pcdicasHTML
Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels

A linguagem HTML

Sumário
Formatos .HTM e .HTML

HTML

HTTP
 HTTPS

 
Linguagem de Formatação
 

site

Na Internet todos podem disseminar informações. Tanto pessoas "importantes", como qualquer cidadão comum, pois todos contam com canais de distribuição para expor suas idéias.

Uma forma de se conseguir isso é criar e publicar páginas (home pages), que podem congregar diferentes tipos de arquivos: textos, imagens, sons e vídeos.

Quando se publica um "site" (uma página ou um conjunto delas) obtém-se uma URL, ou seja, um endereço, que ficará acessável pelo serviço WWW, e que permitirá sua visualização por pessoas no planeta todo.

Evidentemente, quando alguém acessa e visualiza também poderá copiar os arquivos que quiser. (Se desejar saber como gravar, no Firefox, clique aqui).


HTML

Para criar e publicar páginas é fundamental aprender algo sobre a linguagem HTML, que é simples e pode ser aprendida sem maiores dificuldades por usuários leigos, não sendo necessárias noções anteriores de programação.


O que acontece quando se digita um endereço na barra de endereços de um navegador?

Qualquer que seja o browser ( Internet Explorer, Firefox, Opera, ou...) ele procurará pelo site solicitado, fazendo um pedido a computadores especificos que estão espalhados pela internet, denominados servidores de DNS.

Eles tem uma base de dados que identificam exatamente qual é o computador onde está a informação, pois localizam o seu endereço IP. Após contatar essa máquina, o navegador lhe efetua o pedido de cópia dos arquivos para o computador onde a pessoa está.

Toda a comunicação entre os computadores é feita em texto corrido, basicamente usando a linguagem HTML. Essa sigla vem do inglês: Hiper Text Mark-up Language, e pode ser traduzida por Linguagem de Marcação de Hiper Texto.

HTML é uma linguagem de formatação que diz exatamente como o documento foi construído por seu autor. Por exemplo, especifica a posição e tamanho das figuras; o tipo, cor, e tamanho da fonte; a cor do fundo; o tamanho das margens, etc...

O navegador, ao ler o arquivo HTML, tem condições de reproduzir exatamente, no computador local, a página que está em outro computador.

Assim, essa linguagem é utilizada para criar arquivos que podem ser visualizados na World Wide Web, um dos serviços mais populares da Internet e por correio eletrônico, pois o HTML permite a criação de documentos que podem ser lidos em qualquer tipo de computador e transmitidos pela Internet e por mensagens eletrônicas.

Importantíssimo é mencionar que o HTML permite criar ligações entre arquivos. São os links, que possibilitam a navegação virtual, ou seja, ao serem clicados permitem acessar outro arquivo, o qual, evidentemente, pode estar no mesmo computador, ou não e pode ter qualquer natureza: texto, imagem, som, vídeo.

Aqui é importante lembrar que hipertexto denomina documentos que podem conter todo o tipo de informação: textos, fotos, animações, trechos de vídeo, sons e programas, além dos links, as ligações para outros arquivos.

A linguagem é descritiva e foi criada para ser lida em qualquer computador que tenha instalado um programa navegador (em inglês: browser) como Mozilla suíte, Firefox, Netscape, Internet explorer, Opera, Safari, Planet, entre outros).

Uma das principais características do HTML se reflete no fato de se um programa navegador não "entender" um determinado comando, este é ignorado e não é apresentado, não originando mensagem de erro e afetando minimamente o restante do documento.

Assim, resumidamente, quando se digita um endereço de um site, o navegador

contata o servidor de DNS e descobre onde está o computador que hospeda o site desejado,

envia o pedido de cópia do(s) arquivo(s) que está naquele endereço,

então, o servidor web analisa e trata o pedido e responde ao navegador com um arquivo de texto,

o navegador obedece o texto e constrói a página na tela do cliente,

a pessoa , em seu monitor, a página web solicitada.

Entretanto, como o HTML é uma linguagem descritiva, de formatação, nem sempre diferentes navegadores exibem a mesma apresentação em cada página. Ou seja, os detalhes codificados no HTML podem ser suficientes para um deles mas não suficientes para outro.

Assim, cada navegador poderá interpretar os dados de uma forma um pouco diferente. Portanto, quanto mais perfeitamente descrita a página for, maiores serão as chances do documento ser interpretado da mesma forma por diversos navegadores.


Linguagem de formatação

Diferentemente dos processadores de texto, a linguagem HTML não foi criada para controlar a aparência dos documentos.

O HTML apenas informa ao navegador o que são os elementos que estão na página, quais arquivos (imagens, sons) ela contém e onde eles estão. (Por exemplo, um certo trecho é identificado como o título principal do documento e outro trecho como um link).

Essa descrição é feita por meio de comandos, os tags, marcas especiais que determinam o papel de cada elemento dentro do texto e que permitem ao browser interpretar e exibir a página conforme ela foi concebida por seu autor(a).

Assim, a formatação do documento é deixada para o navegador. Portanto, cada programa pode exibir a página de um modo um pouco diferente (o que dificulta o trabalho de programação visual). Além disso, cada usuário pode modificar a configuração padrão de seu navegador para que o seu programa mostre o documento na fonte (tipo de letra) e nas cores que desejar.

Com o tempo a linguagem foi evoluindo com a introdução de novos tags e novos atributos de estilo. O HTML passou a exercer uma dupla função em relação ao conteúdo: exibir e estilizar, ou seja dar-lhe a aparência visual.


Para se criar documentos HTML pode-se usar qualquer editor de texto, pois basta que se salve um documento com o formato txt com a terminação htm ou html, para que ele possa ser aberto por qualquer navegador.

Entretanto , a linguagem HTML é estática, mas pode ser dinamizada por outras linguagens como

Javascript e CSS: são do tipo "client side", ou seja são interpretadas pelo browser no computador do cibernauta ou
PHP, asp, java: são interpretadas pelos servidores web

É importante notar que a maioria dos sistemas operacionais já vêm com um editor simples que cria documentos de tipo txt (Exemplo: bloco de notas - Notepad). Aqui convém notar que o Metapad tem algumas opções extras. O Kompozer já tem um editor incluído.


HTTP

HTTP significa HyperText Transfer Protocol, o que pode ser traduzido por Protocolo de Transferência de Hipertexto.

Assim, HTTP é o protocolo usado pelos computadores para a transmissão de dados na World Wide Web.

É importante lembrar que hipertexto é um texto que pode apresentar sons, vídeos, imagens e outras aplicações. Ou seja, os dados que podem ser transferidos podem ser de qualquer tipo.

Mas, o que realmente caracteriza o hipertexto é que pode possuir links, isto é, ligações para outros arquivos (textos, imagens, sons, vídeos). Assim, os links possibilitam a "navegação", tanto dentro de um arquivo, de um ponto para outro, ou entre arquivos diferentes, que podem estar em computadores também diferentes, e que podem estar localizados proximamente ou estar extremamente distantes no planeta.

Portanto, quando se digita um endereço na barra de endereços em um navegador ou, sempre que se clica sobre um link, o navegador realiza uma comunicação com um servidor da Web por meio do protocolo HTTP e possibilita tudo o que a Internet pode oferecer.



Páginas e sites

Quando se utiliza um navegador para visualizar um determinado endereço na Internet diz-se que "se acessa o site".

Assim, para acessar um endereço, tal como http://www.cultura.ufpa.br/dicas, deve-se digitá-lo no local apropriado (barra de endereços) na tela do programa navegador.

Isso implicará em que todos os arquivos contidos no endereço sejam copiados e posicionados no computador do usuário. Também são formatados como o autor concebeu e, finalmente, podem ser visualizados na tela do navegador.

Quando se acessa um "site", em geral entra-se pela página principal, onde é comum existir uma mensagem de boas vindas e uma espécie de índice, sumário, ou menu, no qual se pode clicar para chegar às demais páginas. Portanto:

documento é uma página (ou "home page", ou hp)
"site" pode ser constituído de 1 ou mais páginas


HTTPS


Alguns endereços começam com HTTPS.

O S significa seguro. Sob o protocolo HTTPS, a transferência de dados é feita de uma maneira mais segura, para evitar discrepâncias e interferências indesejadas. Assim, esse protocolo é geralmente utilizado para transações financeiras, comerciais ou bancárias "on line".

Para usar https certificados digitais são criptografados para garantir a sessão.

Quando se visita um websites com o prefixo no endereço https barras percebe-se que há ícones de segurança ou de bloqueio exibidos na barra de endereços. Os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer exibem um ícone que é um cadeado.

Assim, antes de efetuar uma transação financeira on liine, verifique se o Web site tem prefixo https na barra de endereço. Depois procure o ícone do cadeado para ter certeza que os dados serão criptografados digitalmente.

Lembre que é crescente o número de crimes na Internet e que no mundo virtual digital de transações, é difícil capturar ladrões e assaltantes. O melhor a fazer é se proteger.


Formatos .HTM e .HTML

As duas extensões identificam páginas para visualização na Internet e surgiram dos diferentes sistemas operacionais: a extensão HTML é característica do UNIX, enquanto que HTM é do DOS e WINDOWS.

Para evitar problemas, foi feita a junção e, para efeitos de compatibilidade, foram mantidas as duas extensões. Entretanto, se existirem 2 documentos com o mesmo nome, por exemplo, um arquivo chamado index.html e outro, index.htm, o servidor irá sempre apresentar o index.html.



Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
segue as regras da FDL (Free Documentation Licence),
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui.
Agradeço antecipadamente.

Deseja enviar essa página?


Se você usa um programa de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para abrir o programa.
Preencha o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo, clique aqui para saber mais).

Enviar página


Se você usa webmail copie o endereço abaixo

http://www.ufpa.br/dicas/htm/htm-intr.htm


Acesse a página do seu provedor. Abra uma nova mensagem.
Cole o endereço no campo de texto.
Preencha o endereço do destinatário.
E também pode acrescentar o que quiser.

Última alteração: 20 abr 2012