pcdicas
Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels


Glossário: Computador - Internet


| A | B | C | D | E | F | G | H | I | J-K | L | M | N-O | P-Q | R | S | T | U | V | W-X | Y-Z |


Termos importantes sobre computadores e Internet




Memória RAM - Memória transitória. Funciona somente quando o computador está ligado. Quanto mais memória o pc tiver, mais programas e arquivos podem ser abertos simultaneamente. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

Micro ATX
- (ou BabyATX) - Placa Mãe com dimensões reduzidas, medindo aproximadamente 24,38 cm por 24,38 cm (ou 9,60 por 9,60 polegadas), ou seja, o tamanho de uma placa mãe AT. Têm pouca possibilidade de expansão devido ao número limitado de slots. Uma placa Micro ATX só possui espaço para 1 slot AGP e 3 slots PCI, ou 4 PCI e nenhum AGP e, muitas vezes, somente 1 slot PCI. (topo)

Modem - Equipamento que efetua a conexão entre o computador e a linha telefônica. Transforma os sinais telefônicos, analógicos, em sinais digitais e conecta a porta serial do computador, digital, com a linha telefônica, analógica. A palavra é uma abreviatura da junção de "modulator" com "demodulator" (Modulador e demodulador). A velocidade de conexão é referida em mil bits por segundo (bps). (topo)

Monitor - Periférico usado para apresentar informações geradas pelo computador, podendo ser de dois tipos: raios catódicos ou LCD. Lembra um aparelho de TV. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

Mouse - É um dispositivo que orienta uma seta na tela do computador, permitindo apontar para identificar ações, como se fosse uma extensão da mão. Foi inventado em 1963 por Douglas Engelbart. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

Multimídia - Integração de voz, dados, imagens e vídeo num suporte comum de comunicação. (topo)



Navegação
- Ato de conectar-se a diferentes computadores da rede distribuídos pelo planeta todo, usando um programa navegador (ou browser), para acessar a parte gráfica da Internet. (topo)

Navegador - É um programa que interpreta códigos HTML, que permite visualizar a parte gráfica da Internet, ou seja, para ver arquivos que podem conter imagens, figuras, animações e sons. Também é usado em redes internas ou para visualizar arquivos do próprio computador.

A partir do "Enquire" de Tim Bernes-Lee, surgiu o Mosaic, desenvolvido pelo NCSA. Em 1994 a Netscape lançou o Navigator, que reinaria na Internet até o surgimento do Internet Explorer, da Microsoft, em 1996. Atualmente Há vários navegadores com código aberto muito ágeis como o Firefox e o Konqueror. Outros navegadores: Netscape, Internet Explorer, Ópera, Safari. Ver "browser". (topo)

Newsgroup - Fórum ou grupo de discussão formado por pessoas com interesse comum e que se comunicam por e-mail. (topo)

Notebook - Computador portátil que traz como principal característica a integração e miniaturização da maior parte dos componentes, tornando-o leve e de pequenas dimensões. (topo)



OCR - "Optical Character Recognition". Programa utilizado para reconhecer textos existentes em documentos digitalizados, tornando a informação disponível para ser utilizada, por exemplo, em editores de texto como o BrOffice.org Writer. (topo)



PC - do inglês Personal Computer. Computador pessoal. Desktop. (topo)

PCMCIA
- Porta de comunicação que utiliza uma tecnologia de cartões para acrescentar ou conectar notebooks a outros equipamentos como modem, expansão de memória, rede, entre outros. (topo)

PDF - Portable Document Format. Formato de arquivo que pode ser lido em diferentes plataformas (Ex: Linux, Windows, Mac), preservando a diagramação, a fonte e o tamanho. (Se desejar mais informações sobre arquivos PDF clicar aqui. (topo)

Peer-to-peer (P2P) - conexão de dois ou mais computadores e outros dispositivos de rede sem necessidade de servidores. É estabelecida uma espécie de rede virtual de computadores, em que cada estação de uma mesma rede possui capacidades e responsabilidades equivalentes, sem necessidade de passar por um computador central. Em dialeto tecnológico é a computação distribuída.

Assim, uma rede P2P difere da arquitetura cliente/servidor, no qual alguns computadores são dedicados a servirem dados a outros. Redes completamente descentralizadas já foram usadas anteriormente em aplicações de propósito específico, como a Usenet (1979) e a FidoNet (1984).

Entretanto, questões de desempenho induzem a uma centralização parcial das atividades em peers de maior capacidade. Portanto, aplicações Peer-to-Peer “puras” são incomuns e muitos programas usam uma arquitetura híbrida, utilizando alguns elementos centralizadores na execução de tarefas cujo desempenho é crítico e deixando para os computadores dos usuários apenas alguns tipos de tarefas.

Assim, o Napster, o IRC e o ICQ, por exemplo, são baseados em uma arquitetura cliente/servidor, pelo menos para algumas tarefas críticas, como indexação de informação. Por outro lado, redes como Gnutella e Freenet usam uma arquitetura Peer-to-Peer pura, sem nenhuma centralização de tarefas, evitando problemas judiciais. (Se desejar mais informações sobre Shawn Fenning e o Napster clicar aqui. (topo)

Perfil de usuário - Configurações que definem as preferências personalizadas para um usuário em particular, como as informações sobre a identidade pessoal, definições da área de trabalho, configurações de região e idioma, conexões de rede, uso de sites na Web. (topo)

Periférico - Nome genérico dado a qualquer equipamento usado para comunicação ou interface entre o computador e o usuário ou entre o computador e outro computador. Por exemplo: modem, impressora, scanner, entre outros. (topo)

Phisher - É um usuário ou site malicioso que engana as pessoas fazendo com que revelem informações pessoais. Em geral utiliza mensagens de e-mail ou propaganda "online" para levar usuários inocentes para sites fraudulentos, onde os usuários são levados a fornecer seus dados, como senhas de contas e números de cartões de crédito. (topo)

Pixel - É a unidade de medida lógica utilizada para determinar a resolução de um monitor. Entretanto, a medida do pixel varia de acordo com a resolução física utilizada. Se for usada a resolução máxima do monitor, um pixel corresponderá a exatamente um ponto no monitor. Caso a resolução adotada seja menor que aquela permitida pelo monitor, o pixel terá um tamanho maior de pontos, ou seja, um pixel será representado por mais de um ponto no monitor. (topo)

Plataforma - Tecnologia empregada em uma determinada infra-estrutura, garantindo facilidade de integração de seus diversos elementos. Em Tecnologia da Informação (TI), por exemplo, pode-se falar de plataformas Windows, Unix, Linux, Novell, entre outras. (topo)

Porta - Um canal físico de entrada ou de um equipamento. O termo também é usado para denominar uma abstração usada pelo protocolo TCP/IP para distinguir entre conexões simultâneas para um único host destino. (topo)

PPM - Páginas Por Minuto. Unidade de medida usada para dar a dimensão da velocidade de impressão. (topo) 

Processadores de 16, 32 e 64 bits - Referem-se à quantidade de dados e instruções com que o processador consegue trabalhar a cada vez.

Para calcular esse valor,  é preciso calcular 2 elevado à quantidade de bits internos do processador:

16 bits = 216 = 65.536
32 bits = 232 = 4.294.967.296
64 bits = 264 = 18.446.744.073.709.551.616

Portanto, o de 64 bits consegue lidar com uma quantidade maior de dados simultaneamente. 

Isso significa que um processador com  32 bits pode manipular um número de valor até 4.294.967.296. Portanto, em um cálculo, se um certo número tiver valor superior a esse, por exemplo: 70.000, terá que realizar cada etapa da operação em duas vezes ou mais, enquanto um chip de 64 bits fará tudo em apenas uma vez, pois pode manipular números de valor até
1.84467441 × 1019 em uma única operação.

Na prática, supondo que alguém esteja utilizando um editor de textos. É improvável que esse programa chegue a utilizar grandes valores em suas operações, portanto a pessoa praticamente não sentirá diferença se utilizar um computador com 32 ou com 64 bits.

Para aproveitar as capacidades do processador, existem sistemas operacionais também de 32 e 64 bits.

 - Clique aqui para saber mais sobre sistemas operacionais de 32 e de 64 bits

 - Clique aqui para saber mais sobre processadores de 32 e de 64 bits. (topo)


Protocolo - É uma descrição formal de formatos de mensagem e das regras que dois computadores devem obedecer quando trocam mensagens. Um conjunto de regras padronizado que especifica o formato, a sincronização, o sequenciamento e a verificação de erros em comunicação de dados. O protocolo básico utilizado na internet é o TCP/IP. (topo)

Provedor de acesso - É uma empresa comercial, educacional ou governamental que possibilita a conexão do computador à Internet, atribuindo ao pc um endereço IP. Entre outros, provê serviços de
- troca de mensagens eletrônicas (e-mail, via programas como o Thunderbird ou via webmail),
- visualização de páginas na Internet (http),
- disponibilização de arquivos, (http, ftp). (topo)



Rack - Local físico, podendo ser semelhante a uma mesa, onde se monta um conjunto de equipamentos relacionados, como servidores, discos rígidos, switches, hubs, entre outros. (topo)

RAM - "Random Acess Memory". É a memória disponível para uso das aplicações e processamentos. Seu conteúdo é volátil, ou seja, é perdido sempre que o computador é desligado. A quantidade de memória RAM, cujo limite é determinado pelo sistema operacional, é um dos componentes que contribuem para a capacidade de processamento de um computador. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

Rede doméstica - Configuração de 2 ou mais aparelhos que transferem e compartilham informações e dados entre si, em vários protocolos de rede, como Ethernet, Bluetooth e Wi-Fi. (topo)

Relê - É um dispositivo eletromecânico, formado por um magneto móvel, que se desloca unindo dois contatos metálicos. Um relê pode ser considerado um "antepassado dos transístores". Mas era relativamente caro, grande demais e muito lento: um relê demora mais de um milésimo de segundo para fechar um circuito. Foi muito usado no sistema telefônico, em centrais analógicas, sendo comum até o início da década de 70, quando as calculadoras portáteis se popularizaram. Ainda existe em funcionamento em centrais analógicas do sistema telefônico, em localidades mais remotas. (topo)

Rede multimídia - Rede com pelo menos um computador e equipamentos eletrônicos conectados que compartilham acesso entre eles, por meio de um roteador. (topo)

Resposta automática - E-mail enviado de maneira automatizada para todas as pessoas que mandam uma mensagem para um determinado e-mail. (topo)

ROM - "Read Only Memory". Espaço da memória que contém informações fundamentais para a inicialização do computador, garantindo, por exemplo, o acionamento dos drives de CD-ROM, disco rígido ou flexível e a chamada do sistema operacional. Seu conteúdo não pode ser apagado. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

ROOT - Nos sistemas Unix e Linux é o usuário Administrador, ou superusuário, que pode controlar a operação de um computador e realizar a manutenção do sistema. Ou seja, é o único usuário que pode efetuar qualqueroperação, como apagar ou modificar arquivos importantes, alterar configuração do sistema, definir contas e senhas, estabelecer níveis de segurança de acesso e alocar espaço em disco, além de ser responsável por procedimentos como o controle do acesso não autorizado e a prevenção da entrada de invasores (vírus, worms ou trojans) no sistema. (Se desejar mais detalhes clique aqui). (topo)

Roteador - Equipamento responsável pelo encaminhamento de pacotes de comunicação em uma rede ou entre redes. Tipicamente, uma instituição, ao se conectar à internet, deverá adquirir um roteador para ligar sua Rede Local (LAN) ao ponto de presença mais próximo. (topo) 

Outras informações

Há glossários, muito mais completos, em vários "sites":

http://members.xoom.com/pinei/

http://odissey.mcanet.com.br/glossario.html

http://www.ctv.es/USERS/alberfon/glossar.htm

http://www.dicionario.com.br/cgi-bin/dic.pl

http://www.ideologica.com.br/dicas/

http://www.terra.com.br/estiloweb/glossario/




Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
segue as regras da FDL (Free Documentation Licence),
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui.

Agradeço antecipadamente.

Deseja enviar essa página?

Se você usa um programa de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para abrir o programa.
Preencha o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo, clique aqui para saber mais).

Enviar página

Se você usa webmail copie o endereço abaixo

http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-glo4.htm


Acesse a página do seu provedor. Abra uma nova mensagem.
Cole o endereço no campo de texto.
Preencha o endereço do destinatário.
E também pode acrescentar o que quiser.

Última alteração: 17 nov 2013