1. Tu incluirás uma linha de assunto clara e específica.
2. Tu editarás todo texto citado, para que seja o mínimo necessário.
3. Tu lerás tua própria mensagem três vezes antes de enviá-la.
4. Tu deves ponderar como o destinatário poderá reagir à tua mensagem.
5. Tu deves checar a tua escrita e tua gramática.
6. Tu não deves praguejar, lançar flame, fazer hoax ou spam (*) ou usar "CAPS LOCKS" (maiúsculas).
7. Tu não deves dar forward (passar adiante, encaminhar) correntes e boatos.
8. Tu não deves usar e-mail para propósitos ilegais ou antiéticos.
9. Tu não deves confiar na privacidade do e-mail, especialmente no trabalho.
10. Quando em dúvida, salve tua mensagem à noite e releia à luz da aurora.
11. Tu
deves
fazer "quote"(**).
E, aqui está a regra de ouro,
no uso de E-Mail:
12. O que considerares odioso de receber, não
enviarás
aos outros.
(*)
É
importante lembrar que o reenvio indiscriminado de mensagens mentirosas
( Hoax
) deu origem a
verdadeiras lendas
urbanas.
Há
uma
listinha de outros procedimentos que se deve ter
em mente,
para
não
passar essas mentiras. Pra vê-la clique aqui.
(**) Ou seja, selecionar as partes interessantes de uma mensagem ("quote") e, na resposta, citar apenas essa parte, retirando tudo que não for interessante.