pcdicas
Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels


Glossário: Computador - Internet


| A | B | C | D | E | F | G | H | I | J-K | L | M | N-O | P-Q | R | S | T | U | V | W-X | Y-Z |


Termos importantes sobre computadores e Internet





Scanner - Equipamento ótico utilizado nos processos de digitalização de textos e imagens. (topo)

Search Engine - Mecanismo de Busca, em inglês. Apoia a pesquisa, na internet, de servidores com páginas associadas a um determinado tema ou que incluam determinadas palavras. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

Senha - "Password". Código de acesso a um determinado serviço ou rede. (topo)

Servidor - No modelo cliente-servidor é o programa responsável pelo atendimento a determinado serviço solicitado por um cliente. Serviços como WWW, archie, Gopher, WAIS são providos por servidores. Também é o computador que provê recursos para outros computadores da rede, tais como armazenamento de dados, impressão e acesso dial-up. (topo)

Shareware - Programa criado por autor independente. Pode ser utilizado com liberdade por qualquer pessoa, durante um certo período, antes de ser adquirido. Na maioria das vezes, esses programas exibem, de tempos em tempos, uma mensagem avisando que ele deve ser registrado, pagando-se uma taxa ao seu criador. Outros tipos de shareware tem tempo de vida limitado. Depois de expirado o limite de teste, só funcionam com uma senha, obtida junto ao autor do programa mediante o pagamento de uma taxa de registro. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

Shell - É o interpretador de comandos no sistema UNIX. É a principal ligação entre o usuário, os programas e o kernel, pois é o programa responsável pela interpretação das instruções do usuário e seus programas ao sistema operacional (o kernel). Executa comandos lidos do dispositivo de entrada padrão (teclado) ou de um arquivo executável.Controla o terminal, tanto na entrada como na saída. Dentre os mais conhecidos tipos de Shell pode-se citar: bash, sh, rsh, csh e ksh.

Interpretador de comandos padrão de
- DOS: command.com
- Linux: bash
- Unix: ksh e sh (AIX,HPUX) (topo)

Sistema de arquivos - Qualquer tipo de "dado" é armazenado dentro de arquivos. Mas, para gravar dados (em um HD, por exemplo) deve-se ter um sistema de arquivos.

Esse sistema determina como arquivos podem ser gravados, copiados, alterados, nomeados, apagados e, também, a quantidade de espaço que cada arquivo ocupará nas diferentes mídias de armazenamento em um computador.

Portanto, a manipulação de dados em quaquer tipo de mídia depende de sistema de arquivos. Se não houver uma estrutura de armazenamento e manipulação é impossível gravar dados.http://www.forumpcs.com.br/coluna.php?b=23699

Entretanto, o modo como os arquivos são armazenados e manipulados dentro do sistema varia de acordo com o sistema operacional, como se pode ver na seguinte tabela:


Sistema operacional Sistemas de arquivos suportados
DOS FAT16
FreeBSD, OpenBSD UFS (Unix File System)
IBM AIX JFS (Journaled File System)
Linux Ext2, Ext3, ReiserFS, Linux Swap(, FAT16, FAT32, NTFS)
MacOS HFS (Hierarchical File System), MFS (Macintosh File System)
OS/2 HPFS (High Performance File System)
SGI IRIX XFS
Sun Solaris UFS (Unix File System)
Windows 95 FAT16
Windows 95, OSR2 FAT16, FAT32
Windows 98 FAT16, FAT32
Windows NT4 FAT, NTFS (versão 4)
Windows 2000/XP FAT, FAT16, FAT32, NTFS (versões 4 e 5)

Agumas características de alguns sistemas de arquivos:

EXT2 = "Second Extended File System" (Segunda versão do sistema de arquivos). É do Linux. Comporta volumes com capacidade de até 4,0 terabytes.

EXT3 = "Third Extended File System". É uma modificação do sistema de arquivos EXT2 que possibilitaou comportar a tecnologia "Journaling" (Paginação para memória).

FAT = "File Allocation Table" (Tabela de Alocação de Arquivos). Ou FAT16. Surgiu em 1977, para funcionar com a primeira versão do DOS.

Quando se grava um arquivo, o FAT divide a área do disco em blocos, chamados clusters. Um arquivo pode ocupar muitos blocos, que não precisam estar em sequência, podendo ocupar em várias posições diferentes. Assim é preciso Daí a necessidade de uma tabela para indicar cada bloco.

É um mapa de utilização do disco rígido no sistema DOS/Windows. Mantém um registro da localização dos dados mantidos em disco e que comporta um sistema de arquivos com capacidade de até 2,0 gigabytes. Existe também a FAT32, implementada a partir da versão OSR2 do Windows 95, que aumenta a capacidade do sistema de arquivos para até 2,0 terabytes.

NTFS = "New Technology File System". É do Windows ( NT, 2000, XP e Server 2003). (topo)


Sistema Operacional (SO) - É o principal conjunto de programas do computador, responsável pelo controle do equipamento.

Gerencia o uso dos dispositivos (memória, drivers), dos outros programas (como os editores de texto, planilhas de cálculo) e, também, dos periféricos (impressora, scanner, discos). (topo)

É a ponte entre a pessoa que usa o computador e todos os equipamentos. Faz com que o usuário não veja o computador como um conjunto de peças, mas como uma máquina para armazenamento de diferentes tipos de dados. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

Sistema Operacional 32 ou 64 bts - os computadores mais modernos tem processadores que suportam 64 bits.

Entretanto, como saber se o sistema operacional instalado é de 32 bits ou 64 bits?

No caso dos sistemas Linux, abrir o terminal, e digitar:

uname –m

Se aparecer i686, o sistema é de 32-bits
Se surgir x86_64, eé um sistema operacional de 64-bits

Se desejar informações mais detalhadas, é possível utilizar o comando

uname –a

que também informa sobre o Kernel e a arquitetura do processador

Um sistema de 32 bits aparece, por exemplo, assim:

Linux pc04 2.6.38-11-generic #48-Ubuntu SMP Fri Jul 29 19:05:14 UTC 2011 i686 i686 i386 GNU/Linux. (topo)


Sistema Proprietário - Programa ou Equipamento que pode ser usado apenas com determinadas marcas ou modelos.

Site - Endereço na Internet, ou seja, um servidor, onde está hospedada uma ou mais páginas de hipertexto. É utilizado para visualizar o conteúdo dessa página. (Vários "sites" iniciam com http://www). (topo)

Software Livre - Aplicativo cujo código-fonte é de domínio público. Em geral é gratuito, havendo exceções.
(Se desejar mais detalhes clique em:  Software Livre - Ubuntu - Linux ) (topo)

Software Pirata - Cópia não autorizada de um um programa ou de um sistema operacional. Seu uso é ilegal. (topo)

Spam - é o ato de enviar mensagens não solicitadas a vários destinatários. Normalmente, o conteúdo dessas mensagens é comercial ou, então, "alarmante". (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

Streaming - é a tecnologia que permite que o arquivo possa ser interpretado à medida em que é feito o download, ou seja, não é preciso que todo o arquivo seja todo copiado para iniciar a reprodução. Se a ligação de rede é feita por banda larga a velocidade de transmissão da informação é alta, gerando a sensação de que o áudio e o vídeo são transmitidos em tempo real. Permitiu novos negócios na Internet, como o vídeo sob demanda ("video on demand"). (topo)

Switch - É o nó central de uma rede em estrela. Tem como função o chaveamento (ou comutação) entre as estações que desejam se comunicar. (topo)



TCP/IP - "Transmission Control Protocol / Internet Protocol". É o protocolo de comunicação padrão para inter-redes abertas, permitindo conectar diferentes redes de pacotes. É um conjunto de protocolos utilizados na Internet que garante a chegada de um conteúdo ao seu destino. Foi idealizado por Vinton Cerf e Robert Kahn da ARPA, que publicaram "A Protocol for Packet Network Interconection", definindo o protocolo de rede TCP/iP.

O protocolo tem duas partes:

- o IP, Internet Protocol, ou Protocolo de Internet, é um número identificador, atribuído à cada computador, quando conectado à Internet, único no mundo.

Um endereço IP é um valor numérico usado para encaminhar os pacotes para uma certa conexão na Internet. É um número de 32 bits, escrito normalmente de uma forma decimal com 4 números de 8 bits (0 a 254) separados por pontos, por exemplo, 200.17.50.36 = www.ufpa.br).

- o TCP, Transmission Control Protocol, ou Protocolo de Controle de Transmissão, que possibilita a programas que estão em diferentes computadores trocar informações. Assim, o TCP usa o IP como meio de comunicação. (topo)

Telnet - É um dos serviços da Internet que permite o acesso à distância. Ou seja, é uma conexão entre um computador e o servidor. Funciona exclusivamente por teclado, sem gráficos (figuras), isto é, só permitre aplicações em modo texto. (topo)

Transistor - Pequeno dispositivo semicondutor utilizado para controlar o fluxo de eletricidade em um equipamento eletrônico. Substituiu as válvulas termiônicas em rádio, televisão e computadores. O termo transistor vem de "transfer resistor", resistor de transferência, cuja função principal é amplificar e chavear os sinais elétricos.

Um transistor é composto basicamente por três filamentos, chamados de base, emissor e coletor. O emissor é o polo positivo, o coletor o polo negativo, e a base controla o estado do transístor, que pode estar ligado, se houver corrente elétrica entre o emissor e o coletor; ou desligado, quando não há carga elétrica na base. Quanto é aplicada uma certa tensão na base, o circuito é fechado e é estabelecida a corrente entre o emissor e o receptor.

Em 16 de dezembro de 1947 surgiu o primeiro protótipo que continha um pequeno bloco de germânio e três filamentos de ouro. Um filamento era o polo positivo, o outro o polo negativo, e o terceiro tinha a função de controle. Nada acontecia se houvesse apenas uma carga elétrica no polo positivo, pois o germânio atuava como um isolante, bloqueando a corrente. Mas, quando uma certa tensão elétrica era aplicada usando o filamento de controle, a carga elétrica passava a fluir para o polo negativo.

O transistor não possui partes móveis e gasta muito menos eletricidade e é muito mais rápido que uma válvula. Assim, durante a década de 50, o transístor foi aperfeiçoado e passou a dominar a indústria, substituindo as válvulas. Os modelos foram diminuindo de tamanho e de preço e tornando-se mais rápidos. A substituição do germânio pelo silício permitiu miniaturizar ainda mais os transístores e baixar seu custo de produção. Parecidos com os atuais, os primeiros transístores de junção foram produzidos partir de 1960 pela "Crystalonics", decretaram o final da era das válvulas.

É importante lembrar que germânio e silício pertencem ao grupo dos semicondutores. Ou seja, materiais que não se enquadram nem no grupo dos condutores nem dos isolantes pois, de acordo com a circunstância, podem atuar como os primeiros ou como os últimos.

Seus desenvolvedores, William Bradford Shockley, Walter Houser Brattain e John Bardeen, ganharam o prêmio Nobel de Física em 1956. (topo)



Unix - Sistema operacional pequeno, multitarefa e multiusuário, comumente utilizado em servidores de grande disponibilidade de serviços ou em missões críticas em redes de computadores, pois suporta grande variedade de arquiteturas de hardware, tanto em 32 como em 64 BITs, isto é, poderia ser instalado em qualquer computador, qualquer que fosse a sua marca.

As diferentes distribuições linux são provenientes de um sistema UNIX-like , criado por Linus Torvalds, para funcionar em computadores pessoais, de mesa, como os AT-386, de uso comum na época.

Atualmente há vários sistemas nele baseados:
- proprietários e fechados: AIX da IBM, HP-UX da Hewllet-Packard,
- abertos e gratuitos: FreeBSD, OpenBSD, dentre muitos outros.

Unix-Like - são as várias versões e personalizações dos sistemas Unix ou Linux, desenvolvidas por empresas ou entusiastas do sistema. Podem ser chamadas de "sabores Unix".

Upload - Exportar, Copiar, transferir arquivos do seu computador para outro computador (que pode estar próximo ou até no outro lado do mundo). É o contrário do download. (topo)

URI - "Uniform Resource Identifier". É um endereço, uma "string", usado para identificar recursos na web como páginas, serviços, arquivos (textos, imagens, músicas), caixas de e-mail, notícias...

Existe um grande número de formas de endereçamento, sendo que o URL (Universal Resource Locator) e o URN (Universal Resource Name) são tipos de URIs. Alguns exemplos de URI: 1. ftp://, 2. gopher://, 3. http://, 4. mailto:xxxxxx@, 5. news:, 6. telnet://

Cada URI consiste de: 1. O esquema ou protocolo de nomenclatura do mecanismo usado para acessar o recurso, 2. O nome do computador hospedeiro do recurso e 3. O nome do próprio recurso, fixado como um nome-de-caminho. (topo)

URL - "Uniform Resource Locator". É um número, único no planeta, que identifica um objeto na Internet (como uma página, um arquivo ou um grupo de discussão. Ex: http://www.ufpa.br. É o código de localização universal de um objeto na Internet. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

USB - "Universal Serial Bus". Tipo de conexão entre o computador e periféricos que apresenta maior velocidade de transmissão de dados e facilidade de instalação e que pode ser feita com o computador em funcionamento. Essas portas também atuam como fonte de energia para o periférico. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

Usenet - A Usenet era dividida em várias partes chamadas newsgroup. Parecia-se com um mural onde se divulga mensagens que são repassada para outros computadores no mundo todo. Esta informação ficava disponível por um determinado tempo, sendo que para acessá-la o usuário deveria acessar o newsgroup em que a mensagem tinha sido postada. (topo)

Utilitário - Programa que desempenha função de auxílio para o usuário. Exemplos: limpeza e organização do disco rígido, antivírus, compactador. (topo)



Válvula - Thomas Edison, inventor da lâmpada elétrica, percebeu que ao ligar a lâmpada ao polo positivo de uma bateria e uma placa metálica ao polo negativo, era possível medir uma certa corrente fluindo do filamento da lâmpada até chapa metálica, mesmo que não existisse contato entre eles. Esse é o efeito termoiônico, o princípio de funcionamento das válvulas. Assim, uma válvula funciona baseada no fluxo de elétrons no vácuo.

As válvulas foram usadas para criar os primeiros computadores eletrônicos, na década de 40, sendo mais rápidas que os relês. Atingiam frequências de alguns megahertz. Foram muito usadas em rádios. Mas esquentavam demais, consumiam muita eletricidade e se queimavam com facilidade. Assim, na construção de um computador, que usava milhares delas, seu uso gerava muitos problemas e tornava o equipamento extremamente caro. (topo)

Vírus - Um vírus de computador é um programa ou instrução de máquina que objetiva prejudicar o próprio usuário ou terceiros. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

VoIP - Voz sobre IP. Transmissão de chamadas telefônicas pela internet, utilizando redes baseadas em pacotes, ao invés da rede de telefonia comutada. (topo)

Vulnerabilidade - é definida como uma falha no projeto ou implementação de um programa ou sistema operacional, que quando explorada por um atacante, resulta na violação da segurança de um computador. (topo)



Web - World Wide Web (rede de alcance mundial" também chamada de Web ou WWW) é um sistema de documentos em hipermídia que são interligados e executados na Internet. Os documentos podem estar na forma de vídeos, sons, hipertextos e figuras. Para visualizar a informação, pode-se usar um programa chamado de navegador, como o Firefox para descarregar informações (chamadas "documentos" ou "páginas") de servidores web e mostrá-los na tela do internauta. O usuário pode então seguir os links na página para outros documentos ou enviar informações de volta para o servidor, interagindo com ele. O ato de seguir hiperligações é comumente chamado de "navegar" ou "surfar" na Web. (topo)

Web site - Domínio, endereço de um servidor web. Nome principal do endereço www de uma entidade registrada na internet. (topo)

Wi-Fi - “Wireless fidelity”. Tecnologia utilizada para a criação de redes sem fio para comunicação em alta velocidade e que permite a criação de aplicações para uso em equipamentos móveis como notebooks. (topo)

Wireless - Redes sem-fio. (topo)

Wireless USB
- Padrão de conexão sem fios. Promete substituir o uso de cabos USB na ligação entre computadores e periféricos. Tem taxa de transferência de 480 megabits por segundo e alcance de até três metros. (topo)

WorldWideWeb - Primeiro navegador e editor da linguagem HTML WYSIWYG, uma codificação das páginas visualizáveis na Internet. Foi lançado em 26 de fevereiro de 1991, por Tim Berners-Lee. Depois foi renomeado como Nexus para evitar confusões com o nome World Wide Web, também criada pelo mesmo autor. Foi o primeiro programa criado que não usava só o protocolo de transferência de arquivos (FTP) mas também o protocolo de transferência de hipertextos, também criado por Berners-Lee em 1989. Na época o WorldWideWeb era, portanto,a única maneira de visualizar a Internet. (topo)

WWW
- Abreviação do inglês World Wide Web, rede de computadores de alcance mundial. É a parte gráfica da Internet, que possibilita acesso simultâneo a imagens, animações, sons e textos. Sua maior característica é a possibilidade de navegação através dos "links". É um dos serviços básicos da Internet. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)



Zigbee - Padrão para transmissão de dados sem fio para a automação de tarefas domésticas. Usa equipamentos de baixo consumo de energia na troca de dados. (topo)

Zip - É o formato de arquivos criados por programas de compressão/descompressão (como o Iceows), quando este foi usado para comprimir o tamanho de um arquivo de qualquer tipo (programa, texto, som, imagem). Também era o nome dado para um drive de disquetes especiais com capacidade de 100 MBs ou mais, que podia ser colocado dentro ou fora do gabinete do computador. (topo) 

Outras informações

Há glossários, muito mais completos, em vários "sites":

http://members.xoom.com/pinei/

http://odissey.mcanet.com.br/glossario.html

http://www.ctv.es/USERS/alberfon/glossar.htm

http://www.dicionario.com.br/cgi-bin/dic.pl

http://www.ideologica.com.br/dicas/

http://www.terra.com.br/estiloweb/glossario/




Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
segue as regras da FDL (Free Documentation Licence),
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui.

Agradeço antecipadamente.

Deseja enviar essa página?

Se você usa um programa de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para abrir o programa.
Preencha o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo, clique aqui para saber mais).

Enviar página

Se você usa webmail copie o endereço abaixo

http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-glo5.htm

Acesse a página do seu provedor. Abra uma nova mensagem.
Cole o endereço no campo de texto.
Preencha o endereço do destinatário.
E também pode acrescentar o que quiser.

Última alteração: 17 nov 2013