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Campos da mensagem


O formato de uma mensagem segue um padrão.

Para se enviar uma mensagem deve-se solicitar o aparecimento da janela. No "mailerThunderbird, e no Mozilla Mail deve-se clicar em  "Nova mensagem"



Assim, na janela correspondente à mensagem a ser enviada, o cabeçalho de uma mensagem a ser escrita contém campos semelhantes a:

To:
Para:
CC
CC
BCC CCO
Attachment: Anexo:
Subject: Assunto:

Campos de endereçamento

São os campos onde se coloca o(s) endereço(s) para os quais a mensagem deve ser enviada. No Thunderbird, e no Mozilla Mail eles aparecem assim:



A seta que está ao lado esquerdo do "Para" deve ser clicada para aparecerem as opções Cc e Bcc.

Destinatário

O campo Para ("To") deve ser preenchido com o endereço da pessoa, empresa ou lista, para a qual se deseja enviar a mensagem. Por exemplo, login@ufpa.br. Esse endereço deve ser preenchido cuidadosamente, pois uma letra trocada irá levar a mensagem para uma pessoa diferente.


"Cc" é a sigla para o termo "com cópia", é o mesmo que "carbon copy", em inglês. "CCO" é a abreviatura de "com cópia oculta", em inglês é "BCC", "blind carbon copy".

Cópia

Se o campo "CC" for preenchido a pessoa receberá uma cópia da mensagem. Se este campo for usado o destinatário sabe que o documento que recebeu também foi recebido pela(s) outra(s) pessoa(s) aí listada(s).

É importante notar que e-mails que estejam nos campos "Para" e "CC" ficam visíveis para todos e podem ser visualizados em programas que se destinam a descobrir e-mails que efetivamente estejam sendo utilizados, notoriamentte para o envio de propagandas não solicitadas.

Cópia oculta

O campo CCO ("BCC") tem a mesma função que o campo "CC", com uma única diferença: quando se coloca um e-mail no campo "BCC" não é possível saber que uma cópia foi enviada para esse mail.

O uso do campo "BCC" é recomendável quando se envia o mesmo email para múltiplos destinatários, pois preserva a privacidade dos mesmos, não expondo seus endereços e não permitindo que seus e-mail´s sejam descobertos.

Assunto

Assunto ("Subject") é onde se digita o tema da mensagem.

Deve ser sempre preenchido para facilitar buscas posteriormente. Apenas em alguns casos pode seguir vazio, por exemplo, quando se envia um comando para um processador de listas.

Corpo da mensagem

É o espaço onde se escreve a mensagem.

Anexo

Ou Attachment. É possível enviar qualquer tipo de arquivo anexado à uma mensagem.

Ao clicar sobre esse campo deve abrir-se uma janela de procura no próprio pc onde o(s) arquivo(s) desejado(s) deve ser localizado(s).

Composição

Os mails podem ser formais ou não.

Formais: No início da mensagem colocar um cabeçalho com nome da cidade e/ou data, e seguir padrões de cartas pessoais ou comercias.
Informais: Nesse caso são como bilhetes: não é preciso colocar um cabeçalho com nome da cidade e/ou data, nem seguir padrões de cartas formais.


Nota: Alguns programas verificam alguns itens antes de envuar um mail. Por exemplo, quando não é especificado o Assunto ("Subject") ou quando não há texto no corpo aparece a pergunta se a mensagem deve ser enviada desse modo ou não.


Resposta e encaminhamento


Resposta

Na resposta ("Reply") a uma mensagem recebida os programas de e-mail citam automaticamente a mensagem, colocando sinais de > (maior) na frente do texto citado. É importante editar o texto, deixando como citação apenas os trechos a que está respondendo ou comentando e apagando todo o texto que não é importante para a continuação da conversa.

Encaminhamento
Encaminhar uma mensagem ("Forward") é reenviá-la a outros destinatários.

É importante notar que a mensagem dese ser editada para retirar o excesso de espacos e síbolos que o próprio programa coloca e que tornam a leitura desagradável.




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Última alteração: 23 jul 2013