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Digitação e edição

Colar especial

Copiar e mover

Corrigir erros de digitação

Dicas de digitação

Fonte: maiúsculas, minúsculas, título, caixa alta

Impressão de textos
Inserção de número de páginas

Modos Inserção e Sobrescrito

Opções de impressão

Proteção de textos

Seleção de textos

Tabelas

Texto novo e texto pré-existente
Antes de iniciar a leitura desse texto certifique-se de conhecer bem o teclado do computador, clicando aqui.


Começando a digitar

O Writer sempre abre um documento denominado "Sem Título1", já com o cursor em seu topo. Quando o programa é aberto pode-se imediatamente começar a digitar um texto na parte vazia da tela.

Texto novo e texto pré-existente


Para criar um texto novo:

1. Clicar no menu com o mouse o menu Arquivo - Novo - "Documento de Texto" ou

2. Clicar no Atalho Novo e em "Documento de Texto" ou

3. Utilizar o atalho: [CTRL] N

Quando um novo documento é aberto no Writer, o ponto de inserção de texto (o local onde o cursor está piscando) aparece na parte superior da tela e posiciona o ponteiro de inserção, representado pela barra vertical na linha 1 e na coluna 1 da primeira página.

O modo de edição está ativo, ou seja, pode-se começar a digitar imediatamente.

Automaticamente o Writer desloca para a próxima linha a palavra que excede a margem direita. Assim, só se deve pressionar a tecla [Enter] quando desejar iniciar um novo parágrafo.


Para abrir um texto já existente:

1. Clicar no menu Arquivo - Abrir

2. Selecionar o drive (C:\, A:\, D:\ ...) onde se encontra o arquivo que deseja abrir e, se houver, na pasta e subpasta.

Então, selecionar o arquivo e clicar em "OK".

Para retornar para onde estava o ponto de inserção quando o documento foi fechado pela última vez, pressionar SHIFT+F5 assim que se abre o documento.


Modos Inserção e Sobrescrito


Quando se abre um arquivo pode-se querer alterar o texto existente o Writer é pré-definido para mover o texto existente para a direita quando se insere novos caracteres, ou seja, o texto novo será incluído no documento sem apagar o que já estava digitado.

No entanto, pode-se preferir usar a função sobrescrever (digitar por cima, apagando o texto antigo), assim o novo texto substituirá o texto existente, à medida que for digitado. Nesse caso pode-se alternar para o modo sobrescrever

dar um clique duplo sobre "Inserir" na Barra de Status ou

pressionar a tecla inserir Ins.


Seleção de textos


A seleção de trechos de um texto possibilita que muitas tarefas sejam feitas em apenas uma parte do texto, ou seja, pode-se selecionar uma palavra, uma frase, um ou mais parágrafos ou um texto inteiro e escolher uma função que agirá somente sobre a parte selecionada do texto, deixando o restante intacto.

Quando se seleciona algo percebe-se que a parte selecionada aparece em vídeo inverso (as cores de texto e fundo mudam).

Para selecionar uma palavra:

dar um duplo clique sobre ela. Para selecionar um bloco de texto contínuo (que pode incluir vários parágrafos): - estabelecer o ponto de inserção dando um clique no início do bloco de texto e, em seguida, manter pressionada a tecla [Shift] e mover o ponteiro do mouse até o final do bloco de texto e dar outro clique, ou

pressionar o botão do mouse e arrastar sobre o texto que desejar selecionar, movimentando o mouse para baixo. A seleção é destacada linha por linha.

Para selecionar o texto inteiro:

clicar sobre "Editar" e sobre "Selecionar tudo" ou
usar teclas de atalho [Ctrl] A

Portanto, para mudar a aparência dos caracteres manualmente deve-se marcar onde ela será feita, ou seja, é necessário antes de aplicar as mudanças selecionar o texto que se deseja alterar.

Portanto, primeiramente seleciona-se o que se deseja formatar e, depois, aplica-se a formatação desejada.


A aplicação de formatos exige que o texto ou célula já esteja selecionado



Como copiar e mover


Quando se deseja repetir uma parte do texto em outro ponto não é necessário digitar tudo novamente, pode-se usar as ferramentas copiar ou recortar e, depois, colar, sempre após selecionar o texto desejado.

Ou seja, recortar e copiar movem e copiam, respectivamente, o texto selecionado para a área de transferência do Windows (não visível), de onde o texto pode ser colocado em qualquer outro ponto, usando-se o comando colar.

Para mover ou copiar o texto, deve-se:

Para mover, usando os ícones na barra de funções
- selecionar o texto, clicar sobre o botão "Recortar", clicar no ponto onde se deseja colocar o texto e clicar no botão "Colar"

Para copiar, o procedimento é o mesmo, mas
- ao invés do botão "Recortar" usar o botão "Copiar".


Outro modo de mover e copiar é usar as teclas de atalho.

Pode-se usar o teclado para realizar estas tarefas (recortar, copiar, colar), usando teclas de atalho para estes comandos:


COPIAR:

COLAR:

word-copi [CTRL] C
word-copi [CTRL] V

RECORTAR:


word-copi [CTRL] X


DESFAZER:

REFAZER:

[CTRL] Z [CTRL] Y

É importante notar que somente o último texto movido para a área de transferência pode ser recuperado.


Colar especial


A função colar especial ( no Menu Editar ) permite copiar em situações especiais.

Exemplo:
Copiar uma tabela de uma página da internet para o Writer ou o Calc, mantendo a estrutura da tabela

(selecionar a tabela - clicar em [Ctrl] C - no Writer clicar em Editar - Colar especial - HTML...

Se dessejar informações sobre como salvar (gravar) um arquivo no Writer, clicar aqui.


Inserção de número de páginas


O Writer pode inserir o número nas páginas e imprimir esses números na posição desejada.

Primeiramente, cliqar em

Inserir - Cabeçalho - Padrão: se desejar que o número fique na posição superior, ou

Inserir - Rodapé - Padrão: se quiser que fique embaixo.

Aparecerá um retângulo. Clicar dentro dele e, no menu, clicar em:

Inserir - Campos - Número de páginas

Todas as páginas serão numeradas ordenadamente.

Após selecionar o número, pode-se formatá-lo como desejar: alinhado à esquerda, à direita, centralizado, com a fonte e o tamanho que se queira. Formata-se apenas um e todos os números de páginas serão trocados automaticamente.

Importante é notar que na inserção de campos, além de inserir números de páginas, pode-se também inserir hora, data e notas no texto.

Uma outra opção que facilita a numeração de páginas é instalar a extensão Pagination.


Se a numeração não deve aparecer no início do texto

Posicionar o cursor na última linha da folha anterior àquela em que vai aparecer a numeração.

Exemplo: se o texto tem 50 páginas e a numeração não deve aparecer nas primeiras 4 páginas, e surgir apenas na página 5:

Posicionar o cursor na última linha da folha 4.
(Notar que no canto inferior esquerdo da tela aparece Página 4 4/50, ou seja, está sendo exibida a página 4 e o texto possui 50 páginas).

Clicar em Inserir - Quebra Manual - Quebra de Página
No campo "Estilo" marcar a opção "Índice"
Marcar o campo "Alterar o número da página" e digitar o número correspondente à numeração desejada.

Pode-se digitar:
número 1, considerando-se que será a primeira página do trabalho,
número 5, se desejar seguir a sequência lógica do seu trabalho, ou escolher outra numeração.

Após selecionar a numeração da página é só clicar em OK.

Clicar em Inserir - Cabeçalho ou Rodapé - Todos

Aparecerá um retângulo. Clicar dentro dele e, no menu, clicar em:

Inserir - Campos - Número de páginas

Após selecionar o número, pode-se formatá-lo como desejar: alinhado à esquerda, à direita, centralizado, com a fonte e o tamanho que quiser. Formata-se apenas um e todos os números de páginas serão trocados automaticamente.


Proteção de textos


O Writer oferece várias maneiras de impedir alterações em documentos. Pode-se proteger um documento com uma senha:

- abrir o texto a ser protegido
- clicar no menu "Arquivo" e em "Salvar Como"
- marcar o campo antes de "Salvar com senha" e clicar em "Salvar"

Aparecerá a janela "Digitar senha"
Digitar uma senha no campo após "Senha"
Redigitar a senha, no campo após "Confirmar" e clicar em "OK".

Para alterar esta senha, no campo "Senha", selecionar a linha de asteriscos que representa a senha existente e digitar a nova senha. Para excluir a senha pressionar Delete.


Como corrigir erros de digitação


1. Usando a tecla BackSpace

É a tecla que está no canto superior direito do teclado principal.

Quando essa tecla é pressionada, o cursor move-se uma posição para a esquerda e apaga o caractere que ocupava aquela posição. Uma vez apagado o caractere incorreto, basta digitar o novo caractere.

2. Usando a tecla Delete


Pode ser encontrada no teclado numérico e no teclado intermediário.

Essa tecla apaga o caractere o caractere atual, ou seja, aquele que está na posição do cursor. Portanto é só é preciso mover o cursor até a posição do caractere incorreto (clicar ), pressionar Del e digitar o caractere correto.

3. Usando a opção "desfazer"


Se for cometido algum erro de digitação no Writer, a ação poderá ser desfeita clicando

no botão Voltar (Desfazer) ou
em "Editar" - primeira opção do menu ou
na opção de teclado [Ctrl] Z

Por exemplo: quando se apaga parte do texto digitado e se deseja voltar basta clicar no botão “Desfazer”. A última ação (apagar) será desfeita. Se continuar clicando no mesmo botão tudo o que se fez antes vai sendo desfeito, podendo-se excluir todo o texto digitado.

Também existe o botão refazer , ou opção de teclado [Ctrl] Y, que deve ser acionado quando se deseja refazer uma ação desfeita.


Dicas de digitação


Como mudar de parágrafo

Quando se está no final do parágrafo clicar na tecla [Enter]


Como mudar de página

Clicar no final do texto digitado. (Se houver espaço na página para inserir mais de 1 parágrafo).
Pressionar a tecla [CTRL] e clicar em [Enter].




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Última alteração: 10 jun 2012