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Tabelas

Alinhamento de conteúdo

Autoformatação

Barra suspensa

Como criar uma tabela
Como excluir elementos

Como inserir elementos

Como selecionar elementos

Definição e tipos

Definição e tipos


Basicamente, uma tabela é uma grade de linhas e colunas. Em cada intersecção há uma caixa que é denominada célula ou casela.






linha






coluna










célula

Uma característica importante a ser notada é que a tabela suporta qualquer tipo de conteúdo em suas células, desde texto até imagens, links, símbolos matemáticos, ... Pode-se, mesmo, inserir até outra tabela em uma célula.

Portanto, uma tabela é uma representação matricial, ou seja, em linhas e colunas, de praticamente tudo que se queira evidenciar (fatos, datas, quantidades, frequências ...).

Um outro uso de tabelas se refere à colocação de imagens em textos, em locais estratégicos e, mesmo em Cabeçalhos e Rodapés, pois torna o posicionamento de alguns objetos independente dos demais, Assim tabelas também auxiliam a para distribuir melhor os objetos em páginas ou telas.


Tipos de tabela

Uma tabela pode ser:

unidimensional: quando possui apenas colunas ou apenas linhas.
bidimensional: quando possui colunas e linhas. É o tipo mais comum.

É interessante notar que as tabelas têm a capacidade de resumir os dados e nos mostrar relações entre eles. Portanto, em pouco espaço nos expõe muita informação.

O número de colunas e linhas pode variar muito. Alguns exemplos:

. .
. .

2-2
. . .
. . .

3-2
. .
. .
. .
2-3
. . .
. . .
. . .
3-3 ...



Barra suspensa das tabelas


Uma barra suspensa, também chamada de Barra Contextual, que pode ser encaixada na parte superior da página, aparece normalmente quando o cursor está na tabela.

Ela contém os atalhos mais importantes para a modificação de tabelas. Basta repousar o mouse sobre cada atalho que aparecerá sua função.

Modo suspenso:

Modo encaixado:


O botão à esquerda, quase invisível, ajuda a trocar entre os dois modos. Basta clicar e carregar.


Se a barra não estiver visível

O aparecimento dessas (e de outras barras) pode ser ativado ou desativado, clicando-se em

"Exibir" - "Barra de ferramentas"

No submenu aberto deve-se marcar as barras que se deseja visualizar.


Como criar uma tabela

posicionar o cursor do mouse no local do texto onde se deseja inserír a tabela
na barra de ferramentas clicar sobre

- a opção "Tabela" - "Inserir" "Tabela" ou

- menu "Inserir" - "Tabela" ou

- no atalho ou

- em [Ctrl] e [F12]

Imediatamente aparecerá uma janela que permite configurar a tabela:


Nome - Sempre dar um nome preciso, que realmente diga o que existe na tabela.
Paralelamente, o nome da tabela ajuda em sua localização em textos extensos. É importante não utilizar nomes com espaço, para evitar problemas, caso seja necessário procurar pela tabela.

Colunas e Linhas - permitem definir o número de colunas e linhas que a tabela terá.

Título - Inclui "Repetir Título" e "As Primeiras __ Linhas"

 - Útil no caso de grandes tabelas que ocupam mais de uma página. 
 - O título e o número de linhas aqui definido será repetido no início de cada página.

Opção "Não Dividir Tabela" evita que a tabela seja "quebrada" em duas páginas. Deixará um espaço em branco e a tabela fluirá para a próxima página, Evidentemente, em tabelas maiores que uma página, essa opção deve dicar desabilitada.

Opção Borda - possibilita inserir bordas nas células da tabela. Depois elas podem ser formatadas normalmente.

Botão Autoformatar... - Abre uma janela com opções de formatação predefinidas, como se vê mais abaixo.

Após completar o que desejar, clicar em "OK".


Importante é notar que, para escolher o número de linhas e colunas, pode-se, também, clicar na seta do atalho .

Surgirá uma tela onde se deve assinalar com o mouse o número desejado de linhas e colunas.


No exemplo ao lado foi escolhida uma tabela com

3 colunas X 5 linhas.


Imediatamente será inserida uma tabela com o número de linhas e colunas assinalados.



Deve-se ressaltar que quando é inserida uma tabela vazia, o ponto de inserção é posicionado na primeira casela. Ali deve-se digitar o texto e pressionar "enter".

Para movimentar-se dentro da tabela, deve-se clicar dentro da célula para a qual se deseja ir ou usar o botão de tabulação.



Alinhamento de conteúdo

O conteúdo da tabela pode ser alinhado normalmente, como se faz como no texto, ou seja,

seleciona-se as caselas desejadas e
pode-se clicar em Formatar - Caractere ou
clicar nos atalhos de alinhamento da barra de ferramentas Formatação.



Como selecionar elementos


Pode-se também selecionar células, linhas, colunas ou a tabela inteira posicionando o ponto de inserção na tabela e clicando na
opção "Tabela" - "Selecionar" - "Tabela" ou "linhas" ou "colunas" ou "células".

Para selecionar uma linha inteira:
clicar sobre a borda da grade lateral. O cursor deve mudar de aparência.

Para selecionar toda uma coluna:
clicar sobre a borda da grade superior. A aparência do cursor deve se alterar. 


Como inserir elementos

Antes de inserir uma nova célula, linha ou coluna deve-se clicar em uma célula, linha ou coluna existente, próxima ao local onde se deseja incluir o novo elemento.


Então, clicar sobre a opção "Tabela" - "Inserir" "célula", "linha" ou "coluna".

Quando se utiliza os atalhos da barra Tabelas é importante considerar a posição em que o cursor está

inserir linha: será inserida 1 linha abaixo da linha
inserir coluna: será inserida 1 coluna à direita da coluna


Para acrescentar uma linha no final de uma tabela:
colocar o cursor na última célula e clicar em [TAB]. Automaticamente será incluída uma nova linha.


Como excluir elementos

Antes de excluir uma célula, linha ou coluna deve-se selecionar o elemento que se deseja excluir.


Então, clicar sobre a opção "Tabela" - "Excluir" "célula", "linha" ou "coluna".


AutoFormatação



É o uso de esquemas pré-definidos que possibilitam a formatação automática da tabela, formato numérico, alinhamentos, espaçamentos,...  já escolhidos.

Esses esquemas poupam muito trabalho, pois evitam a aplicação manual de vários escolhas  como:  formato numérico, alinhamentos, espaçamentos,... um por um, em separado.

Para usar a autoformatação, no menu "Tabela", clicar em "AutoFormatar"

Imediatamente surgirá uma janela que possibilita formatar a tabela de modo automático:



À esquerda há vários formatos disponíveis.

A pré-visualização do formato escolhido, no centro, mostra o aspecto que a tabela terá.

Assim, basta clicar sobre cada um e em "OK", e ele será imediatamente aplicado à tabela.

É importante notar que na parte inferior da tabela aparecem todas as opções que foram modificadas quando o esquema foi aplicado e que concordamos que sejam alteradas.

Manter ou não clicado cada um dos diversos campos permitirá escolher quais formatos serão efetivamente aplicados à tabela.

Por exemplo, se não for desejado que o conteúdo fique à direita em cada célula, é necessário retirar a marca presente na opção "Alinhamento".

É preciso esclarecer que, mesmo após aplicar um esquema da autoformatação, ele pode ser modificado em algum pormenor, alterando-o manualmente.


Botão Mais

Entretanto, em versões anteriores a janela que aparece não é apresentada inteira., quando se clica em menu "Tabela" e em "AutoFormatar".




É importante notar que na figura acima foi clicado o botão "Mais", que abriu a janela e mostrou todas as opções modificadas ao aplicar esse esquema.



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clicando no link ao lado com o botão direito do mouse.


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Última alteração: 20 abr 2013