programas em BASIC.



Vídeo: Atari XL Computer With Alan alda & Typo Attack
http://www.youtube.com/watch?v=4fmh5Z2QCBI (acessado novamente em 2/09:2009)

(In 1984 alan Alda started shilling for Atari and it's computers.) 


Brasil: 1970 a 1979


Em 1971 um especialista em arquitetura de computadores, Glenn Langdon ministrou um curso na USP. Assim, em 1972, no Laboratório de Sistemas Digitais - LSD da Escola Politécnica, foi concebida como um trabalho de fim de curso, com a participação de muitos alunos e concluída em julho de 1972 a construção de um computador, documentado e com estrutura de computação clássica, que foi denominado dede "Patinho Feio".

Pesava mais de 100 quilos e tinha um metro de comprimento, um metro de altura, 80 centímetros de largura. Possuía 450 pastilhas de circuitos integrados, formando 3 mil blocos lógicos distribuídos em 45 placas de circuito impresso. A memória podia armazenar 4.096 palavras de 8 bits, ou seja, 4K.

Em 1972, a UNICAMP (Universidade de Campinas), trabalhando para a Marinha, estava iniciando a construção do primeiro grande computador do país que foi chamado de "Cisne Branco".

Em 1979 a "Sinclair" lançou a linha dos ZX-80, um equipamento pequeno e relativamente barato e do qual surgiu uma grande quantidade de clones,

No Brasil a "Microdigital" produziu os TK80 e TK82 e a "Prológica" fabricou o NE-Z80. A linha CP (200, 300, 400 e 500) da Prológica era baseada em chips Z80.





Onde encontrar mais informação

Referências Bibliográficas - Vídeos - Imagens 

Primeiros jogos digitais - Unix, Software Livre, Linux 



Fotos: Vários pcs antigos, das décadas de 70 e 80.
http://oldcomputers.net/pics.html (acessado novamente em 2/09:2009)
(Clique em cada imagem para ver mais figuras e informações.)

Texto interessante

TextoMeu primeiro computador pessoal - Julio Daio Borges
http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=1911 ou
int-dai1.htm (acessado novamente em 2/09:2009)



| Início | 1500-1799 | 1800-1899 | 1900-1939 | 1940-1949 | 1950-1959 |

| 1960-1969 | 1970-1979 | 1980-1989 | 1990-1999 | 2000-2009 | 2010-... |


| Gerações | História da informática e da Internet no Brasil |

| História: Primeiros jogos digitais | História: Unix, Software Livre, Linux |

Onde encontrar mais informação

Referências Bibliográficas - Vídeos - Imagens




Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
segue as regras da FDL (Free Documentation Licence),
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui. Agradeço antecipadamente.

Deseja enviar essa página?

Se você usa um programa de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para abrir o programa.
Preencha o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo, clique aqui para saber mais).

Enviar página

Se você usa webmail copie o endereço abaixo

http://www.ufpa.br/dicasnet1/int-h197.htm

Acesse a página do seu provedor. Abra uma nova mensagem.
Cole o endereço no campo de texto.
Preencha o endereço do destinatário.
E também pode acrescentar o que quiser.

Última alteração: 28 jun 2015