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Fontes
Um pouco de história
Uma fonte é o conjunto de letras, números, pontuação e outros
símbolos (matemáticos, por exemplo), que compõem um tipo de letra,
caracterizado por uma determinada forma.
A primeira fonte foi projetada pelo ourives Johannes Gutenberg, por
volta de 1440, que desenvolveu um sistema de impressão completo.
Aproveitando os tipos, pequenas peças de madeira ou metal com
relevos de letras e símbolos inventadas pelos chineses, Gutenberg
construiu a prensa
de tipos móveis, um equipamento usado para impressão, que
pressiona os tipos molhados com tinta, e transfere essa tinta para
um papel ou um tecido, como um carimbo, podendo produzir várias
cópias.
|
|
Tipos
móveis justapostos |
Prensa
de tipos móveis de 1811, exposta em Munique |
A mecanização permitiu o aumento no volume da publicações, pois
possibilitou a impressão em série, em um processode
produção de impressos muito mais eficiente e confiável do que a
cópia de manuscritos feita por copistas.
(Se desejar saber mais sobre Gutenberg e a importância da
impressão clique aqui).
Primeiras fontes
Com o tempo, começou-se a utilizar outros estilos de letras
como modelos para tipos de fontes.
Diferentes formas de letra foram criadas, de acordo com as
necessidades técnicas de cada desenhista, originando a arte do
"design" tipográfico.
Cada tipo passou a ser conhecido pelo nome que seu próprio criador
lhe dava ( geralmente o seu próprio nome ). Entretanto, o tamanho
total (denominado corpo) e o de suas partes eram totalmente
arbitrários. Assim, as imprensas não podiam intercambiar material
tipográfico entre elas.
Nicholas Jenson projetou a primeira fonte romana (ou regular) por
volta de 1460. Era um tipo de fonte vertical, mais leve no desenho
em comparação com o tipo blackletter de impressão alemã, que
Gutenberg tinha usado.
No início dos anos 1500, Aldus Manutius e Francesco
Griffo, desenvolveram a primeira fonte itálica. Como a
escrita cursiva, as letras minúsculas foram inclinadas para a
direita, ocupando menos espaço na página. Assim, os livros poderiam
ter tamanho menor e ter um menor custo.
Em 1737 Pierre Simon Fournier publicou o "Manuel
Typographique", em que definiu um sistema de proporções
para a construção sistemática dos caracteres, que chamou duodecimal.
Em 1760 Francois Ambroise Didot propôs melhoras ao sistema
de Fournier, começando a usar tipos em tamanhos constantes,
chamados pelo número de pontos que media o corpo dos mesmos.
A altura do tipo foi fixada em 63 pontos fortes (chamados assim
porque a altura exata oscila entre 63 pontos e 63 e meio,
equivalentes a 23,688 mm).
Entretanto, o sistema Didot foi adotado em todas as fundições do
mundo, exceto na Inglaterra e nos Estados Unidos, onde o
ponto tipográfico está baseado sobre a polegada inglesa, cuja
equivalência com o sistema métrico é de 0,352 mm.
Resumindo, atualmente são utilizados dois sistemas de medidas
tipográficas na imprensa clássica:
europeu, baseado no ponto de Didot (0,376 mm) e o cícero, formado
por 12 pontos de Didot (4,512 mm)
anglo-saxão, cujas unidades são o ponto de Pica (0,351 mm) e a Pica,
formada por 12 pontos de Pica (4,217 mm)
A escala comum de tamanhos de fontes é a seguinte:
6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 14, 16, 18, 20, 24, 28, 32, 36, 40, 48, 60,
72, 84, 96
Digitalização das fontes
Entre os sistemas surgidos com o aparecimento dos computadores
destaca-se o Adobe Postscript, lançado em 1985, dentro do
programa de edição Page Maker.
Como unidade básica de medida utiliza o ponto de polegada (uma
polegada tem 72 pontos, equivalente a 2,54 centímetros) e permite
que o computador se comunique com as impressoras.
Entretanto, os monitores de computador utilizam como unidade de
medida o pixel, definido como a menor unidade de informação visual
que se pode apresentar em tela, a partir da qual se constrói as
imagens.
Obviamente, o tamanho de um pixel não é absoluto, já que depende da
resolução usada (um pixel sob a resolução 800x600 é maior que outro
sob resolução 1024x768).
Assim, em trabalhos digitais também são utilizados dois sistemas de
medidas tipográficas
Adobe Postscript, cuja unidade é o ponto de polegada (uns 0,352 mm).
Uma polegada tem 72 pontos (2,54 centímetros).
Pixels, unidades dependentes da resolução de tela usada.
A Microsoft e a Apple não quiseram pagar direitos
autorais à Adobe, especialmente por algo que
poderia se tornar parte integrante de seus sistemas operacionais.
Então, uniram-se, partindo para o desenvolvimento de uma fonte
vetorial e para tecnologias próprias de impressão.
Finalmente, em março de 1991, a Apple acabou desenvolvendo
a tecnologia True Type Font, que oferece aos
desenvolvedores de fontes um nível mais alto de controle sobre como
elas serão exibidas, até o nível do pixel, e em várias alturas de
fontes. Paralelamente, pode incluir acentos e sinais gráficos. Esta
primeira versão foi add-on, com 80K, para o sistema.
Então, fontes TrueType, como "Helvetica" e "Courier", foram
incorporadas ao sistema operacional Mac. A Microsoft introduziu
TrueType no Windows com a versão 3.1 no início de 1992.
Em parceira com a empresa Monotype, a Microsoft criou um conjunto de
fontes TrueType de alta qualidade compatíveis com o núcleo de fontes
que era incluído nos equipamentos de PostScript da época. Incluía
fontes que são padrão no Windows até hoje: Times New Roman
(compatível com Times Roman), Arial (compatível com Helvetica) e
Courier New (compatível com Courier).
A Microsoft também desenvolveu uma tecnologia de "fonte inteligente"
denominada TrueType Open, em 1994, posteriormente renomeada para
OpenType, quando fundiu o suporte da tecnologia Adobe Type 1.
Na prática, cada fonte, ou seja, cada tipo de letra,
corresponde a um ou mais arquivos, sendo que o formato TTF
(True Type Font), é um dos mais usados.
Alguns arquivos de fontes já vêm junto na própria instalação do
Linux, mas outros podem ser adicionados.
Fontes com e sem serifas
Um dos sistemas de diferenciação de fontes é que elas podem ou não
ter serifas.
Na tipografia, serifas são pequenos traços e
prolongamentos que podem ser colocados no final das hastes de cada
símbolo.
As famílias tipográficas são divididas em
com serifas e
sem serifas, sendo conhecidas como sans-serif (do francês
"sem serifa"), também chamadas grotescas (do francês grotesque ou do
alemão grotesk).
Durante a leitura, não lemos letras e números individualmente, mas
as palavras, os números todos. Assim, como as letras serifadas
parecem juntar-se devido aos seus prolongamentos, os tipos com
serifa tendem a guiar o olhar por todo o texto.
Paralelamente, os tipos sem-serifa parecem mais "limpos" e,
portanto, são mais usados em títulos e chamadas, pois valorizam cada
palavra individualmente e tendem a ter maior peso e presença para os
olhos ("chamando a atenção").
Caracteres especiais ( Símbolos )
Além de letras, números e marcas de pontuação exibidas no teclado,
muitas fontes tem caracteres especiais, tais como marcadores e
símbolos (por exemplo: ¼, @, ®, ¿ ) que podem ser inseridos no
texto.
Como inserir um caractere especial
Nos programas editores de texto, em geral no menu "Formatar" ou no
"Inserir" existe uma opção como "Caracteres Especiais" ou
"Símbolos".
Em progrmas editores de texto:
Clicar no menu Inserir -
Caractere especial
Aparecerá a janela "Caracteres Especiais" que exibe os
símbolos disponíveis para uma certa fonte. Os tipos de fonte
instaladas estarão acessíveis no primeiro campo.
Se o símbolo desejado não estiver
presente nessa lista, selecionar uma fonte diferente no campo
"Fonte", na parte superior, esquerda da janela e continuar
procurando. O campo à direita também deve ser utilizado.
A janela "Caracteres
Especiais" permanece aberta até que se pressione o botão
"Cancelar" ou "Ok", permitindo o deslocamento para outras posições
no documento e inserção de todos os símbolos que se deseja.
Selecionar o caracter desejado
e clicar no botão "Ok".
Se o caracter desejado não estiver presente em nenhuma
fonte instalada pode ser utilizada a tecla Alt e o código ASCII,
como está explicitado aqui.
Outra forma inserir um caractere especial
Em sistemas GNU / Linux, combina-se as teclas Alt
Gr e Shift com outros símbolos.
Eis alguns códigos de símbolos:
Teclas Pressionadas |
Caractere
Gerado |
Alt Gr + Shift + ? |
¿ |
Alt Gr + Shift + ! |
¡ |
Alt Gr + Shift + > |
÷ |
Alt Gr + Shift + < |
× |
Alt Gr + Shift + } |
º |
Alt Gr + Shift + { |
¯ |
Alt Gr + Shift + ( |
± |
Alt Gr + Shift + $ |
¼ |
Alt Gr + Shift + # |
¾ |
Alt Gr + Shift + @ |
½ |
Alt Gr + Shift + " |
¬ |
Alt Gr + 1 |
¹ |
Alt Gr + 2 |
² |
Alt Gr + 3 |
³ |
Alt Gr + 4 |
£ |
Alt Gr + 5 |
¢ |
Alt Gr + [ |
ª |
Alt Gr + ] |
º |
Alt Gr + / |
° |
Tabela simplificada, feita a partir de
Special Characters in HTML
http://www.degraeve.com/reference/specialcharacters.php
Alguns endereços onde obter arquivos de fontes
Download free fonts
http://www.webpagepublicity.com/free-fonts.html
10.000 fontes gratuitas
http://betterfonts.com/
http://www.searchfreefonts.com/
http://www.fontsnthings.com/
http://www.fontface.com/
http://www.pcfonts.com/
http://www.getfonts.com/
http://www.rioarte.com/buscafonte
("site" de busca)
http://www.larabiefonts.com/index.html
http://thomas.simplenet.com/fonts/
http://acid.radicalweb.net/
http://www.flash.net/%7Efontahol/pc2mac.html
http://www.fontalicious.com/
http://www.fontsnthings.com/themes/fireice.html
http://www.acidfonts.com/a3.htm
http://www.vikimouse.com/fonts/index.htm
http://www.cyberspaceplace.com/dingbats.shtml
http://www.momscorner4kids.com/fonts/index.htm
http://www.codestyle.org/css/font-family/sampler-Mac.shtml
(topo)
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| Referências
Bibliográficas | Vídeos
- Imagens | (topo)
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Última alteração: 28 mai 2013