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Fontes

Caracteres especiais (Símbolos)

Digitalização das fontes
Primeiras fontes

Um pouco de história

Um pouco de história


Uma fonte é o conjunto de letras, números, pontuação e outros símbolos (matemáticos, por exemplo), que compõem um tipo de letra, caracterizado por uma determinada forma.

A primeira fonte foi projetada pelo ourives Johannes Gutenberg, por volta de 1440, que desenvolveu um sistema de impressão completo.

Aproveitando os tipos, pequenas peças de madeira ou metal com relevos de letras e símbolos inventadas pelos chineses, Gutenberg construiu a prensa de tipos móveis, um equipamento usado para impressão, que pressiona os tipos molhados com tinta, e transfere essa tinta para um papel ou um tecido, como um carimbo, podendo produzir várias cópias.


Tipos móveis justapostos Prensa de tipos móveis de 1811, exposta em Munique


A mecanização permitiu o aumento no volume da publicações, pois possibilitou a impressão em série, em um processode produção de impressos muito mais eficiente e confiável do que a cópia de manuscritos feita por copistas.

(Se desejar saber mais sobre Gutenberg e a importância da impressão clique aqui).


Primeiras fontes


Com o tempo, começou-se a utilizar outros estilos de letras como modelos para tipos de fontes.

Diferentes formas de letra foram criadas, de acordo com as necessidades técnicas de cada desenhista, originando a arte do "design" tipográfico.

Cada tipo passou a ser conhecido pelo nome que seu próprio criador lhe dava ( geralmente o seu próprio nome ). Entretanto, o tamanho total (denominado corpo) e o de suas partes eram totalmente arbitrários. Assim, as imprensas não podiam intercambiar material tipográfico entre elas.

Nicholas Jenson projetou a primeira fonte romana (ou regular) por volta de 1460. Era um tipo de fonte vertical, mais leve no desenho em comparação com o tipo blackletter de impressão alemã, que Gutenberg tinha usado.

No início dos anos 1500, Aldus Manutius e Francesco Griffo, desenvolveram a primeira fonte itálica. Como a escrita cursiva, as letras minúsculas foram inclinadas para a direita, ocupando menos espaço na página. Assim, os livros poderiam ter tamanho menor e ter um menor custo.

Em 1737 Pierre Simon Fournier publicou o "Manuel Typographique", em que definiu um sistema de proporções para a construção sistemática dos caracteres, que chamou duodecimal.

Em 1760 Francois Ambroise Didot propôs melhoras ao sistema de Fournier, começando a usar tipos em tamanhos constantes, chamados pelo número de pontos que media o corpo dos mesmos.

A altura do tipo foi fixada em 63 pontos fortes (chamados assim porque a altura exata oscila entre 63 pontos e 63 e meio, equivalentes a 23,688 mm).

Entretanto, o sistema Didot foi adotado em todas as fundições do mundo, exceto na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde o ponto tipográfico está baseado sobre a polegada inglesa, cuja equivalência com o sistema métrico é de 0,352 mm.

Resumindo, atualmente são utilizados dois sistemas de medidas tipográficas na imprensa clássica:

europeu, baseado no ponto de Didot (0,376 mm) e o cícero, formado por 12 pontos de Didot (4,512 mm)
anglo-saxão, cujas unidades são o ponto de Pica (0,351 mm) e a Pica, formada por 12 pontos de Pica (4,217 mm)

A escala comum de tamanhos de fontes é a seguinte:

6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 14, 16, 18, 20, 24, 28, 32, 36, 40, 48, 60, 72, 84, 96 


Digitalização das fontes


Entre os sistemas surgidos com o aparecimento dos computadores destaca-se o Adobe Postscript, lançado em 1985, dentro do programa de edição Page Maker.

Como unidade básica de medida utiliza o ponto de polegada (uma polegada tem 72 pontos, equivalente a 2,54 centímetros) e permite que o computador se comunique com as impressoras.

Entretanto, os monitores de computador utilizam como unidade de medida o pixel, definido como a menor unidade de informação visual que se pode apresentar em tela, a partir da qual se constrói as imagens.

Obviamente, o tamanho de um pixel não é absoluto, já que depende da resolução usada (um pixel sob a resolução 800x600 é maior que outro sob resolução 1024x768).

Assim, em trabalhos digitais também são utilizados dois sistemas de medidas tipográficas

Adobe Postscript, cuja unidade é o ponto de polegada (uns 0,352 mm). Uma polegada tem 72 pontos (2,54 centímetros).
Pixels, unidades dependentes da resolução de tela usada.

A Microsoft e a Apple não quiseram pagar direitos autorais à Adobe, especialmente por algo que poderia se tornar parte integrante de seus sistemas operacionais. Então, uniram-se, partindo para o desenvolvimento de uma fonte vetorial e para tecnologias próprias de impressão.

Finalmente, em março de 1991, a Apple acabou desenvolvendo a tecnologia True Type Font, que oferece aos desenvolvedores de fontes um nível mais alto de controle sobre como elas serão exibidas, até o nível do pixel, e em várias alturas de fontes. Paralelamente, pode incluir acentos e sinais gráficos. Esta primeira versão foi add-on, com 80K, para o sistema.

Então, fontes TrueType, como "Helvetica" e "Courier", foram incorporadas ao sistema operacional Mac. A Microsoft introduziu TrueType no Windows com a versão 3.1 no início de 1992.

Em parceira com a empresa Monotype, a Microsoft criou um conjunto de fontes TrueType de alta qualidade compatíveis com o núcleo de fontes que era incluído nos equipamentos de PostScript da época. Incluía fontes que são padrão no Windows até hoje: Times New Roman (compatível com Times Roman), Arial (compatível com Helvetica) e Courier New (compatível com Courier).

A Microsoft também desenvolveu uma tecnologia de "fonte inteligente" denominada TrueType Open, em 1994, posteriormente renomeada para OpenType, quando fundiu o suporte da tecnologia Adobe Type 1.

Na prática, cada fonte, ou seja, cada tipo de letra, corresponde a um ou mais arquivos, sendo que  o formato TTF (True Type Font), é um dos mais usados.

Alguns arquivos de fontes já vêm junto na própria instalação do Linux, mas outros podem ser adicionados.


Fontes com e sem serifas

Um dos sistemas de diferenciação de fontes é que elas podem ou não ter serifas.



Na tipografia, serifas são pequenos traços e prolongamentos que podem ser colocados no final das hastes de cada símbolo.

As famílias tipográficas são divididas em

com serifas e
sem serifas, sendo conhecidas como sans-serif (do francês "sem serifa"), também chamadas grotescas (do francês grotesque ou do alemão grotesk).

Durante a leitura, não lemos letras e números individualmente, mas as palavras, os números todos. Assim, como as letras serifadas parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, os tipos com serifa tendem a guiar o olhar por todo o texto.

Paralelamente, os tipos sem-serifa parecem mais "limpos" e, portanto, são mais usados em títulos e chamadas, pois valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os olhos ("chamando a atenção").


Caracteres especiais ( Símbolos )

Além de letras, números e marcas de pontuação exibidas no teclado, muitas fontes tem caracteres especiais, tais como marcadores e símbolos (por exemplo: ¼, @, ®, ¿ ) que podem ser inseridos no texto.



Como inserir um caractere especial

Nos programas editores de texto, em geral no menu "Formatar" ou no "Inserir" existe uma opção como "Caracteres Especiais" ou "Símbolos".

Em progrmas editores de texto:

Clicar no menu Inserir - Caractere especial


Aparecerá a janela "Caracteres Especiais" que exibe os símbolos disponíveis para uma certa fonte. Os tipos de fonte instaladas estarão acessíveis no primeiro campo.



Se o símbolo desejado não estiver presente nessa lista, selecionar uma fonte diferente no campo "Fonte", na parte superior, esquerda da janela e continuar procurando. O campo à direita também deve ser utilizado.

A janela "Caracteres Especiais" permanece aberta até que se pressione o botão "Cancelar" ou "Ok", permitindo o deslocamento para outras posições no documento e inserção de todos os símbolos que se deseja.

Selecionar o caracter desejado e clicar no botão "Ok".


Se o caracter desejado não estiver presente em nenhuma fonte instalada pode ser utilizada a tecla Alt e o código ASCII, como está explicitado aqui.



Outra forma inserir um caractere especial

Em sistemas GNU / Linux, combina-se as teclas Alt Gr e Shift com outros símbolos.


Eis alguns códigos de símbolos:

Teclas Pressionadas Caractere Gerado
Alt Gr + Shift + ? ¿
Alt Gr + Shift + ! ¡
Alt Gr + Shift + > ÷
Alt Gr + Shift + < ×
Alt Gr + Shift + } º
Alt Gr + Shift + { ¯
Alt Gr + Shift + ( ±
Alt Gr + Shift + $ ¼
Alt Gr + Shift + # ¾
Alt Gr + Shift + @ ½
Alt Gr + Shift + " ¬
Alt Gr + 1 ¹
Alt Gr + 2 ²
Alt Gr + 3 ³
Alt Gr + 4 £
Alt Gr + 5 ¢
Alt Gr + [ ª
Alt Gr + ] º
Alt Gr + / °
Tabela simplificada, feita a partir de
Special Characters in HTML
http://www.degraeve.com/reference/specialcharacters.php


Alguns endereços onde obter arquivos de fontes

Download free fonts
http://www.webpagepublicity.com/free-fonts.html


10.000 fontes gratuitas
http://betterfonts.com/

http://www.searchfreefonts.com/

http://www.fontsnthings.com/

http://www.fontface.com/

http://www.pcfonts.com/

http://www.getfonts.com/

http://www.rioarte.com/buscafonte ("site" de busca)

http://www.larabiefonts.com/index.html

http://thomas.simplenet.com/fonts/

http://acid.radicalweb.net/

http://www.flash.net/%7Efontahol/pc2mac.html

http://www.fontalicious.com/

http://www.fontsnthings.com/themes/fireice.html

http://www.acidfonts.com/a3.htm

http://www.vikimouse.com/fonts/index.htm

http://www.cyberspaceplace.com/dingbats.shtml

http://www.momscorner4kids.com/fonts/index.htm

http://www.codestyle.org/css/font-family/sampler-Mac.shtml    (topo)

Onde encontrar mais informação



| Referências Bibliográficas | Vídeos - Imagens | (topo)



Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,

disponível sob FDL (Free Documentation Licence),
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
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Última alteração: 28 mai 2013