Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels

Introdução à Informática - Introdução ao uso de "Software" livre


Informações gerais

Para copiar arquivos:

- Trazer um pendrive durante as aulas e / ou

- Usar a área de armazenamento de seu e-mail.

Sumário

| Atividades diárias | Avaliações | Como obter um endereço eletrônico |

| Condições de aprovação | Condições de envio de mensagens | Disciplina presencial |

| Leituras | Planejamento | Requisitos básicos | Sobre a avaliação |



Disciplina presencial

Essa disciplina existe para efetivamente auxiliar quem deseja aprender Informática, com o objetivo de influir positivamente na "inclusão digital", em que o acesso à tecnologia é real.

Ela foi concebida como presencial e não virtual, pois tem caráter totalmente prático, sendo que as aulas só acontecem no LabInfo-ICB, Laboratório de Informática do ICB.

Assim, diferentes atividades serão feitas em sala, de modo que a aprendizagem de como se utilizar um computador seja facilitada. E, evidentemente, a disciplina deve melhorar o uso desse equipamento, por parte de quem já conhece algo sobre essa área.

Portanto, a presença e a participação são fundamentais para conseguir um bom aproveitamento na disciplina.

Note-se que há controle de presença. É importante lembrar que a carga horária é pequena. São apenas 34 horas/aulas presenciais, divididas em 17 encontros de 2 horas-aula cada.

Calculando 75% terá o número mínimo de presenças necessário.

Entretanto, a comunicação será intensa nesse período pois será utilizado o correio eletrônico. É extremamente importante verificar as mensagens recebidas no mínimo duas vezes por dia, para não se atrasar e não perder informações.


Planejamento 

O programa / planejamento detalhado da disciplina encontra-se em ( Graduação ) e em ( Pós-graduação ). 


Requisitos básicos

Para acompanhar essa disciplina é necessário:

Ter acesso a um computador com o Sistema Operacional Linux Ubuntu ou Windows, e conectado à Internet

Se for o segundo sistema, ter certeza que lê os nomes completos dos arquivos. Eles devem estar sendo exibidos no Windows Explorer, (se não souber como, clicar aqui)

Na instalação do Ubuntu já vêm instalados:

programa de escritório: LibreOffice, o Navegador Mozilla Firefox,
e programas para reprodução e gravação de arquivos de imagens e de sons e o antivírus Clam.

Pode ser necessário instalar o programa de escritório: suíte ApacheOffice,
E, também, várias extensões no Firefox e outras no Office.
Também deve-se instalar o Wine e o IrfanView.

Na instalação do Windows deve-se instalar posteriormente:

Antivírus: AVG ou outro, Visualizador de Imagens: IrfanView, o navegador Mozilla Firefox com várias extensões,
o programa de escritório: uma das suítes ApacheOffice ou LibreOffice (que contém o editor de textos: Writer,
o editor de planilhas de cálculos: Calc e o editor de apresentações: Impress).

ter um endereço eletrônico (e-mail) e

ler / consultar os textos de Muitas Dicas ( http://www.ufpa.br/dicas ) e clicar em Informática.


Atividades diárias


Ler e sempre consultar os textos indicados sobre os temas estudados. Lembrar que há outros textos disponíveis.

Como há vários textos, reservar no mínimo 2 hs diárias para essa tarefa, além das passadas em sala.

Lembre-se: quanto mais você estudar e praticar, mais se informará e dominará as funções e os programas.

Visualizar / ouvir arquivos, quando indicado. Para facilitar, deve-se ver o nome completo dos arquivos.

  A pasta da disciplina (info), em cada computador do LabInfo, contém vários tipos de arquivos divididos por encontros que devem ser vistos um pouco antes ou um pouco após as aulas. Sempre com a preocupação em associar o formato do arquivo à sua terminação.

Se não souber como configurar para ver os formatos no sistema operacional Windows, clique aqui.

Instalar programas, se indicado,

Responder as avaliações referentes ao tema em estudo, utilizando mensagens de correio eletrônico.

Exercícios extras e avisos podem ser enviados por e-mail durante a disciplina. Verifique o seu e-mail diariamente.

A menos que seja solicitado jamais incluir arquivos nas mensagens (anexos), pois podem conter vários tipos de programas maliciosos.

Arquivos com conteúdo obsceno ou pornográfico não serão considerados.

Lembrando que estamos lidando com documentos eletrônicos, como medida preventiva para evitar alguma perda, efetuar cópia de suas respostas às avaliações. Sempre. E manter a sua pasta de mensagens enviadas até o momento em que for publicada a média final.

Enviar as mensagens com as respostas também para si mesmo em outro endereço de correio eletrônico em cópia oculta, também é recomendável.

Lembre-se: não possuir uma cópia de dados é arriscar-se a perdê-los. E, com certeza, não é desejável perder uma avaliação já respondida.



Como obter um endereço eletrônico - E-mail


Se você não possuir um endereço eletrônico pode ter um gratuitamente.

Se necessitar de informações sobre como conseguir, acessar o Muitas Dicas, clicar no item Grátis, acessar e ler a página "E-mail grátis". Escolher e cadastrar-se em um dos provedores sugeridos.


Leituras


Os textos teóricos e os exercícios para avaliação poderão ser acessados 24h/dia no endereço do conjunto de sites

"Muitas Dicas" - http://www.ufpa.br/dicas/

clicando-se no item Informática (à esquerda ou no lado direito da página).

Assim, abre-se a página "Informática básica - Introdução ao uso de 'Software' livre" que contém links de acesso para os itens teóricos a estudar.

Ler o máximo que puder, durante a disciplina para aprender muito, pois, como muitos programas são bastante detalhistas, em sala de aula só poderão ser estudadas as opções de uso mais frequente.

Como as aulas têm muito conteúdo, se, por algum motivo, tiver que perder uma aula, verificar qual foi o assunto visto e o estudar a partir dos textos contidos no programa da disciplina.

Reservar bastante tempo para isso, pois há muita informação e diversos detalhes.

Os programas computacionais necessários estão mencionados aqui.



Sobre a avaliação


Na página Temas, Textos e Avaliações na coluna Avaliações há links de acesso para as listas de questões que deverão ser enviadas até as datas / horários combinados em sala.

Os exercícios não são difíceis, mas, devido à natureza detalhista da Informática, vários são trabalhosos e demorados, portanto, é importante que sejam respondidos paulatinamente, conforme cada parte do programa for vencida.

Para tal, organize a sua agenda e venha ao Labinfo em outros horários, além dos utilizados em nossas aulas.

É importante notar que há condições de envio das mensagens que devem ser sempre respeitadas, E, que no final de cada lista está explicitada a forma como aquelas questões devem ser enviadas.

Evidentemente, quanto mais utilizar um computador, mais se pode aprender e se acostumar com modo de manipulá-lo. E ter mais domínio, tanto sobre os programas, como sobre o equipamento.

E, se houver necessidade de ajuda, recorra aos estagiários. Deve-se ressaltar, entretanto, que eles jamais farão algo por você. Mas sempre auxiliarão, indicando alguma maneira ou leitura que ajudará a resolver problemas.



Condições de envio de mensagens


Durante a disciplina, quando enviar mensagens, sempre respeitar as condições de envio:

só usar o meu endereço combinado (fatima at ufpa.br)

se usar sistema anti-spam, verificar as configurações, para não impedir o recebimento de minhas mensagens,

respeitar a ordem dos exercícios, Para enviar uma resposta ao exercício seguinte deve-se primeiramente receber uma mensagem confirmando que o anterior estava correto ou foi recebido. Mensagens fora de ordem serão desconsideradas.

se utilizar um programa que insere automaticamente um arquivo de formato não TXT em cada mensagem, desabilitar essa função,

a palavra infoicb, deve estar contida no Assunto ("Subject") da mensagem,

Usar corretamente o serviço de correio eletrônico:

o campo assunto, evidentemente deve conter o tema da mensagem,
no corpo do e-mail deve estar contida a mensagem propriamente dita,

Asó anexar o que for solicitado,

anexar o que for solicitado,

notar que no final de cada lista está especificado como enviar aquelas questões,

antes de começar a responder as avaliações acessar e ler todos os itens do Tema "Para começar", para se familiarizar com o computador e alguns programas,

antes de começar a responder qualquer uma das avaliações acessar e ler todos os arquivos indicados para aquele tema, no programa da disciplina e no seu planejamento, conforme a disciplina que frequentar: IUSL - Informática.

acessar as Avaliações clicando aqui ou no menu lateral direito, nos itens numerados.

até o prazo de entrega expirar, a resposta pode ser reenviada.

Sempre será conferida só a última resposta recebida dentro do período estipulado para aquela avaliação.

Sempre que reenviar algo, envie a resposta inteira, mesmo que tenha alterado apenas um sub item. O registro que será guardado deve estar completo.



Condições de aprovação


Será conferida a presença mínima que deve ser igual ou superior a 75%.

Haverá 3 notas, resultantes das questões respondidas e enviadas em data combinadas em sala:


Primeira avaliação - A1:

| 1. Para começar | 2. E-mail | 3. Computador | 4. História | 5. Arquivos | 6. Antivírus | 7. Imagens |

Segunda avaliação - A2:

| 8. Compactação |  9. Software Livre | 10. Internet | 11. Calc |

Terceira avaliação  - A3:

| 12. Writer | 13. Impress |


Da média das três avaliações resultará o conceito final.

Além das mensagens, pode ser solicitada a entrega de arquivos em disquetes. Lembre-se que, qualquer que seja o meio, o estudante é responsável pelo conteúdo entregado.

Portanto é importante ter certeza de que os arquivos estão presentes e são executados normalmente antes de enviá-los.

Recordar-se que são documentos eletrônicos e deve-se ter cuidados diferentes daqueles que tem quando entrega trabalhos feitos em papel. (Por exemplo, não deixar um disquete perto de imãs e caixas de som, que podem apagar registros).

É recomendável efetuar cópia(s), pois já aconteceu de arquivos entregues não abrirem.

É necessário ter certeza que as mensagens referentes às avaliações ficam gravadas na pasta "Enviados" (ou semelhante) e, por segurança, enviá-las a si mesmo em outra conta de e-mail. Se for necessário, essa caixa poderá ser conferida por um(a) estagiário(a).

Lembre-se que o prazo de entrega dos exercícios já incluirá dois dias extras, destinados à segunda chamada e, em geral, mais um dia. Portanto, não se espera que haja atraso na entrega.


Requisitos mínimos para aprovação

Média mínima = (A1+A2+A3) / 3 = 5 (base do conceito Regular) e 75% de presença.

Outros detalhes podem ser encontrados no plano da disciplina.

Nota

Aluno(a), funcionário(a) ou professor(a) do ICB - UFPA que trouxer um CD virgem, ou pendrive, pode solicitar uma cópia da versão de qualquer programa presentemente em uso no LabInfo-ICB, inclusive do sistema operacional,


Copie esse texto em formato pdf
clicando no link ao lado com o botão direito do mouse.


Depois, clique em"Salvar destino como" (ou algo semelhante )
Escolha o local onde salvar e clique em OK.
Copiar aqui


Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
segue as regras da FDL (Free Documentation Licence),
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui.
Agradeço antecipadamente.


Deseja enviar essa página?


Se você usa um programa de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para abrir o programa.
Preencha o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo, clique aqui para saber mais).

Enviar página


Se você usa webmail copie o endereço abaixo

http://www.ufpa.br/dicas/info/l-info03.htm

Acesse a página do seu provedor. Abra uma nova mensagem.
Cole o endereço no campo de texto.
Preencha o endereço do destinatário.
E também pode acrescentar o que quiser.

Última alteração: 29 set 2013