Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels

História da informática e da Internet: 1950-1959


| 1950 | 1951 | 1952 | 1953 | 1954 | 1955 | 1956 | 1957 | 1958 | 1959 |


| ARPA | chip | computador PDP | computador UNIVAC | Douglas, A. S. |

| Higinbotham, W. | Hooper, G. | Kilby, J. S, C. | Kirsch, R. | Noyce, R. | sputnik | telefone móvel |

| Brasil: 1950 a 1959 |



1950 - Na década de 1950, ao desenhar o computador Mark III, Howard H. Aiken desenvolveu um modo para traduzir em códigos numéricos os comandos em notação matemática preparados por um programador.

Maurice V. Wilkes, usou o Assembler (linguagem simbólica Assembly) no EDSAC, na Universidade de Cambridge.

Ainda nesse ano a "Remington-Rand" adquiriu a "Eckert-Mauchly Computer Corp".

Por essa época, Grace Hopper transformou-se em uma pioneira no processamento de dados, criando o primeiro compilador,

Trata-se de um programa que possibilita transformar o código de um programa, escrito em uma linguagem de programação, como C, Cliper, Python.., em linguagem de máquina, gerando o código binário o qual efetivamente pode ser executado pelo computador. 

Entre 1945 e 1951, Jay Forrester e Kenneth Olsen no MIT ("Instituto de Tecnologia de Massachusetts"), construíram o WhirlWind (do inglês, redemoinho). A entrada de dados era feita a partir de fitas perfuradas e a saída em monitor de vídeo CRT e/ou na "flexowriter", semelhante a uma máquina de escrever. Foi o primeiro computador a processar informações em tempo real.


1951 - Em 14 de junho foi entregue ao "U.S. Census Bureau" o primeiro computador produzido comercialmente, para uso civil e fabricado em série, o UNIVAC I ("UNIVersal Automatic Computer") encomendado pelo Censo dos Estados Unidos e desenvolvido pela "Remington Rand", sob a liderança de J. Presper Eckert e John W. Mauchly.





Foto: UNIVAC-I Foto: Console do operador

A máquina usava programa armazenado e um compilador, que transforma o código escrito em uma linguagem de programação em código fonte, que pode ser executado pelo computador.

Ocupava 32,5 metros quadrados do escritório e pesava pouco mais de 7,2 toneladas. Era acompanhado de um equipamento para impressão chamado UNIPRINTER, que consumia 14.000 W de energia.

Trabalhava com caracteres alfanuméricos e tinha periféricos operacionalmente independentes. Era programado ajustando-se cerca de 6.000 chaves e conectando-se cabos a um painel. O UNIVAC possuía uma freqüência de “clock” de 2,25 Mhz e podia calcular números de dez dígitos, com uma velocidade de 100.000 cálculos por segundo,

A unidade de fita UNISERVO, a  primeira unidade de fita para um computador vendido comercialmente, foi o principal dispositivo de entrada e saída de daos no computador. Utilizava uma fita de metal, com 13 mm de largura, feita de uma liga níquel-bronze de fósforo (denominado Vicalloy) e tinha 1200 metros de comprimento.Permitia gravar na velocidade de 40.000 dígitos binários por segundo.

O UNIVAC I tinha 5.000 tubos de vácuo e era capaz de realizar até 1.905 operações por segundo e seu preço chegou a US$1 milhão. Tinha um teclado que era usado para controlar o console. A saída de dados era feita via linhas de impressão como uso da máquina de escrever para maior rapidez.

Foram vendidas 46 unidades do UNIVAC Modelo I, que foi o primeiro computador que armazenava programas e estava disponível comercialmente.  


1952 - Nesse mesmo ano, a "International Business Machines" (IBM) informou, em 29 de abril, que havia construído o IBM 701, seu primeiro computador com programa armazenado, que utilizava fita plástica, mais rápida que a metálica do UNIVAC. Até então, todas as máquinas utilizavam cartões perfurados. O IBM 701 foi o primeiro computador que usou o conceito de memória, dispositivo que armazena internamente os dados processados.

O computador só começou a ser comercializado no ano seguinte, quando a nova máquina saiu do "IBM Poughkeepsie Laboratory" e foi formalmente apresentada ao público em 7 de abril de 1953 como "IBM 701 Electronic Data Processing Machine". Foi o primeiro computador científico disponível comercialmente sendo que foram vendidas 19 unidades em 3 anos.

Ainda em 1952, a "RCA" desenvolveu o Bizmac, com memória com núcleo de ferro e um cilindro magnético que suportava a primeira base de dados.

Apenas uma hora depois que a votação havia terminado o UNIVAC I predisse que o candidato Eisenhower ganharia a eleição para presidente por 7% dos votos.

Aparentemente, em 1952 surgiu o primeiro jogo: 0X0, escrito por Alexander S. Douglas e deve ter sido executado no computador EDSAC.



Vídeo: OXO
http://www.youtube.com/watch?v=vCTRWD3DFsA (acessado novamente em 3/09/2009)
(Gameplay of what is considered to be the first video game ever: OXO, a version of Noughts and Crosses for the early EDSAC computer built at the University of Cambridge...) 



1953 - Jay Forrester, do MIT, construiu uma memória magnética menor e bem mais rápida, que substituía as que usavam válvulas eletrônicas.

Na Universidade do estado de Wayne nos E.U.A. a "Burroughs Corporation" instalou o Universal Digital Electronic Computer (UDEC).

A "Remington-Rand" criou a primeira impressora de alta velocidade para o UNIVAC.

O primeiro dispositivo de fita adesiva magnética, o IBM 726, foi introduzido com uma densidade de 100 caracteres por polegadas e velocidade de polegadas por segundo.

A partir de 1953, com computadores maiores e memórias maiores, era anti-econômica a programação artesanal. Começou-se a experimentar a programação automática.

Surgiram outros modelos: o IBM 704, com capacidade para armazenar 8.192 palavras de 36 bits. Na Inglaterra surgiram o MADAM, Manchester Automatic Digital Machine, o SEC, Simple Electronic Computer, e o APEC, All-Purpose Electronic Computer. 


1954 - Gordon Teal, da "Texas Instruments", descobriu um meio de fabricar o transistor de cristal isolado de silício, a um custo baixo.

Entre 1954 e 1957 foi desenvolvido o primeiro compilador da linguagem de programação FORTRAN - "Formula Translator" - para o computador IBM 704, por uma equipe chefiada por John W. Backus na IBM.

Harlan Herrick executou o primeiro programa em FORTRAN bem sucedido. O FORTRAN foi a primeira linguagem de programação imperativa e permitia ao computador executar tarefas repetidas a partir de um conjunto de instruções. Depois, o FORTRAN foi padronizado mundialmente e deixou de ser uma linguagem proprietária.

Em 9 de fevereiro, o Lyons Electronic Office (LEO), o primeiro computador comercial, tornou-se operacional, calculando a folha de pagamento dos 1.700 membros da equipe. O LEO foi empregado numa empresa inglesa de alimentos, a primeira a usar um computador nos negócios.

Ainda em 1954, a "RCA" apresentou o primeiro modelo de TV colorida para ser vendido para usuários domésticos, a CT100, que custava cerca de 1.000 dólares.


Vídeo: RCA color tv set from 1956 with NBC logo
http://www.youtube.com/watch?v=8Y69WLDz9OU (acessado novamente em 3/09/2009)
(This video shows a RCA color tv set, the 21-CT-7855U, made in 1956, with a metal cone color picture tube. The tv set is fully restored and after more than half a century still in working condition. The tv set displays the NBC "peacock" color presentation logo of the 1960's.) 



1955
- O TRADIC, o primeiro computador totalmente transistorizado, foi anunciado pelos laboratórios AT&T Bell e criado para a Força Aérea Americana. Possuía cerca de 800 transistores ao invés dos antigos tubos de vácuo, o que permitia trabalhar com menos de 100 Watts de consumo de energia. Com os transistores, os computadores tornaram-se mais rápidos leves e econômicos.

A "Remington-Rand" fundiu-se com a "Sperry Gyroscope" formando a "Sperry-Rand".

Em 1955, William Shockley decidiu sair da "Bell Labs" e fundou a "Shockley Semiconductor" em Palo Alto, na Califórnia. Depois, em 1957, um grupo de engenheiros saiu da Shockley e fundaram a "Fairchild Semiconductor". Entre eles estavam Robert Noyce e Gordon Earl Moore que, depois, fundariam a Intel.



1956 - Um computador transistorizado, o TX-O ("Transistorized Experimental Computer"), foi completado no "Laboratório Lincoln" do "Massachusetts Institute of Technology" (MIT), onde os pesquisadores também começaram a testar a entrada de dados por meio de teclados nos computadores.

Ainda 1956 a IBM produziu o computador 305 RAMAC, Random Access Method of Accounting and Control ( ou método de acesso aleatório para contabilidade e controle).

Foi o primeiro computador a incluir uma unidade fixa de disco rígido, o 350 Disk Storage, um disco magnético com uma cabeça de leitura móvel. A unidade de disco poderia armazenar até cerca de 4,4 MB de dados. não sendo possível retirá-la. Contava com 50 discos magnéticos que rodavam com velocidade de 1,2 mil RPM, pesava quase uma tonelada e tinha dimensões em torno de 1,5 m de comprimento, 1,7 m de largura e 0,7 m de altura.

Ainda em 1956,

A "Burroughs" adquiriu a "Electrodata" e o computador Datatron, que se transformou no Burroughs 205.

A "Ericsson" lançou o primeiro celular, chamado de Ericsson MTA- Mobilie Telephony A. O aparelho pesava mais de 40 quilos, mas era móvel e podia ser instalado no porta malas de um automóvel.

O custo de produção do Ericsson MTA era muito elevado na época e isso dificultou a sua popularização.

Também em 1956 o acrônimo "inteligência artificial" foi inventado por John McCarthy.  


1957 -
Em 4 de outubro, a não mais existente URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) lançou o foguete Sputnik, (viajante, em russo), o primeiro objeto fabricado pelo homem a orbitar a Terra, ou seja, o primeiro satélite artificial terrestre, iniciando a corrida espacial com os Estados Unidos, como parte da disputa tecnológica conhecida como "Guerra Fria".

O Sputnik 1 era uma esfera de alumínio com menos de 50 cm de diâmetro e 83 quilos, com quatro antenas e dois transmissores de rádio, que transmitiam ininterruptamente sinais de rádio para a Terra. Foi lançado por um foguete R7, o antepassado do Soyuz. O lançamento marcou o início da era da exploração espacial.





Foto: Sputnik 1
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/be/Sputnik_asm.jpg/640px-Sputnik_asm.jpg (acessado novamente em 23/09/2014)

Descrição: 50th Anniversary of Sputnik: Traveling Companion
http://antwrp.gsfc.nasa.gov/apod/ap071004.html (acessado novamente em 3/09/2009)

"...Sputnik means "traveling companion". Despite the innocuous sounding name, the launch of planet Earth's first artificial moon, Sputnik 1, by the Soviet Union on October 4, 1957, changed the world and set in motion events which resulted in the creation of NASA and the race to the Moon. Sputnik 1 was a 184 pound, 22 inch diameter sphere with four whip antennas connected to battery powered transmitters. The transmitters broadcast a continuous "beeping" signal to an astounded earthbound audience for 23 days. A short month later, on November 3, the Soviet Union followed this success by launching a dog into orbit aboard Sputnik 2..."


O satélite levou instrumentos para medir a temperatura e a densidade da alta atmosfera. Enviou esses dados por 21 dias, até que suas baterias se esgotaram. Depois de passar 96 dias em órbita, o Sputnik 1 reentrou na atmosfera e incendiou-se, devido ao atrito provocado pelo ar.

Como resposta, em 31 de janeiro de 1958, os Estados Unidos lançaram o Explorer 1 (primeiro satélite estadunidense). Também foi fundada a empresa "Advanced Research Projects Agency" (Agência de Projetos e Pesquisas Avançadas - ARPA), no Departamento de Defesa, para conectar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano. (A ARPA mudou o seu nome para "Defense Advanced Research Projects Agency" (DARPA) em 1971, depois novamente para ARPA em 1993 e finalmente para DARPA em 1996).

Essa rede foi totalmente financiada pelo governo dos E.U.A. e objetivava desenvolver uma rede de comunicação que não os deixassem vulneráveis, caso houvesse algum ataque soviético ao Pentágono. A rede usava um backbone que passava por baixo da terra, e ligava os militares e pesquisadores sem ter um centro definido ou uma rota única para as informações, tornando-se quase indestrutível.

Ainda em 1957:

A "Control Data Corporation" foi fundada por William C. Norris e um grupo de engenheiros da Sperry-Rand.

Também foi lançado pela "NCR Corporation" o NCR 304, o primeiro computador comercial totalmente construído com componentes de estado sólido (transistores).

Russell Kirsch obteve a primeira imagem digital em 1957, no Standards Eastern Automatic Computer (SEAC), o primeiro computador capaz de digitalizar imagens.

A figura foi feita a partir de uma foto de seu filho, Walden, então com três meses. Era uma imagem em preto e branco, de baixa resolução, com apenas 5 X 5 cm, 176 pixels, e foi feita no "National Bureau of Standards" (NBS, agora chamado "National Institute of Standards and Technology", NIST).

Juntamente com alguns colegas, Kirsch criou o primeiro scanner com tambor rotativo.

A pergunta “O que aconteceria se os computadores pudessem olhar para as imagens?” fora respondida e, assim, imagens de satélite , tomografias, códigos de barras e editoração eletrônica ficaram possíveis.

Em 2003, os editores da revista "Life" escolheram a foto do filho de Kirsch como uma das “100 fotografias que mudaram o mundo”.

Ainda em 1957 o engenheiro Kenneth Olsen fundou a "Digital Equipment Corporation" (DEC) que, em 1961, lançou no mercado o PDP-1 (Programmed Data Processor 1) que tinha 4096 palavras de 18bits e clock de 200KHz.

A capacidade de processamento do PDP-1 era a metade do poder computacional do IBM 7090, que era o computador mais rápido do mundo naquela época e custava alguns milhões de dólares. Entretanto, o preço do PDP-1 era muito menor, na ordem de milhares de dólares. Assim, a DEC vendeu dezenas dessas máquinas, dando origem à indústria dos minicomputadores. Foi a primeira máquina que ficou conhecida como minicomputador. 


1958
- Jack St. Clair Kilby (1923-2005) desenvolveu um dos primeiros circuitos integrados, contendo 5 componentes em uma peça de germânio com meia polegada de comprimento e fina como um palito de dente. Esse circuito se constituía de um transístor, três resistores e um capacitor, implementando um oscilador simples, colocados sobre uma base de silício (um material semicondutor), de dimensões reduzidas chamado chip, capaz de realizar operações em nanosegundos.

A partir desse momento, ficou clara a possibilidade de criação de circuitos mais complexos. Os transistores deixaram de ser vistos como substitutos das válvulas e passaram a ser encarados como dispositivos que possibilitam a criação de circuitos complexos, integrados.

Em 1959, Kilby e a "Texas Instrument" abriram o pedido de patente, meses antes do co-fundador da "Intel", Robert Noyce, também pleiteara a patente pelo sistema, enquanto trabalhava para a "Fairchild Semiconductor".

Assim, Kilby e Noyce, trabalhando separadamente, agregaram em um único cristal semicondutor - uma lâmina de germânio foi utilizada por Kilby e outra de silício, foi usada por Noyce - todos os dispositivos necessários para o funcionamento de um equipamento eletrônico (transistores, resistores, capacitores e circuitos). A "Fairchild Semiconductor", em 1961, iniciou primeiramente a sua comercialização.

Posteriormente, dezenas de milhares de transistores foram integrados em um chip de alguns milímetros quadrados, dando origem aos circuitos integrados microminiaturizados, o que permitiu o surgimento de minicomputadores, ou seja, computadores poderosos que poderiam caber em cima de uma escrivaninha. A IBM foi a primeira a lançar modelos com a nova tecnologia já na década de 60.

É importante notar que os circuitos integrados representam outro grande salto em direção ao barateamento, à miniaturização e à rapidez de processamento.

Também em 1958, um videojogo foi criado pelo físico William Higinbotham. É considerado o primeiro jogo criado para ser jogado em computadores.

Era um jogo de tênis simples, mostrado em um osciloscópio e processado por um computador analógico. Note-se que o objetivo do programador ao criar o jogo tinha sido simplesmente chamar a atenção do público, que visitava as instalações do "Brookhaven National Laboratories", para verificar o poderio nuclear dos E.U.A.

Mais tarde, o cientista aperfeiçoou o jogo, que recebeu o nome de "Tennis Programming", adaptando-o para ser mostrado em um monitor de 15 polegadas. Mas o projeto, conhecido também como "Tennis for Two", jamais foi patenteado.

Assim, por muitos anos, Higinbotham, como seus colegas do projeto "Manhattan", ficou mais registrado na história por ter contribuído para a invenção da bomba atômica do que para um dos primeiros videogames.


Vídeo: Tennis For Two - The second ever computer game
http://www.youtube.com/watch?v=s2E9iSQfGdg (acessado novamente em 3/09/2009)
(Way back in 1958, William Higinbotham invented Tennis For Two to liven up visitor day at Brookhaven National Laboratory, his workplace...) 


Nessa mesma época, foi lançado o primeiro computador transistorizado, com 16 bits, o IBM TX-0, Transistorized eXperimental Computer 0). Era relativamente pequeno, rápido, tinha um bom monitor de vídeo, possuía dispositivo de saída sonora e até uma caneta ótica.

Também em 1958 a linguagem ALGOL, primeiramente chamada de IAL, "International Algebraic Language" foi apresentada em Zurique.

No mesmo ano, Seymour Roger Cray construiu o primeiro computador totalmente transistorizado para a "Control Data Corporation", o CDC 1604.

Em 1º de outubro foi criada a NASA, a agência espacial americana



Por essa época começou a segunda geração dos computadores.  
Para melhor entender esse período foram estabelecidas gerações na história do computador.
As características principais de cada fase encontram-se aqui. 



1959 - A "Control Data Corporation" entregou o monitor de controle de tráfego aéreo para uso no rastreamento de aeronaves.

Ainda em 1959, uma equipe liderada por vários fabricantes de computadores e o Pentágono, desenvolveu outra linguagem voltada para o uso em programação, o COBOL, "COmmon Business Oriented Language" (Linguagem Orientada aos Negócios). Essa foi a primeira linguagem de alto nível capaz de fechar um balanço contábil, voltada para uso em sistemas comerciais, financeiros e administrativos para empresas e governos, que exigissem tratamento de números, com precisão e arredondamento.

O COBOL foi baseado em duas linguagens: a FLOW-MATIC, proposta por Grace Hopper e a COMTRAN inventada por Robert W. Bemer da "IBM". 


Brasil: 1950 a 1959


Em 1957 o Brasil comprou seu primeiro grande computador. O governo do estado de São Paulo comprou um mainframe Univac-120, da “Burroughs”, empresa que, depois, se transformaria na “Unisys”.
O equipamento tinha 60 bytes de memória RAM, e era utilizado para calcular quanta água se gastava no Estado.




| Início | 1500-1799 | 1800-1899 | 1900-1939 | 1940-1949 | 1950-1959 |

| 1960-1969 | 1970-1979 | 1980-1989 | 1990-1999 | 2000-2009 | 2010-... |


| Gerações | História da informática e da Internet no Brasil |

| História: Primeiros jogos digitais | História: Unix, Software Livre, Linux |

Onde encontrar mais informação

Referências Bibliográficas - Vídeos - Imagens



Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
segue as regras da FDL (Free Documentation Licence),
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui. Agradeço antecipadamente.

Deseja enviar essa página?

Se você usa um programa de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para abrir o programa.
Preencha o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo, clique aqui para saber mais).

Enviar página

Se você usa webmail copie o endereço abaixo

http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h195.htm

Acesse a página do seu provedor. Abra uma nova mensagem.
Cole o endereço no campo de texto.
Preencha o endereço do destinatário.
E também pode acrescentar o que quiser.

Última alteração: 23 abr 2015