1952 - Aparentemente, nesse ano surgiu o primeiro
jogo: 0X0, escrito por Alexander S. Douglas e
deve ter sido executado no computador EDSAC.
Vídeo: OXO http://www.youtube.com/watch?v=vCTRWD3DFsA
(acessado novamente em 3/09/2009)
(Gameplay of what is considered to be the first vídeo game ever:
OXO, a version of Noughts and Crosses for the early EDSAC computer
built at the University of Cambridge...)
1958 - Um vídeo jogo foi criado pelo
físico William Higinbotham.
Era um jogo de tênis simples, mostrado em um osciloscópio
e processado por um computador analógico. Note-se que o
objetivo do programador, ao criar o jogo, tinha sido simplesmente
chamar a atenção do público, que visitava as instalações do
"Brookhaven National Laboratories", para verificar o poderio nuclear
dos E.U.A.
Mais tarde, o cientista aperfeiçoou o jogo, que recebeu o nome de
"Tennis Programming", adaptando-o para ser mostrado em um monitor de
15 polegadas. Mas o projeto, conhecido também como "Tennis for Two",
jamais foi patenteado.
Assim, por muitos anos, William Higinbotham, como seus colegas do
projeto "Manhattan", ficou mais registrado na história por
ter contribuído para a invenção da bomba atômica do que para um dos
primeiros vídeo games.
Vídeo: Tennis For Two - The second ever computer game http://www.youtube.com/watch?v=s2E9iSQfGdg
(acessado novamente em 3/09/2009)
(Way back in 1958, William Higinbotham invented Tennis For Two to
liven up visitor day at Brookhaven National Laboratory, his
workplace...)
1961 - Em 30 de julho, os estudantes do MIT, Stephen
Russell, Peter Samson, Dan Edwards, Martin
Graetz, Alan Kotok, Steve Piner e Robert
A. Saunders, desenvolveram o "SpaceWar!", na
linguagem Assembly, inspirados nos livros de ficção científica de E.
E. "Doc" Smith. No jogo, 2 jogadores deveriam controlar suas
naves em um ambiente escuro, e tentar abater o adversário.
Diferentemente do "Tennis for Two",
inventado em 1958, o SpaceWar! foi realmente inventado para ser
jogado. Assim, é considerado o primeiro jogo interativo de
computador, tendo inspirado os futuros vídeo games.
Novamente, o objetivo dos programadores, tinha sido chamar a atenção
do público, que visitava as instalações do MIT só para ver a
maravilha tecnológica. Mas, como o computador DEC PDP-1
era uma peça sem maiores atrativos para o público leigo, resolveram
criar o joguinho, utilizando conceitos de física real, como
aceleração e gravidade, tentando estimular os visitantes a ingressar
no mundo da informática.
O DEC PDP-1, construído por Olsen, e utilizado até então
para executar cálculos em geral, tornara-se também uma máquina capaz
de entreter as pessoas, e atraiu mais visitantes para conhecer o
computador. Os alunos jogavam "Spacewar!" e "Rato no labirinto"
usando um joystick e uma caneta ótica.
Vídeo: Spacewar! (MIT 1962) http://www.youtube.com/watch?v=Rmvb4Hktv7U
(acessado novamente em 02/09/2009)
(Designed on a PDP-1 at MIT by Steve Russell, this is the first
fully
interactive vídeo game.) - acessado em 22/06/2008
Vídeo: 1963 DEC - PDP 1 computer, enabling computer games http://br.youtube.com/watch?v=tyDZjEcCgaI
(acessado novamente em 02/09/2009)
(1963 DEC - PDP 1 computer. DEC - Digital Equipment Corporation. PDP
- Programmable Data Processor (marketing name avoiding the word
computer to get government purchase approval.)
1968 - Ralph Baer, nascido na Alemanha
Oriental e radicado nos EUA, após fugir da Alemanha nazista, criou
uma máquina que rodava jogos eletrônicos, utilizando uma TV. Custava
pouco e podia ser usada por qualquer pessoa que quisesse se
divertir. Na "Sanders Associates" surgiu, em 1967, o primeiro esboço
de sua ideia, o "chasing game", um rudimentar jogo de "Ping Pong".
Baer patenteou e apresentou em 1968 o protótipo do vídeo game,
chamado de "Brown Box", que rodava jogos de futebol, voleibol e de
tiro.
(Forty years ago today, the first vídeo game on a television set was
played by these two men. Two years later, they would be recorded
demonstrating their famous Ping-Pong game on the "brown box"
console, which later became the basis of Atari's Pong.)
1972 - Nolan Bushnell fundou a empresa "Atari".
Após ter ligado um microprocessador ao seu aparelho de televisão
inventou o Pong (um jogo de ping-pong eletrônico, o
primeiro vídeo-game comercial), juntamente com Ted Dabney
e Larry Bryan em Sunnyvale, Califórnia, em 1972.
1973 - Steve Colley escreveu o jogo "Maze
War" entre 1972-1973 no "Imlac PDS-1" no centro de pesquisas
da NASA na Califórnia. Foi o primeiro jogo em três dimensões (3D)
que usou avatares representando os jogadores e que podia
ser jogado em rede.
Vídeo: Maze
War on Xerox Alto http://www.youtube.com/watch?v=7chDIySXK2Q
(acessado novamente em 2/09:2009)
( Maze War was the first networked, 3D multi-user first
person shooter game. Maze War first brought us the concept of online
players as eyeball "avatars" chasing each other around in a maze. )
- acessado em 22/06/2008
1977- Foi lançado o patriarca do mundo dos games o
VCS/2600, depois rebatizado como 2600, da "Atari". Mas foi quase que
um objeto de curiosidade até o lançamento do jogo "Space Invaders",
em 1980.
1979 - A "Sinclair" lançou o ZX-80,
baseado no NEC-780C, um clone do Z80. O equipamento, parecido com uma
máquina de escrever, não era tão poderoso quanto o Apple
II, mas custava apenas 99 dólares. Assim sendo, foram vendidas
100.000 unidades entre 1979 e 1981, e o ZX-80 tornou-se o computador
mais popular até então.
Ele vinha com apenas 1 KB de memória RAM, combinado com
4 KBs de
memória ROM que armazenavam o interpretador BASIC. Como os programas
eram armazenados em fitas K7, deveria ser
conectado a uma TV e também a um gravador de cassete. Já
vinha com uma saída de vídeo, mas a resolução gráfica era de apenas
64x48, mesmo em modo monocromático, já que o adaptador de vídeo só
tinha 386 bytes de memória. Existia também uma opção de modo texto
(usada para programas em BASIC, por exemplo), com 32x24 caracteres.
Paralelamente, surgiu uma grande quantidade de clones, fabricados em
vários países durante os anos 80. O processador Z80 foi
muito vendido, pois, apesar de não ter sido nenhum campeão de
velocidade, o Z80 era um chip barato e fácil de programar.
Versões modernizadas do Z80, produzidas com técnicas mais modernas
de fabricação e que trabalham em frequências mais altas são usadas
atualmente em todo tipo de eletrônicos, incluindo impressoras,
aparelhos de fax, controladores diversos, robôs de uso industrial,
brinquedos, diversos tipos de calculadoras, vídeo games (exemplos:
Game Boy e Game Boy color), vários modelos de mp3 Players, etc...
No Brasil a "Microdigital" produziu os TK80 e TK82
e a "Prológica" fabricou o NE-Z80. A linha CP
(200, 300, 400 e 500) da Prológica era baseada em chips Z80.
A "Atari" lançou o Atari 800, que redefiniu as
expectativas quanto ao que um computador pessoal poderia apresentar
em matéria de gráficos e som. Apesar de ser mais vendido como um
vídeo-game, o Atari 800 também podia ser usado com um computador
relativamente poderoso, sendo adotado em laboratórios de informática
de algumas universidades pois, embora originalmente viesse apenas
com a entrada para os cartuchos, era possível adquirir uma unidade
de disquetes e um teclado,
que o transformavam num computador completo. Ele foi o antecessor do
vídeo-game Atari 2600.
Sendo tanto uma máquina de jogos como um sistema de produtividade,
custava US$ 999 e foi o primeiro pc com um co-processador
de vídeo somado a sua CPU (com 8 bits 6502, como os usados no Apple
II). Esta combinação permitiu que o Atari 800 gerasse 128 cores
na tela e 256 nas versões seguintes. O sistema podia
também exibir quatro objetos programáveis na tela, ao mesmo tempo, o
que possibilitou o surgimento de jogos como o "Star Raiders". Além
disso, tinha um chip que produzia som de qualidade superior. O
aparelho vinha com 4 joysticks e 2 slots ficavam disponíveis para
games em cartucho ou outros aplicativos. Não existiram muitos
programas para o Atari, já que o foco eram os jogos. O principal uso
do Atari como computador era desenvolver programas em BASIC.
Vídeo: Atari XL Computer With Alan Alda & Typo Attack http://www.youtube.com/watch?v=4fmh5Z2QCBI
(acessado novamente em 2/09:2009)
(In 1984 Alan Alda started shilling for Atari and it's computers.)
1980 - Em 22 de maio, foi lançado o "Pac-man", um jogo eletrônico que não era baseado no estilo "shoot-em-ups" (tiro-neles), mas sem armas, objetivando especialmente usuárias meninas.
Foi criado por Tohru Iwatani, um autodidata, sem qualquer treinamento formal em informática, artes visuais ou design gráfico. para a empresa Namco.
Tornou-se um dos jogos mais populares, tendo versões para vários consoles e continuações e foi o primeiro jogo de vídeo que originou um"merchandising" massivo, provocando grande venda de camisetas, casacos, calças, copos de café, pelúcias, lençóis, cereais, jogos-de-tabuleiro, livros, toalhas e outros artigos.
O jogador é uma cabeça redonda com uma boca grande, que se abre e fecha, inspirado em uma pizza sem um pedaço, e em um personagem popular do Japão, chamado Paku, famoso por comer muitas coisas. Era posicionado em um labirinto repleto de pastilhas e onde há quatro fantasmas que o perseguiam. O objetivo é comer todas as pastilhas sem ser alcançado pelos fantasmas. Tudo isso gerou o apelido come-come.
Inicialmente recebeu o nome de Puck-Man. Entretanto, os jogadores raspavam a letra P, transformando-a em F, fazendo um trocadilho com uma palavra inglesa obscena. Por isso o nome foi alterado para Pac-Man.
Atualmente existem versões em 3 dimensões e outras em estilo "adventure".
Vídeo:
Pac-Man for the Atari 2600 http://www.youtube.com/watch?v=HL2p2ANFlQ4
(acessado em 22/05/2010)
(This is Pac-Man for the Atari 2600. Many video game historians blame
this game for the Video Game Crash of 1983.)
1985 - Até esse ano todos os jogos tinham como meta
exterminar aliens, correr em labirintos ou espancar criminosos,
necessitando apenas de agilidade no joystick e tempo livre, mas
quase nenhum raciocínio. Então, Alexey Pajitnov desenvolveu
o Tetris, um dos primeiros jogos que de fato aguçam a
inteligência, além de divertir.
Vídeo: Tetris(Original GB) http://www.youtube.com/watch?v=CmQifT37Y3w
(acessado novamente em 24/01/2011)
(The gameplay of Tetris for the Original game boy. Created by Bullet
proof & Nintendo.
NOTE: Sorry that i play Tetris for 5 minutes & i got carried
away & i almost forgot to stop the recording of the game.)
Steve Case, a partir da empresa "Control vídeo", que
oferecia um serviço online chamado "Gameline" para o vídeo game
Atari 2700, em que os assinantes faziam um download temporário de
jogos e podiam manter estatísticas de pontuação, lançou uma espécie
de mega-BBS para computadores "Comodore" 64 e 128, originalmente
chamado de Quantum Link Services ("Q-Link").
Resumo : História dos Jogos
O vídeo a seguir mostra um resumo da história dos jogos, inclusive
após1985, mas concentrando-se em jogos "Arcade".
Vídeo: History of Gaming http://www.youtube.com/watch?v=5-Gdl5tj2Hs
(acessado novamente em 24/01/2011)
This is a university vídeo project made by "Game Design"-students
from munich.
Done in a single-shot fashion...well almost single shot =)
The film covers different eras of the vídeo game history.
Took us a week to organise the various props (controllers, monitors.
lighting, camera, etc.), two whole days to film and several days of
postproduction. It isn't perfect, but hopefully fun to watch
nevertheless ,)
Games:
Tennis for Two, Oscilloscope, 1958
Pacman, Arcade, 1980
Donkey Kong, NES, 1986
Sonic the Hedgehog, Sega Mega Drive/Genesis, 1991
Street Fighter II. SNES, 1991
Super Mario 64, Nintendo 64, 1996
Final Fantasy VII, Sony Playstation, 1997
Need for Speed: Hot Pursiut 2, Sony Playstation 2, 2002
Ecco the Dolphin, Sega Dreamcast, 2000
Super Smash Bros. Melee, Nintendo Game Cube, 2001
Wii Sports Golf, Nintendo Wii, 2006
God of War III, Sony Playstation 3, 2010
Rock Band, XBox 360, 2008 ...
O seguinte vídeo é focalizado em jogos FPS (First Person
Shooter), resumindo 30 anos de história:
Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima
Conti,
segue as regras da FDL (Free Documentation Licence),
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por
internet,
computadores e programas, estando em permanente construção.
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