Para
visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels
História de algumas suítes de escritório
Há muito anos ficou estabelcida a necessidade de um conjunto de programas
destinado às tarefas de escritório,
capaz de auxiliar empresas a executar muitas de suas atividades
básicas.
Nessa suíte ficou clara a necessidade de vários editores - de
textos, de planilha eletrônica e de apresentações - mas outros
aplicativos foram sendo incluídos, como editor de páginas web,
ferramenta para
ilustrações ...
A empresa alemã "Star Division", em 1984, criou o código fonte
do
programa e passou a desenvolvê-lo, inicialmente como uma suite
proprietária. Em 1999,
quando o
conjunto de
aplicativos já estava na versão Star Office 5.2, a "Sun MicroSystems"
adquiriu a "Star".
Em 19/07/2000 a "Sun Microsystems" anunciou que tinha
a intenção
de formar
uma comunidade de desenvolvimento do programa e disponibilizou o código
fonte do StarOffice sob as licenças LGPL e Sun Industry Standards
Source License (SISSL).
O projeto foi denominado OpenOffice.org e seu site foi
publicado em 13 de Outubro de 2000. A "Sun" então,
tornou-se
colaboradora e patrocinadora principal do recém lançado projeto.
Entretanto, várias organizações apoiaram o desenvolvimento como
"Novell",
"Red Hat", "Debian",
"Intel" e "Mandriva". Também ONGs e agências governamentais deram seu
auxílio. E, evidentemente, como acontece com os projetos livres, houve
um enorme número de contribuições independentes de voluntários pelo
mundo todo.
Em 1o de maio de 2002, a versão 1.0 do
OpenOffice.org
foi lançada, contando com os aplicativos Writer, Calc,
Impress, Draw e
Math. Inicialmente atendia as plataformas MS Windows, Linux e
Solaris. Em 23 de junho de
2003 foi anunciada a versão para MacOS X.
Como em outros locais do mundo, no Brasil uma comunidade de
voluntários passou a traduzir e adaptar o OpenOffice.org para o
português falado em nosso país.
Em fevereiro de 2002, Cláudio Ferreira Filho assumiu a função
de coordenação da tradução e a comunidade OpenOffice no Brasil foi
constituída. Felizmente, muito além de cuidar só da tradução, o projeto
OpenOffice.org.br passou a organizar e criar funcionalidades
específicas para a versão brasileira.
O OpenOffice.org 1.1, lançado em 2 de setembro de 2003,
melhorou
a
interação com extensões e
incluiu a
possibilidade de
salvar
arquivos no formato
multiplataforma PDF
com apenas um clique,
de
exportar apresentações para o tipo Flash (.SWF).
A partir da versão 1.1.5, a suíte passou a ter suporte para o formato ODF.
A versão beta do OpenOffice.org 2.0, anunciada em 4 de março de 2005,
surgiu com vários melhoramentos e com melhor integração com a interface
Gnome do
ambiente Linux e
já incluía assinatura digital. O padrão de
arquivo XML OpenOffice.org foi substituído pelo padrão ISO / IEC
OpenDocument Format ( ODF
).
Em 2 de setembro de 2005 a "Sun" retirou a licença
SISSL,
então, as futuras versões passaram a utilizar apenas a licença LGPL.
Em 20 de outubro de 2005 foi lançada a versão 2.0 incluindo
mais
um aplicativo, o Base. Várias atualizações foram aparecendo
para
corrigir bugs e, também, para introduzir novas características.
No Brasil uma microempresa de comércio de equipamentos e
prestação
de serviços de informática do Rio de Janeiro, a BWS
Informática, que havia
registrado a marca "Open Office", moveu um processo, sob a alegação de
que o nome
OpenOffice.org, embora não sendo exatamente igual, poderia causar
confusão aos usuários. A solução foi alterar o nome do projeto
brasileiro de OpenOffice.org.br
para BrOffice.org.
Assim, em 25 de
Janeiro de 2006 o
OpenOffice.org apenas no Brasil passou a se chamar BrOffice.org.
Aqui foi criada
uma ONG,
sendo seu primeiro presidente o próprio Cláudio Ferreira Filho.
Em 8 de maio de 2006 a OASIS estabeleceu que todos os
aplicativos de
escritório que geram arquivos de texto, planilha, apresentações,
desenho e banco de dados devem gerar arquivos no padrão ISO/IEC 26300
- ODF - Open
Document Format.
Em 13 de outubro de 2008, foi anunciada versão 3.0 com
recurso
de
importação, mas não de exportação, de documentos Office Open XML,
suporte
para o novo formato de documentos ODF 1.2,
suporte
melhorado de macros
VBA e
com
uma porta nativa para Mac OS X.
Em 21 de janeiro de 2010 a compra da "Sun" pela "Oracle"
foi aprovada pelo órgão regulador antitruste da União Europeia.
Em 11 de fevereiro de 2010, o OpenOffice.org 3,2 foi lançado,
proporcionando maior rapidez na inicialização dos aplicativos Calc e
Writer,
aprimoramento no editor de planilhas Calc,
com
suporte a fontes Open Type,
melhorias no suporte ao OpenDocument Format (ODF) e a documentos do
Microsoft Office Open XML
Entretanto, a empresa demonstrou pouco interesse no programa, pois
houve
poucas atualizações durante o ano e
anunciou que estaria lançando um
pacote similar baseado na nuvem, mas sob uma licença proprietária.
Assim, em 28 de setembro de 2010, um grupo de
desenvolvedores
decidiu se desvincular da Oracle. Foi criado um "fork", ou
seja,
uma continuação
independente do
OpenOffice.
O novo projeto foi denominado LibreOffice. Também foi criada
uma fundação independente, a The Document Foundation.
A versão atual do pacote LibreOffice pode ser
copiada
gratuitamente aqui.
Uma outra mudança ocorrida na organização brasileira foi decisão de
extinguir a ONG responsável pela manutenção do projeto até
05/2011,
conforme assembleia realizada em 17/03/2011.
O que efetivamente mudou, na prática, foi apenas o nome da suíte,
que manteve e melhorou as mesmas características das versões anteriores.
Entretanto, a Oracle,
em 1° de junho de 2011,
doou a
suite, as marcas e os domínios para a
Incubadora Apache.
Finalmente, após um longo trabalho de limpeza e otimização do código,
em 8 de maio de 2012, foi anunciada a
primeira versão trabalhada pela equipe: Apache OpenOffice™ 3.4.
O trabalho foi
complicado pois a preocupação era garantir um código totalmente livre,
que segue os
fundamentos e princípios da licença Apache. A lista completa dos novos
recursos, funções e melhorias está
disponível em Notas
de Lançamento.
Vídeo:
Apache OpenOffice v3.4 is Ready for Takeoff! http://www.youtube.com/watch?v=QQaZwDwf6tc
(acessado
em 10/mai/2012)
( Apache OpenOffice 3.4, the first release of OpenOffice under
the
governance of the A
pache Software Foundation, released - ready for
flight ... )
A versão atual do pacote Apache OpenOffice pode ser
copiada
gratuitamente aqui.
As extensões podem ser encontradas no SourceForge, em:
Vídeo:
New features in Apache OpenOffice 3.4
http://www.youtube.com/watch?v=gUKThYfZuzY
(acessado
em 10/mai/2012)
(Congratulations to Apache OpenOffice on their 3.4 release.
Here's a few
of the new features in this release.)
Como LibreOffice e Apache OpenOffice estão sendo desenvolvidos, a
comunidade dispõe dos dois projetos. (topo)
Este "site", destinado
prioritariamente
aos alunos de Fátima Conti,
disponível sob FDL (Free Documentation Licence),
pretende auxiliar quem
esteja
começando a se interessar por internet,
computadores e programas,
estando em permanente construção.
Sugestões e
comentários
são bem vindos.
Se desejar colaborar,
clique
aqui.
Agradeço
antecipadamente.
Deseja enviar
essa página?
Se você usa um
programa
de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail
pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para
abrir o programa.
Preencha o endereço
do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo,
clique aqui
para
saber mais).
Acesse a página do seu provedor. Abra uma nova mensagem.
Cole o endereço no campo de texto.
Preencha o endereço do destinatário.
E também pode acrescentar o que quiser.