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História de algumas suítes de escritório


Há muito anos ficou estabelcida a necessidade de um conjunto de programas destinado às tarefas de escritório, capaz de auxiliar empresas a executar muitas de suas atividades básicas.

Nessa suíte ficou clara a necessidade de vários editores - de textos, de planilha eletrônica e de apresentações - mas outros aplicativos foram sendo incluídos, como editor de páginas web, ferramenta para ilustrações ...

A empresa alemã "Star Division", em 1984, criou o código fonte do programa e passou a desenvolvê-lo, inicialmente como uma suite proprietária. Em 1999, quando o conjunto de aplicativos já estava na versão Star Office 5.2, a "Sun MicroSystems" adquiriu a "Star".

Em 19/07/2000 a "Sun Microsystems" anunciou que tinha a intenção de formar uma comunidade de desenvolvimento do programa e disponibilizou o código fonte do StarOffice sob as licenças LGPL e Sun Industry Standards Source License (SISSL).

O projeto foi denominado OpenOffice.org e seu site foi publicado em 13 de Outubro de 2000. A "Sun" então, tornou-se colaboradora e patrocinadora principal do recém lançado projeto.

Entretanto, várias organizações apoiaram o desenvolvimento como "Novell", "Red Hat", "Debian", "Intel" e "Mandriva". Também ONGs e agências governamentais deram seu auxílio. E, evidentemente, como acontece com os projetos livres, houve um enorme número de contribuições independentes de voluntários pelo mundo todo.

Em 1o de maio de 2002, a versão 1.0 do OpenOffice.org foi lançada, contando com os aplicativos Writer, Calc, Impress, Draw e Math. Inicialmente atendia as plataformas MS Windows, Linux e Solaris. Em 23 de junho de 2003 foi anunciada a versão para MacOS X.

Como em outros locais do mundo, no Brasil uma comunidade de voluntários passou a traduzir e adaptar o OpenOffice.org para o português falado em nosso país.

Em fevereiro de 2002, Cláudio Ferreira Filho assumiu a função de coordenação da tradução e a comunidade OpenOffice no Brasil foi constituída. Felizmente, muito além de cuidar só da tradução, o projeto OpenOffice.org.br passou a organizar e criar funcionalidades específicas para a versão brasileira.

O OpenOffice.org 1.1, lançado em 2 de setembro de 2003, melhorou a interação com extensões e incluiu a possibilidade de

salvar arquivos no formato multiplataforma PDF com apenas um clique,
de exportar apresentações para o tipo Flash (.SWF).

A partir da versão 1.1.5, a suíte passou a ter suporte para o formato ODF.

A versão beta do OpenOffice.org 2.0, anunciada em 4 de março de 2005, surgiu com vários melhoramentos e com melhor integração com a interface Gnome do ambiente Linux e já incluía assinatura digital. O padrão de arquivo XML OpenOffice.org foi substituído pelo padrão ISO / IEC OpenDocument Format ( ODF ).

Em 2 de setembro de 2005 a "Sun" retirou a licença SISSL, então, as futuras versões passaram a utilizar apenas a licença LGPL.

Em 20 de outubro de 2005 foi lançada a versão 2.0 incluindo mais um aplicativo, o Base. Várias atualizações foram aparecendo para corrigir bugs e, também, para introduzir novas características.

No Brasil uma microempresa de comércio de equipamentos e prestação de serviços de informática do Rio de Janeiro, a BWS Informática, que havia registrado a marca "Open Office", moveu um processo, sob a alegação de que o nome OpenOffice.org, embora não sendo exatamente igual, poderia causar confusão aos usuários. A solução foi alterar o nome do projeto brasileiro de OpenOffice.org.br para BrOffice.org.

Assim, em 25 de Janeiro de 2006 o OpenOffice.org apenas no Brasil passou a se chamar BrOffice.org. Aqui foi criada uma ONG, sendo seu primeiro presidente o próprio Cláudio Ferreira Filho.


Em 8 de maio de 2006 a OASIS estabeleceu que todos os aplicativos de escritório que geram arquivos de texto, planilha, apresentações, desenho e banco de dados devem gerar arquivos no padrão ISO/IEC 26300 - ODF - Open Document Format.

Em 13 de outubro de 2008, foi anunciada versão 3.0 com

recurso de importação, mas não de exportação, de documentos Office Open XML,
suporte para o novo formato de documentos ODF 1.2,
suporte melhorado de macros VBA e
com uma porta nativa para Mac OS X.

Em 21 de janeiro de 2010 a compra da "Sun" pela "Oracle" foi aprovada pelo órgão regulador antitruste da União Europeia.

Em 11 de fevereiro de 2010, o OpenOffice.org 3,2 foi lançado,

proporcionando maior rapidez na inicialização dos aplicativos Calc e Writer,
aprimoramento no editor de planilhas Calc,
com suporte a fontes Open Type,
melhorias no suporte ao OpenDocument Format (ODF) e a documentos do Microsoft Office Open XML

Entretanto, a empresa demonstrou pouco interesse no programa, pois

houve poucas atualizações durante o ano e
anunciou que estaria lançando um pacote similar baseado na nuvem, mas sob uma licença proprietária.

Assim, em 28 de setembro de 2010, um grupo de desenvolvedores decidiu se desvincular da Oracle. Foi criado um "fork", ou seja, uma continuação independente do OpenOffice.

O novo projeto foi denominado LibreOffice. Também foi criada uma fundação independente, a The Document Foundation.



A versão atual do pacote LibreOffice pode ser copiada gratuitamente aqui.

Uma outra mudança ocorrida na organização brasileira foi decisão de extinguir a ONG responsável pela manutenção do projeto até 05/2011, conforme assembleia realizada em 17/03/2011.

O que efetivamente mudou, na prática, foi apenas o nome da suíte, que manteve e melhorou as mesmas características das versões anteriores.

Entretanto, a Oracle, em 1° de junho de 2011,
doou a suite, as marcas e os domínios para a
Incubadora Apache.


Foi criado o site http://www.openoffice.org/:


O site Apache OpenOffice (Incubating) - http://incubator.apache.org/openofficeorg/ - foi criado em 13 de Junho de 2011 para acompanhar a transição.

Finalmente, após um longo trabalho de limpeza e otimização do código, em 8 de maio de 2012, foi anunciada a primeira versão trabalhada pela equipe: Apache OpenOffice™ 3.4.

O trabalho foi complicado pois a preocupação era garantir um código totalmente livre, que segue os fundamentos e princípios da licença Apache. A lista completa dos novos recursos, funções e melhorias está disponível em Notas de Lançamento.




Vídeo: Apache OpenOffice v3.4 is Ready for Takeoff!
http://www.youtube.com/watch?v=QQaZwDwf6tc (acessado em 10/mai/2012)
( Apache OpenOffice 3.4, the first release of OpenOffice under the governance of the A
pache Software Foundation, released - ready for flight ...
)


A versão atual do pacote Apache OpenOffice pode ser copiada gratuitamente aqui.

As extensões podem ser encontradas no SourceForge, em:

http://extensions.openoffice.org/

E os modelos em:

http://templates.openoffice.org/



Vídeo: New features in Apache OpenOffice 3.4
http://www.youtube.com/watch?v=gUKThYfZuzY (acessado em 10/mai/2012)
(Congratulations to Apache OpenOffice on their 3.4 release. Here's a few of the new features in this release.)

Como LibreOffice e Apache OpenOffice estão sendo desenvolvidos, a comunidade dispõe dos dois projetos. (topo)

Onde encontrar mais informação




Referências Bibliográficas
(topo)


Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
disponível sob FDL (Free Documentation Licence),
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
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Agradeço antecipadamente.

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Última alteração: 13 jun 2012