pc09Programas

Aquisição


Programas
computacionais podem ser obtidos de maneiras muito diferentes, envolvendo ou não pagamento em dinheiro.


| Adware | Demo | Freeware | Gratuito | Nagware | Software livre e Open Source |


| "Proprietário" | Shareware | Software Livre | Trial | Outros |


Adware

Programa gratuito para o usuário, mas que exibe publicidade de empresas que patrocinam o seu desenvolvimento.

Ou seja, são gratuítos enquanto a propaganda estiver sendo exibida (o banner estiver rodando). Em alguns casos pode existir a possibilidade de adquirir um registro e não ser incomodado pelas propagandas na tela.

Se desejar mais informações sobre Adwares clique aqui.


Demo

O termo "Demo" (de "demonstration", demonstração em inglês) é aplicado particularmente a jogos.

Geralmente é uma versão mais curta do jogo, que permite a sua instalação e utilização, possibilitando que seja experimentado e que se decida por sua posterior compra.


Freeware

Programa de distribuição livre.

Notar que a língua inglesa tem apenas a palavra free para designar os termos "gratuito" e "livre", que têm significados diferentes em português.

Assim sendo, o termo freeware não significa necessariamente que o programa é grátis. Isso só ocorrerá se o software tiver uma licença GPL.

Entretanto, muitos "freeware" são gratuitos, especialmente quando para uso pessoal. Aliás, é frequente a utilização ser gratuita apenas para pessoa física, havendo uma versão shareware para pessoa jurídica. Ou seja, muitos são gratuitos para uso pessoal, mas não para empresas.


Gratuito

Programa com custo zero para o usuário, mas que pode conter adware´s.

Não tem código aberto, ou seja, o código do programa não pode ser alterado e pode haver restrições na maneira como será usado.

Se quiser saber a diferença de Livre e Grátis de um jeito gostoso e poético:

Cordel
Do Livre e do Grátis
Cárlisson Galdino ( @carlisson )



Nagware

"Nags" são aquelas janelas de aviso sobre a necessidade de compra do programa que se abrem na tela, repetidamente, quando o prazo de avaliação terminou. Então, Nagware = programa com nag´s e Nonagged = sem nag, sem importunar.

Assim, shareware nonnaged é um programa em que, embora shareware, o autor não programou nags (assim, não há aparecimento frequente de janelas com solicitação de registro e compra).


Programa proprietário

Software proprietário, também denominado "não livre" é o programa cuja cópia, redistribuição ou modificação são restringidos pelo seu criador ou distribuidor de alguma maneira.

Em geral, para se poder utilizar, copiar, ter acesso ao código-fonte ou redistribuir um programa desse tipo, deve-se solicitar permissão ao proprietário ou pagar para poder fazê-lo. Ou seja, um software proprietário frequentemente deve ser comprado, o que lhe gerou o apelido de "Payware".

Sendo um código proprietário será necessário, adquirir uma licença, que pode ser muito onerosa, para cada uma destas ações.

Exemplos: Microsoft Windows, Mac OS, Microsoft Office ( que agrega Word, Excel, PowerPoint ), RealPlayer, WinZip, Adobe Photoshop, Corel Draw, algumas versões do UNIX etc.

É comum durante a instalação de um software proprietário a necessidade de um número em código, uma Key (chave), um número serial, que deve estar na caixa do produto ou em seu manual de instalação. Portanto, serial é um código alfanumérico (com letras e números) com o qual se pode registrar o programa. Torna-se necessário esclarecer alguns termos:

Crack: pequeno software usado para quebrar um sistema de segurança.

Pode funcionar de várias maneiras:

se o cracker descobriu o algoritmo usado pelo fabricante do programa para gerar números seriais válidos, simplesmente cria um programa que gera quantos números seriais válidos quiser.

usar um editor de texto binário para procurar a rotina que verifica o serial dentro do programa. Como muitos programas usam uma única variável para verificar se o programa foi registrado, basta alterar alguns bits para transformá-lo na versão completa.

pode ser usado um processo de engenharia reversa para entender o sistema de registro e substituir o bloco inteiro do código por um algoritmo modificado.

Assim, o uso mais frequente de craks é transformar programas shareware (com versões limitadas, seja em funcionalidade ou tempo de uso), em programas completos, removendo ou enganando o sistema de segurança que limita o uso ou verifica o número serial.

É importante lembrar que o uso de cracks é ilegal em certos países, entre eles o Brasil, pois viola leis de direito autoral

KeyGen (gerador de chaves em inglês): É um pequeno programa que gera números seriais ( uma chave do CD ou um número de série/registro ou um algoritmo de criptografia).

KeyFile: É um arquivo chave que contém algum código de proteção. Em geral, o arquivo .key deve ficar dentro da pasta onde o programa está instalado. Ao ler o o arquivo o programa verifica que foi registrado.

Cracked / Patched: É o programa já modificado (crackeado). Nesse caso não pede nenhum tipo de registro. Está completo.
Geralmente para crackear programas deve-se copiar os arquivos para a pasta onde o programa foi instalado e sobrepor os já existentes.


Shareware

Uma cópia de avaliação, que se pode instalar gratuitamente, é disponibilizada, possibilitando ao usuário a instalação e o conhecimento do que o programa é capaz de fazer.

Entretanto, a cópia pode ter um prazo para utilização ou pode não ser completa:

funciona durante um certo tempo, o chamado período de avaliação (geralmente 30 dias), ou
possui apenas algumas de suas funções ativadas.

Após o prazo vencer ou se mais funções são desejadas o programa deverá ser registrado (ou seja, comprado).


Trial

O termo "Trial" (= tentativa, em inglês) também se refere a programas de demonstração. Mas é mais aplicado a programas não relacionados com entretenimento.

Portanto, um trial funciona quase da mesma maneira que um demo, mas possui limitações, ou seja, parte de seus recursos não está disponível. Por exemplo: podem não salvar ou não exportar os trabalhos realizados.


Outros

Constituem-se em formas especiais de obtenção do registro do programa. Assim, para obter o registro:

Bookware

- deve-se comprar um determinado livro.

Postcardware

- o autor solicita que lhe seja enviado um cartão postal.

Stampware

- o autor solicita que lhe seja enviada uma carta, com selo postal.


Onde obter mais informação

http://www.mozilla.org.br/~cbegotti/wip/mozilla_free_ptbr.html



Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
segue as regras da FDL (Free Documentation Licence),
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui.

Agradeço antecipadamente.

Deseja enviar essa página?

Se você usa um programa de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para abrir o programa.
Preencha o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo, clique aqui para saber mais).

Enviar página

Se você usa webmail copie o endereço abaixo

http://www.cultura.ufpa.br/dicas/progra/proaqui.htm


Acesse a página do seu provedor. Abra uma nova mensagem.
Cole o endereço no campo de texto.
Preencha o endereço do destinatário.
E também pode acrescentar o que quiser.

Última alteração: 28 nov 2010