Programas
Para
visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels
Função e tipos
Tudo que um computador faz
é
instruído a partir de programas.
Um programa
(em inglês,
software) é uma sequência
de instruções específicas
que descrevem uma tarefa a ser realizada por
um computador, na
manipulação,
redirecionamento ou modificação
de dados, de maneira lógica.
Ess termo é utilizado tanto para o código
fonte, escrito em alguma linguagem de
programação, como para o arquivo que
contém a forma executável deste
código fonte.
Há diversas linguagens que permitem
criar essa
sequência de instruções, sendo
que
algumas são compiladas
e outras são
interpretadas.
As primeiras, após ser compilado o código fonte,
transformam-se em software, isto é,
programas executáveis.
Portanto, programas são
arquivos
que contém comandos para a máquina, tendo, em
geral,
formato
exe,
com ou bat no sistema
operacional Windows.
Evidentemente, os programas
não são infalíveis e, mesmo depois de
repetidamente
testados, podem apresentar erros que, comumente,
chamados de bugs.
Esses erros
deverão
ser eliminados
por meio de pequenos
programas complementares
ou
em novas
versões,
em que terão novos recursos, e/ou serão mais
adequadas ao hardware,
podendo
explorar
melhor as possibilidades do sistema operacional.
Atualmente a maioria dos
programas possui uma interface
gráfica
amigável,
ou seja,
uma tela com ícones clicáveis que dão
acesso
às funções do sistema.
Portanto, o
usuário
não precisa conhecer a linguagem do computador para
executar os
comandos, basta clicar sobre o comando escolhido, na forma de uma
palavra
ou de uma figura, ou digitar uma combinação
específica
de teclas, para que o programa envie uma mensagem para o processador
causando
a execução de uma certa tarefa.
Se quiser saber mais sobre as diferentes formas de
adquirir um
programa
clique em:
| Adware
| Demo
| Freeware
| Gratuito
| Nagware
| Software
livre e Open Source
|
| "Proprietário"
|
Shareware
| Software
Livre | Trial
| Outros |
Programas - função
Para que
o computador execute as diferentes funções que
esperamos dele é necessário
instalar programas
específicos.
Pode-se dividir os programas em grupos:
Softwares
básicos e
programas de sistema,
Softwares
aplicativos e
PlugIns e AddOns.
| Atualização
automática | Aplicativos
| BIOS | Boot
|
| PlugIns
e AddOns
| Sistema
operacional
| Spyware | Utilitários |
Softwares básicos e programas de sistema
BIOS
É o Sistema Básico
de
Entrada/Saída ("Basic Input/OutputSystem")
é
o sistema de
ativação de
entradas
e saídas, ou seja, é o programa básico
do computador,
encarregado de ativar seus recursos como processador, placa de
vídeo, unidades de disco (disco
rígido, CD, disquete,
pendrive)
mouse,
teclado,
monitor,
memória.
Portanto, o BIOS inicializa todos os dispositivos
básicos do sistema e, logo a seguir entrega o
comando ao sistema
operacional.
O BIOS é gravado em memória
ROM pois, logo que se liga o
computador o
microprocessador ainda não pode dispor
de seus recursos básicos, assim o BIOS é gravado
em
memória permanente e programado em código
de máquina, de modo a inicializar o computador,
sem depender de qualquer outro programa.
Para manter as configurações
da BIOS, uma bateria
de níquel-cádmio ou de lítio
é
usada.
Portanto, mesmo com o computador desligado, o relógio e as
configurações de hardware são mantidos
ativos. Assim, ao ligar o computador o BIOS executa o auto teste
inicial do sistema.
Boot - a inicialização do sistema
A palavra "boot", (em
inglês = botina) é aplicada ao procedimento de
inicialização do sistema
operacional, pois há um ditado nos E.U.A."Rising
oneself up pulling
their own bootstraps" que significa levantar-se puxando para cima os
cordões das próprias botinas. Ou
seja, alguém que consegue realizar uma
tarefa muito difícil sozinho, sem qualquer ajuda externa.
O computador
executa ação semelhante ao ser ligado:
por si mesmo aciona seus
circuitos, testa cada um deles, carrega o sistema operacional e se
põe
à disposição do
usuário, sem ajuda externa.
Na mesma memória ROM onde o BIOS fica armazenado,
também estão mais
dois programas: o Setup e o POST. O Setup é um programa de
configuração
do BIOS, que permite configurar parâmetros como
ordem de boot, tamanho
dos discos instalados...
A seguir o POST ("Power
On Self Test")
faz um autoteste de partida, ou seja executa uma
série de testes sempre que se liga o
sistema, inclusive o teste de contagem de
memória. Se tudo estiver em ordem, o
sistema operacional é carregado. E, só
então, são carregados
os drivers e programas auxiliares. (Os drivers
são extensões do
sistema operacional que se destinam a controlar equipamentos e placas).
Depois que os recursos
básicos
foram ativados pelo BIOS e testados pelo POST o computador fica com o
microprocessador
disponível
para receber instruções e executá-las.
Com o sistema
operacional carregado o computador
está pronto para
executar
os comandos e também os outros programas.
Sistema Operacional
O sistema operacional (S.O.) é uma
espécie de
base sobre a qual são executados
diversos programas utilizados por um
computador. Em português europeu
é denominado sistema operativo.
É o intermediário, a
interface entre o hardware e o software,
ou seja, entre os componentes físicos do
computador com os programas. Essa é
uma perspectiva do usuário ou do programador
(visão
"top-down" - de cima para baixo).
Já em uma perspectiva de baixo para
cima (visão "bottom-up") é um
gerenciador de recursos,
ou seja, controla quando e quais recursos (memória, disco,
periféricos) podem ser utilizados. E quais
aplicações
(processos) podem ser executadas.
Na prática, o sistema operacional consiste de uma
série de programas gravados no
disco
rígido
que são carregados na memória (ou seja,
são
levados
à memória
RAM) e são executados ( "rodam"
) assim que o
computador
é ligado.
Portanto, logo que o sistema operacional entra em
funcionamento
é feito um ajuste e,
também, a verificação
de todos os
periféricos
existentes. Então, o sistema fica esperando
comandos do usuário.
Ao emitir um comando desencadeia-se a
execução
de tarefas bem determinadas (exemplos: ler a tecla pressionada
no teclado,
gravar na memória de vídeo o código de
um
caracter,
transferir um arquivo de uma mídia externa (por exemplo: um
disquete, um CD ou de um pendrive) para a memória principal,
apagar
um byte gravado na
memória etc.)
O S.O. é uma plataforma sobre a qual
se pode executar
vários tipos de programas, como aplicativos e jogos.
Assim, um sistema operacional é
utilizado para operar e gerenciar a ação dos
outros
programas
e coordená-los com a atividade do equipamento, inclusive os
periféricos
(teclado, monitor, mouse, impressora ...).
Portanto, é o
S.O. que recebe as ordens do usuário,
traduzindo-as
para uma linguagem compreensível pelo computador. Ele
também
traduz, em uma linguagem mais acessível, a resposta da
máquina
aos comandos do usuário. Ou seja, o sistema operacional pode
ser
considerado um intérprete entre o
usuário e o
computador, além de ser um gerenciador das atividades
realizadas
pela máquina.
Atualmente são
usadas interfaces
gráficas, ou seja,
na tela do
sistema aparecem
imagens (ícones) que, quando clicadas,
dão acesso a funções de
programas
instalados
e do sistema, por meio do teclado ou de simples
cliques
de mouse.
Portanto, a função de um
S.O. é controlar todos os equipamentos
instalados
na máquina, permitindo que se possa executar as tarefas
básicas
de um computador, por meio da ativação de
elementos na
tela,
tais como: ícones, opções de menus,
janelas,
opções
em janelas etc.
Alguns exemplos
de
sistema operacional são:
Linux
(em suas várias distribuições:
Debian, Conectiva, Mandrake, Red Hat, Kurumin, Ubuntu
, SUSE, ...), OS/2, Windows (versões 95, 98,
ME, 2000, XP, Vista), DOS, etc.
Processamento e classificação
Se considerarmos o processamento, pode-se classificar
os computadores de acordo com:
1. Quantidade de processos simultâneos
Monotarefa:
pode executar
apenas um processo em cada vez. Exemplo: DOS.
Multitarefa:
diversos
processos de utilizador (tarefas) são carregados
em memória além do S.O. Nesse caso,
o compartilhamento de
tempo no processador é distribuído.
Assim, como o computador trabalha muito rapidamente, o
usuário tem a impressão que vários
processos
estão sendo executados simultaneamente. Mas um dos
processos ocupa o processador enquanto os
outros ficam enfileirados, aguardando a sua vez. Exemplos:
OS/2, Windows,
Linux,
FreeBSD e o Mac OS X.
Multiprocessamento:
o S.O. distribui as tarefas entre dois ou mais processadores.
Multiprogramação:
o S.O. mantém o
processador sempre ocupado, dividindo o
tempo de processamento entre diversos processos.
2. Arquitetura
Tanenbaum (1999) classificou os computadores de acordo com
seu projeto ( ou arquitetura):
Kernel
monolítico ou monobloco: Há um
único processo sendo executado em uma
memória
protegida (espaço do kernel) executando as principais
funções. Exemplo: Linux,
OS/2, FreeBSD, Windows.
Microkernel ou modelo
cliente-servidor: Funções
mínimas,
como comunicação e gerenciamento de
processos são controladas no núcleo. Outras
funções, como sistemas de arquivos e
gerenciamento de
memória, são executadas no espaço do
usuário como serviços; as
aplicações
(programas) são os clientes. Exemplo:
GNU
Hurd, Mach.
Sistema em camadas:
Há níveis de privilégio de prioridade
de execução dos processos, definidos por camadas.
Exemplo: Multics.
Monitor de
máquinas virtuais: fornece uma
abstração do hardware para vários
sistemas
operacionais. Exemplo: VM/370, VMware,
Xen.
Nomenclatura
Alguns nomes são utilizados
para dar ênfase a programas úteis.
Utilitários
são
programas que atuam sobre o sistema operacional para melhorar
o desempenho dos mesmos ou lhes incluir novos recursos, ou seja,
ampliam
os recursos do sistema facilitando o uso e auxiliando a
manutenção
de programas. Administram o ambiente oferecendo possibilitando que o
usuário
organize os discos, verifique a memória, corrija falhas,
etc.
Exemplos: Formatadores; Programas de backup; Compactadores,
Desfragmentadores,
Antivírus, Editores de texto, etc.
Softwares
aplicativos
O sistema operacional
pode ser comparado com um palco, em que
os aplicativos, que são os
atores,
atuam.
São esses programas que executam as
funções desejadas
pelo usuário. Sem eles o sistema
operacional não passa de um conjunto de drivers
e bibliotecas, sem qualquer utilidade prática.
Portanto, os aplicativos são
programas
específicos
para resolver diferentes tarefas par o usuário, como:
acessar a internet, enviar e resceber mensagens, criar e editar textos,
planilhas e apresentações etc...
Os aplicativos
são
criados e comercializados por empresas especializadas, que os
desenvolvem
especificamente para um determinado sistema
operacional, por exemplo,
há um BrOffice.org
para Linux e outro BrOffice.org
para
Windows.
Os
aplicativos podem ter utilização:
- geral:
são
programas que tem vários tipos de finalidades. Exemplos:
editores
de texto, como o Writer;
gráficos e planilhas, como o Calc,
apresentação,
como
o Impress;
navegadores, como o Firefox,
e a suíte
Mozilla e gerenciadores de banco de dados
etc...
Vários desses programas, gratuitos ou ad-wares
são
comentados aqui.
(Na página que se abrir procure o programa
desejado).
- específica:
destinam-se exclusivamente a uma única finalidade. Exemplos:
folhas
de pagamento, crediário, imposto de renda, cadastro, contas
a
pagar e receber, etc.
PlugIns e AddOns
Os plugIns
são programas que funcionam anexados a
outros
programas. Suas características tornam possível
visualizar
vários tipos de arquivos (geralmente de
multimídia como
os
formatos de vídeo: Avi, Mov,
Mpeg,
Flash, de som:
mp3, midi,
apresentações
multimedia).
São
muito comuns
aqueles
que são anexados aos navegadores (como o Firefox,
suíte
Mozilla, Netscape, Internet
Explorer, Opera etc). Aliás alguns plugIns
já
vêm
incorporados
com o
navegador.
Assim, quando se acessa um endereço da Internet
(htttp://...) e
não é possível visualizar ou escutar
alguns dos
ítems
ali expostos, certamente, está faltando instalar algum
plugin,
para
visualizar corretamente o conteúdo da página.
Eis alguns
plugIns muito
usados e suas funções:
Exemplo:
"Streaming"
é
uma tecnologia que possibilita a compressão de arquivos de
vídeo
ou de áudio, de modo que eles possam ser visualizados ou
ouvidos
enquanto vão sendo copiados, não necessitando que
o
download
do arquivo se complete para iniciar a sua
execução. Os
Plug-ins
necessários podem ser o Real Player, o VivoActive, o VDO
Live, o
Crescendo, etc.
Um AddOn
é um programa que adiciona novas
funções a um
navegador.
Exemplo: o navegador Firefox
admite várias extensões
(pequenos programas que lhe dão mais recursos).
Atualização automática
Evidentemente a Internet tornou-se o meio mais eficiente e
rápido para
efetuar atualizações de
versões de qualquer documento eletrônico baseado
em arquivos,
como sistema operacional,
antivírus,
navegador,
textos,
planilhas, apresentações etc...
Devido à necessidade de manter esses arquivos
sempre atualizados, surgiram
ferramentas que fazem a atualização (update)
de
modo automático e frequente, facilitando a
vida do usuário, que não precisa se
lembrar de fazê-las e nem de comandar o processo.
Assim, a atualização automática
é feita por um programa instalado
no
computador do usuário, que
deve estar conectado à Internet para que esse software possa
conectar-se a
um servidor que contenha um repositório dos novos arquivos.
Entretanto, a atualização de arquivos
é uma tarefa que exige um controle de versões,
pois nada pode ser atualizado com versões
anteriores
ou incompatíveis. Um outro problema é a
segurança, pois esses arquivos podem
percorrer grandes distâncias e ficar
vulneráveis a ataques de vírus, que
podem alterá-los para propagar programas mal
intencionados.
Programas como o Mozilla Firefox, e suas extensões,
o Mozilla Thunderbird,
o BrOffice.org,
já trazem recursos de atualização
automática.
Spyware
Muitos proprietários
dos direitos de programas
inserem "banners" comerciais para ganhar
dinheiro com a publicidade. Eles podem disparar uma
série de pop-ups e mensagens indesejadas, deixando a
máquina cada vez mais lenta. Assim, Adware ("Advertising
Supported
Software") é uma
aplicação que submete
o usuário à publicidade não
solicitada.
Também podem fazer
surgir barras no navegador sem sua
autorização, páginas de busca que
você não escolheu, janelas de sites que abrem
sozinhas, alterar a página inicial do navegador, e
causar lentidão e/ou travamento
do navegador.
Nesses programas, que
exibem propagandas nas telas dos computadores,
é
comum
que banners clicáveis fiquem piscando até que se
compre
algo. Ao clicar um deles, o usuário é levado para
uma
certa oferta e pode ou não comprar algum produto ou
serviço.
Para
efetivar a compra, deverá informar seu nome,
endereço,
telefone,
e-mail
e/ou outros dados pessoais.
Spyware é um programa que recolhe essas
informações sobre o usuário,
sobre seus costumes na Internet e transmite esta
informação a uma
terceira pessoa, ou empresa que as comercializam, sem
o conhecimento e autorização da
primeira.
Isso ocorre com
frequência. Apesar
de ser uma prática extremamente anti-ética,
é
considerada legal.
Outra
preocupação é que muitos
vírus transportam spywares, que objetivam roubar
certos dados confidenciais dos usuários. Podem roubar logins
bancários,
montar e enviar históricos sobre as
atividades do usuário, roubar certos
arquivos ou outros documentos pessoais.
Assim,
em muitos
programas freewares
e sharewares
são
embutidos, além dos banners pulicitários,
programinhas
que
se encarregam de coletar e enviar as informações
desejadas
a terceiros. Note-se que um Adware pode se
constituir em um Spyware,
pois, por
exemplo, falsários utilizam tais programas para roubar
senhas e
dados
pessoais.
Aureate, TimeSink, Comet Cursor, Cydoor, Web3000 e outros
são
exemplos desses aplicativos "phone home",
programas que
depois de instalados, se conectam
à alguém ou à empresa que os criou,
invadindo
a privacidade do usuário.
Note-se que adwares nem sempre são necessariamente
maliciosos.
Mas o seu funcionamento é o principal problema. Por exemplo:
- Vários usam nomes aleatórios para
dificultar sua remoção.
- Outros não incluem uma entrada funcional no
"Adicionar/Remover Programas" do painel de controle do Windows, o que
faz com que sua
identificação seja difícil e
a sua remoção complicada.
Mas, ao contrário dos spywares, adwares não
possuem
qualquer uso a não ser suportar os programas instalados no
computador.
Assim, spyware é o nome de programas
de computador
que
recolhem informação pessoal do
internauta sem o seu
consentimento. O
software se auto-instala sem aviso
prévio, portanto, sem que o usuário sequer saiba
que
será
instalado em sua máquina. Depois, se auto executa sempre que
o
usuário se conecta à web,
monitorando, capturando e enviando dados sobre os hábitos de
navegação para terceiros, ou seja, para
servidores onde
os dados são
armazenados para fins criminosos ou comerciais, sem
autorização.
Mesmo se tiver apenas objetivos comerciais ou publicitários
o spyware é maléfico: quando as
informações
são utilizadas para esses fins, o volume de e-mails
recebidos em
forma de spam
(envio de informações não
solicitadas) cresce vertiginosamente.
Os
"spywares" chegam ao computador por meio de vírus, ou de
arquivos
contidos em e-mail ou por download de
jogos e de outros
programas como GetRight, Gozilla, KaZaa, Grokster. É
imporante notar que se o
spyware for removido alguns desses
programas
podem não funcionar mais.
Há outro problema: esse tipo de programa pode deixar o
computador mais lento, travar
sistemas e lotar a tela com propaganda indesejada.
Programas como o Spybot
e o Adware
auxiliam na remoção de spywares.
Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima
Conti,
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por
internet,
segue as regras da FDL (Free Documentation Licence),
computadores e programas, estando em permanente
construção.
Sugestões
e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui.
Agradeço
antecipadamente.
Deseja
enviar
essa página?
Se
você usa um programa de correio eletrônico
devidamente configurado e tem
um
e-mail
pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para
abrir o programa.
Preencha
o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se
não der certo, clique aqui
para saber mais).
Enviar
página
Se você usa webmail
copie o endereço abaixo
http://www.cultura.ufpa.br/dicas/progra/protipos.htm
Acesse a página do seu provedor. Abra uma nova mensagem.
Cole o endereço no campo de texto.
Preencha o endereço do destinatário.
E também pode acrescentar o que quiser.
Última
alteração: 17 abr 2010