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Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels


IrfanView - Edição de imagens

Adição de texto Imagens gif com fundo transparente
Aplicação de efeitos
Paint
Alteração do formato
Papel de parede
Brilho e contraste Redimensionamento
Captura na tela Selecão de parte


Alguns recursos de edição do IrfanView


Captura de imagem na tela

No canto superior esquerdo do teclado intermediário está a tecla "Print Screen...".

No momento em que é pressionada possibilita copiar a imagem que está na tela do monitor.

- Clicar na tecla "Print Screen..."
- Abrir o IrfanView
- Clicar na tela do Irfan e clicar em "Edit" - "Paste" ( ou Control V).
- Salvar na extensão desejada.

É importante notar que o Irfanview permite salvar em vários tipos de imagens. Lembrar que é útil salvar com formato
. jpg: se for uma foto e
. gif: se a imagem for um desenho

Como esses formatos são naturalmente comprimidos, a imagem será salva com tamanho pequeno.

(Se desejar ver mais detalhes sobre captura de tela, clique aqui).

(Se desejar ver mais detalhes sobre imagens jpg e gif, clique aqui).


Se desejar apenas uma parte da imagem:

- Clicar na tela e arrastar o mouse até definr um retângulo que contorne a área desejada.
(Se clicar em outro ponto da imagem o retângulo desaparecerá).
- Clicar em "Editar" - "Copiar" ("Edit" - "Copy") ou Control C.
- Clicar em Imagem - Criar nova imagem" - "Image" - "Create new image" - "Ok"
- Clicar em "Editar" - "Colar" - ("Edit" - "Paste") ou Control V.
- Salvar na extensão desejada. 


Alteração do formato da imagem

Basta salvar a imagem com o formato desejado:

- Abrir a Imagem, clicando em "Arquivo" - "File"
- Clicar em "Salvar como" - Save as"
Na janela de salvamento, que se abre verificar os campos que podem ser selecionados ou onde se pode digitar:



"Salvar em" indica a pasta em que a imagem será salva ( pode-se alterar a pasta )
- Em "Nome do arquivo" digitar o nome desejado
- Em "Salvar com o tipo" clicar na seta e aparecerá a listagem dos formatos possíveis.
Clicar sobre a terminação desejada.
- Clicar em "Salvar"

Esse recurso é especialmente útil para transformar imagens com formato bmp, enormes, em jpg, muito menores. (Experimente, fazendo um teste. Abra uma imagem bmp, salve-a em formato jpg, ou faça o contrário e, depois, compare os tamanhos das duas, no Windows Explorer).


Imagens com fundo transparente

Pode-se dar um fundo transparente à imagem estáticas, ou seja, definir que determinada área da imagem não tenha cor e dê a impressão de “vazada” (como a figura da direita).

Mas a transparência será notada quando a imagem for exibida em um página na Internet, como abaixo:


A imagem acima à direita é a mesma imagem mostrada no lado esquerdo, mas em que a cor branca do fundo foi selecionada para aparecer como transparente. Ao carregar a imagem no navegador, essa cor não será mostrada, gerando o efeito de transparência.

Então, é necessário que a área que se pretende deixar transparente tenha somente uma cor e que não seja repetida em qualquer outra parte da imagem, pois se essa cor existir em outro local, tal parte também ficará com fundo transparente.

O aspecto transparente é possível no formato gif.


- Abrir a Imagem, clicando em "Arquivo" -"File"
- Clicar em "Salvar como" - Save as"
Na janela de salvamento, em "Salvar em" indica a pasta em que a imagem será salva ( pode-se alterar a pasta )
- Em "Nome do arquivo" digitar o nome desejado
- Em "Salvar com o tipo" clicar na seta e escolher "GIF - Compuserve GIF"
Escolher um nome e uma pasta.

No lado direito, na janela "JPEG/GIF Opções para salvar" - "JPEG/GIF save options"
No campo "GIF" manter clicados: "Salvar cor transparente" - "Save transparent color"
e "Escolher cor transparente durante o salvamento" - "Choose transparent color during saving"
- Clicar em "Salvar"
A imagem será apresentada novamente.
Clicar sobre a imagem num ponto que apresente a cor exata que deseja tornar transparente.

(Se não desejar a transparência basta fechar a janela clicando em "X" ou em [ESC]

Testar o efeito de transparência, colocando a figura numa página escrita em código HTML.

Nota: O efeito só ficará bom se a área com a cor clicada for monocromática. Observar que pode haver áreas que embora não pareçam, são heterocromáticas.


Redimensionamento

Para alterar o tamanho de uma imagem:
- Abrir a Imagem, clicando em "Arquivo" -"File"
- Clicar em "Imagem" - "Image"
- No menu que aparece clicar em "Redimensionar" - "Resize / Resample"
- Na janela "Definir tamanho/ Amostragem da imagem" - "Resize / Resample" assinalar a unidade de tamanho desejada (pixels, centímetros ou polegadas).
Em "Novo tamanho" - "Set new size" pode-se digitar o tamanho desejado para a imagem tanto para a "largura" - "width" como para a "altura" - "heigth" em 3 diferentes unidades: pixel, cm ou polegada

ou
em "Novo tamanho como % do original" - "Set new size as percentage of original" pode-se estabelecer o tamanho desejado
em relação à imagem original, tanto para a "largura" - "width" como para a "altura" - "heigth"

ou
no lado direito, em "Algumas dimensões padrão" - "Some standard dimensions" pode-se

- clicar sobre botões como Metade -"Half" e Dobro -"Double" ou,
- assinalar um entre algumas configurações de vídeo freqüentemente usadas (640 x 480, 800 X 600, 1024 x 768, 1280 X 960, 1600 x 1200) ou,
- marcar opções como "Melhor ajuste ao desktop" - "Best Fit to the desktop" ou "Do tamanho do desktop" - "Screen size".
- Depois clicar em "OK"

A imagem deve apresentar as modificações pedidas.
Então, clicar em "Salvar como" e escolher o nome, a extensão e o local onde deseja salvar o arquivo modificado.


Brilho e contraste da imagem

- Abrir a Imagem, clicando em "Arquivo" -"File"
- Clicar em "Imagem" - "Image"
- No menu que aparece clicar em "Modificar as cores" - "Enhance colors".
Na janela que se abre pode-se alterar o brilho e contraste, conforme se desejar, utilizando os controles deslizantes.

Nota: RGB é a sigla para Red, Green, Blue (Vermelho, Verde, Azul), que gera o padrão de cores pelo qual os monitores obtém cores com brilho. (Se desejar saber mais sobre RGB, clicar aqui).


Seleção de uma parte da imagem

- Abrir o arquivo com a imagem no IrfanView.
- Clicar no local que se quer selecionar e arrastar o mouse, criando um retângulo, que deve delimitar a área total que se deseja.




Nessa área poder-se-á adicionar texto, aplicar algum efeito e/ou pode-se abrir outra tela do programa ou copiar apenas a parte selecionada para lá

Se a área for selecionada e copiada ela poderá ser colada em outra imagem.



Adição de texto na imagem

- Abrir a Imagem, clicando em "Arquivo" -"File"
- Clicar no local onde se quer adicionar o texto e arrastar o mouse, fazendo um retângulo que delimita a área onde se quer escrever.
- Clicar em Editar - Inserir um texto na seleção ("Edit" - "Add Text"). Aparecerá uma janela.
- Digitar o texto desejado no campo Texto
- Clicar no botão "Fonte" - "Choose Font" para escolher tipo, estilo, tamanho e cor da fonte do texto.

- O texto pode ter fundo transparente ou colorido, marcando-se ou não o campo "Texto transparente" - "Text is transparent".
Se desejar um fundo colorido, desmarcar esse campo e clicar em "Cor do fundo" - "Set background color" para escolher a cor.

- Finalmente, clicar no botão "Ok" para adicionar o texto ou em "Cancel" pra cancelar toda a ação.
- Se não gostar do resultado, clicar no menu "Edit" - "Undo" (ou em [CTRL] Z) para desfazer tudo



Aplicação de efeitos na imagem

- Abrir a Imagem, clicando em "Arquivo" -"File"
- Clicar em "Imagem" - "Image" e em "Efeitos Especiais"
- No menu lateral surge a relação de efeitos disponíveis: Botão 3D, Suavizar, Textura, Pintura à óleo, Detecção de bordas, Filtros médios, Explosão, Mosaico, Sépia, Gotas de chuva.



- Clicar na opção desejada.
- Notar que a maioria dos efeitos pode ser desfeita, imediatamente após ser aplicada,
usando-se a opção Voltar - "Undo" no menu "Editar" ou [CTRL] Z, no teclado.

Observar que:

1. Todos os efeitos podem ser usados na imagem toda ou em uma pequena parte selecionada dela.

2. Existe uma opção que tem nomes diferentes nas várias traduções de versões do IrfanView. Por exemplo:
"Navegador de efeitos" - 3.73, 3.85
"Visualizador de efeitos" - 3.75
"Effects browser" - 3.91
"Visualizar Efeitos" - 3.98
"Explorador de efeitos" - 3.92, 3.95, 3.97, 4.00
"Explorar os efeitos" - 4.10

3. Estando com uma imagem aberta, clicando-se nessa opção tem-se acesso à janela de efeitos
Nela, à direita, basta clicar no efeito desejado, no lado esquerdo,
e aparecerão, no lado direito, a imagem original e aquela em que o efeito foi aplicado ("New Image").

4. Se for possível alterar alguma configuração padrão do efeito, os campos necessários aparecerão na área sob as figuras. Assim, pode-se pré-definir várias particularidades dos efeitos, como o tamanho das bordas do botão 3D (3D button), como se vê na figura abaixo m que pode-se alterar a espessura das bordas, mudando-se o valor 15, na janela "Image Effects" (ainda não traduzida).


Nota: Se nenhuma área for selecionada o efeito será aplicado à imagem inteira, mas se uma parte dela for selecionada o efeito será aplicado apenas à parcela marcada.


Papel de parede

Para fazer de uma imagem o papel de parede ("wallpaper") do Windows:

- Abrir o IrfanView e a imagem desejada
- Clicar em Opções - Options e apenas assinalar "Definir como papel de parede"
Pode-se escolher entre as opções: "Centralizado", "Esticado"e "Lado a lado"
- Clicar sobre a opção desejada.

A imagrm deve passar a ser o papel de parede do Windows.


Paint

Na versão 4.10 foi incluído um novo plugin, para edição, que não funciona em Windows 98.

Quando se está com uma imagem aberta, deve-se clicar no Menu "Editar" e em "Exibir Diálogo de pintura" ou na tecla [F12].

Surgirão, ao lado da figura , as opções do Paint:


1: Para selecionar.
2: (PaintBrush) Para desenhar a mão livre. Clicar e arrastar com o botão direito, usando a cor de fundo.(17)
Com o botão esquerdo usa-se a cor da frente (18).
3: (Borracha) Para apagar.
4: (Clone) + Tecla [CTRL]: aparece uma flecha. Clicar em [CTRL] e na figura e começar a desenhar
5: (Linha) Para desenhar linhas somente retas.
6: (Flecha) Para inserir flechas. Clicar com o botão direito, abre-se uma janela onde se pode escolher
pontas duplas ou simples, tamanho e espessura, ponta fechada ou aberta.
7: (Círculo) Para desenhar círculos e elipses. Clicar para criar o inicio do círculo e arrastar até o local em que se atinja o tamanho desejado.
8: (Retângulo) Para desenhar retângulos. Funciona como mencionado acima.
9: (Balde de tinta) Para colorir espaços que tenham uma cor só. Se clicar com o botão direito usa-se a cor de fundo.(17)
Com o botão esquerdo usa-se a cor da frente (18).
10: (Conta Gotas)Para "capturar" uma cor que não exista na barra de cores do Paint.
11: Para efetuar a rotação da imagem.
12: Permite escolher várias opções de formatos e cores para a caneta e o pincel:
13: Help de contexto
14: Dá informações gerais sobre o irfanPaint.
15: Permite escolher a largura da linha e dos contornos
16: Se o campo "Fill" não estiver selecionado as figuras terão só o contorno da cor desjada. Se estiver elas serão preeenchidas pela cor.
17: abrir a caixa de cores.

Se clicar em "Definir cores personalizadas" abre-se a lateral em que se pode escolher exatamente a cor desejada.
Na última coluna aparece o código RGB da cor escolhida:


Se desejar mais informações sobre


- instalação do IrfanView clique aqui.

- instalação da linguagem em português no IrfanView clique aqui.

- edição de imagens com o IrfanView clique aqui.

- plugins do IrfanView clique aqui.

- funções especiais do IrfanView clique aqui.


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Última alteração: 25 fev 2011