Um site de relacionamentos, ou rede social, ou comunidade,
permite reunir todos os conhecidos num só local e enviar mensagens
para todos ao mesmo tempo. Liga pessoas que se conhecem ou que
(ainda) não se encontraram.
Assim, as redes sociais tornaram-se extremamente populares nos
últimos anos. E os seus usuários as utilizam para se conectar com
pessoas que tenham interesses semelhantes.
Os sites mais frequentados, como Twitter, Facebook, ncluem pontos de
encontro de amigos, de profissionais de negócios, de fãs de
videogames, de adolescentes...
Em geral permitem criar páginas individuais, com perfis, usados
posteriormente para conexão com amigos.
A "teoria dos seis graus de separação" diz que um máximo de
seis (6) graus unem qualquer pessoa do planeta a qualquer outra é o
argumento principal desses sites. Ou seja:
................ grau1
......................... grau2
........................ grau3
........................ grau4
......................... grau5
.......................... grau6 ............... pessoa1 conhece pessoa2 que conhece pessoa3
que conhece pessoa4 que conhece pessoa5 que
conhece pessoa6 que conhece pessoa7
Assim, as pessoas são reunidas em páginas, em que as informações que
cada uma deu, sobre si mesma, estão disponíveis, e podem trocar
mensagens,links, figuras, textos, tentar fazer amigos, e frequentar
comunidades (semelhantes ao que ocorre em grupos, com lista de discussão por e-mail).
Esses sites também podem ser utilizados por empresas, já que ter e
manter organizada uma rede de relacionamentos qualificada é um fator
crítico de sucesso para muitas empresas e profissionais.
Entretanto, o controle dessas páginas fica com os próprios sites,
incluindo as vendas de publicidade.
Pode-se destacar aqui redes grandes como a MySpace que em
2006 já contava com mais de 100 milhões de usuários e o Facebook,
que já tem mais de 1 bilhão de usuários.
Utilização das redes sociais
Percebe-se nitidamente que está existindo concentração cada vez
maior das pessoas em poucars redes no planeta.
Em 2006
Imagem retirada de
http://www.oxyweb.co.uk/blog/socialnetworkmapoftheworld.php
Entretanto, essa situação estava muito alterada em outubro de 2011:
Com certeza as tecnologias digitais foram grandes catalisadores
estruturais para possibilitar a existência global de organizações
distribuídas e vem modificando completamente o cenário social,
além dos ambientes de negócios e de marketing.
Topologia de redes
As redes podem se organizar segundo três modos diferentes:
centralizadas: toda a
informação passa por um dos nós rede, o seu centro. Depois é
espalhasa para os demais nós. Um exemplo á a Televisão, no qual o
poder de controle e distribuição da informação é concentrado na
fonte emissora.
descentralizadas: tem vários
centros, com várias redes centralizadas conectadas entre si, na qual
vários nós centralizam e distribuem a informação. Muitas
organizações hierárquicas funcionam sob esse modelo (igreja,
governo, empresas...). No caso da Igreja Católica, existe um centro
maior, (Vaticano), que emite e recebe informação das paróquías que
reemitem informação para os receptores finais, as pessoas daquela
fé.
Rede distribuída e Rede centralizada
distribuídas:
Não existe centro. Qualquer receptor final pode ser, também, um
emissor e disseminar a informação para qualquer outro nó. Assim, o
poder e o controle são distribuídos pelos nós e a principal
característica é que ninguém é dono da rede. Não segue nenhuma das
estruturas hirárquicas criadas pelo homem até agora.
Nota: Os nós estão nos mesmos pontos, qualquer que seja
a rede.
O que determina o tipo da rede social é a dinâmica das conexões
entre os nós e a estrutura proporcionada por essa dinâmicas. Ou
seja, é o que acontece entre os nós da rede.
Nota-se que cada vez mais as tecnologias digitais vem permitiindo a
existência global de organizações distribuídas e vem modificando
completamente o cenário social mundial e também os negócios.
A implantalçao de redes distribuídas é a principal causa das
mudanças sociais que estamos presenciando e que afeta todas as áreas
de atauação humana, desde adistribuição do conecimento até os
negócios.
Uma pergunta importante:
A quem interessa que a internet siga, cada vez mais, o
modelo de redes distribuídas?
A quem interessa o contrário?
Mídias sociais
Portanto, as mídias sociais são ambientes virtuais em que as pessoas
produzem e compartilham conteúdo, como texto, fotos e vídeos. Muitas
veses é possível manter diálogo público, por meio dos comentários,
ou privado, utilizando mensagens.
Como vários formatos
de arquivos podem ser compartilhados diferentes sites fazem
parte dessas mídias: Diaspora, Facebook, Flickr, Ning, Scribd, Slideshare, Twitter, Vimeo, Wikipedia, YouTube, além de RSS
Readers, widgets e outros.
Todos elas se sustentam por contúdo gerado pelo usuário - UGC
(User Generated Content), mas seus serviços variam muito. Assim,
suas aplicações também podem variar.
Por exemplo, o Flickr é conhecido pela veiculação de fotos,
já o YouTube disponibiliza vídeos.O Ning permite
a criação de redes, com chat, blogs e vários recursos. Os sites de
relacionamento possibilitam conversação . Redes como o Twitter
permitem diálogos tanto quanto veiculação de mensagens que suportam
comentários.
Cadastro
Para se cadastrar é necessário ter um endereço de email válido. Depois, tudo é
liberado: o participante pode usar o nome e a foto que desejar. E,
evidentemente, pode mentir sobre suas informações
pessoais.
Surgirá uma série de cadastros para preencher. Neles pode-se
descrever preferências, indicar o ramo de atividade e destacar qual
é o interesse real no serviço: namoro, amizade ou negócios.
Também é possível efetuar o upload de
uma foto, ou figura. Muitas veses pode-se criar álbuns
dentro do perfil.
Contatos
Depois de preenchido o cadastro, é hora de começar a montar a sua
rede, procurando seus amigos.
Pode haver uma opção ssemelhante a "add friends" em que se pode
indicar amigos e convidá-los para entrar.
Para procurar pessoas que já estão cadastradas pode haver uma opção
como "search", escrever o nome de quem deseja encontrar e o serviço
o procurará.
Vídeo: A Revolução da Mídia Social (legendado) / Social
Media Revolution
http://www.youtube.com/watch?v=9-HHiHzL-cI
(acessado em 31/10/2009)
(Mídias sociais são ferramentas online projetadas para permitir a
interação social a partir do compartilhamento e da criação
colaborativa de informação nos mais diversos formatos. Elas abrangem
diversas atividades que integram tecnologia, interação social e a
construção de palavras, fotos, vídeos e áudios. Esta interação e a
maneira na qual a informação é apresentada dependem nas várias
perspectivas da pessoa que compartilhou o conteúdo, visto que este é
parte de sua história e entendimento de mundo.)
Diaspora
Quatro estudantes de ciência da computação na New York University, Max
Salzberg, Grippi Dan, Ilya Zhitomirskiy e
Raphael Sofaer. criaram em 15 de setembro de 2010, a rede
social Diaspora, tendo conseguido, em 39 dias, mais de 200.000
dólares em um serviço de financiamento coletivo, o KickStarter, o
maior site de crowdfunding do mundo,
Vários problemas técnicos, incluindo uma série de falhas de
segurança, foram encontrados por revisores independentes.
Embora estes erros não tenham dado muita credibilidade ao projeto, a
transparência com que os desenvolvedores trataram o caso e
disponibilizaram seus códigos para terceiros ajudou os criadores a
corrigir e melhorar diversos tipos de problemas.
Entretanto, em 12 de novembro, Ilya Zhitomirskiy foi encontrado
morto. A comunidade open-source assumiu o projeto em agosto, Mas,
apesar das tentativas de reinventá-lo, ainda permanece em versão
Alpha.
O objetivo do Diaspora é ser uma rede social open source com arquitetura distribuída. Ou seja, é algo
totalmente contra o monopólio social digital. Os computadores se
conectam diretamente sem passar por um servidor central. Como
o gerenciamento dessas conexões é efetuado por um servidor
decentralizado, os computadores "conversando" entre si, sem nenhuma
interferência de nada, em um ambiente privado. A missão é tão
ambiciosa, que aparenta até o momento ser uma total integração para
não haver monopólio social digital.
Portanto, a rede social surgiu como resposta à falta de privacidade,
Inicialmente, Diaspora começou a distribuir convites para algumas
pessoas se unirem à rede social, as pessoas que contribuíram
financeiramente com o projeto. Os primeiros participantes puderam
convidar seus amigos e, aos poucos, os desenvolvedores estão abrindo
o serviço para mais e mais pessoas.
Atualmente foram encerradas as subscrições no servidor
internacional. Mas qualquer outro servidor, ou “pod”, pode ser
utilizado.
Como o Diaspora é descentralizado quando nos inscrevemos fazemos um
cadastro em um dos chamados “pod”. Pods são as diversas instalações
do diaspora. E, na rede, todos falamos com todos.
O site permite, como o Twitter e o
Facebook, a utilização de hashtags, compartilhar e curtir.
Entretanto, o Diaspora propõe uma não exclusão de ninguém na web,
possibilitando a conexão com usuários as redes já citadas e de
outras, como o Tumblr, ,.. Assim, pode-se:
enviar de mensagens e textos
curtos com fotos.
compartilhar e comentar as mensagens
individualmente, assim como enviar mensagens, a partir da página
inicial para que todos os contatos vejam.
Uma mensagem pode também ser publicada em
outras contas como Twitter e Facebook, caso o usuário queira.
Dá mais atenção para os grupos de contatos,
que podem ganhar diversos filtros de privacidade.
Diaspora Br
Nossa privacidade deve estar em primeiro lugar
na Internet.
Temos que poder usar todos os recursos sem sermos espionados.
Mas como garantir isso, se a grande rede está cada vez mais
centralizada em poucos programas e algumas redes sociais que
arrebanham bilhões de pessoas?
Só ajuntando várias características importantes. A rede precisa
ser:
Livre. Federada. Distribuída. Encriptada. Conectada a outras
redes sociais. Sem “Data mining”.
Felizmente agora podemos utilizar as sociais a partir do pod
brasileiro da rede Diaspora
Federada:
o serviço é dividido entre muitos servidores em todo o planeta,
que se comunicam por meio de um mesmo protocolo encriptado.
É importante lembrar que que a maioria das redes sociais está
hospedadas em servidores centralizados pertencentes e mantidos
por uma empresa. Neles estão armazenados todos os dados
particulares de seus usuários. Estas informações podem ser
perdidas ou roubadas. A vigilância governamental é muito fácil
pois só depende de um acordo com uma empresa.
Qualquer problema nos servidores centrais pode
deixar a rede muito lenta ou, até, fora do ar.
Distribuída
A topologia não é só descentralizada. É distribuída.
Não existe um centro na rede. Qualquer receptor final pode ser,
também, um emissor e disseminar a informação para qualquer outro
nó. Assim, o poder e o controle são distribuídos pelos nós e a
principal característica é que ninguém é dono da rede. E
qualquer pessoa pode ter o seu servidor, se achar mais
conveniente ou pode escolher um funcional que o(a) atenda.
Conectada
Permite conexão com outras redes sociais. Assim, é possível enviar mensagens para o Twitter e o
Facebook. A conexão acontece em escala global. Podemos
nos relacionar com pessoas do mundo todo e de qualquer outro
servidor Diaspora.
Sem “mineração de dados”
"Data mining" é o processo de explorar grandes quantidades de
dados à procura de padrões consistentes. Nos servidores da
DiasporaBR não há nenhum tipo de análise, cruzamento ou
perfilamento de dados. Nenhum hábito ou gosto é registrado.
Os dados pessoais não são utilizados para nenhuma outra
finalidade que não seja permitir a conexão e o compartilhamento
entre as pessoas que estão nessa rede.
Facebook é um site ( http://www.facebook.com ) e
serviço de rede social, com topologia
centralizada, lançado em 4 de fevereiro de 2004, operado e de
propriedade privada da Facebook Inc. Foi criado por 4 alunos da
Universidade de Harvard: Mark Zuckerberg, Eduardo Saverin, Dustin
Moskovitz e Chris Hughes.
O nome do serviço provém do nome coloquial do livro dado aos alunos
no início do ano letivo por algumas administrações universitárias
nos EUA que ajuda os alunos a se conhecerem.
Inicialmente a rede era limitada pelos fundadores aos estudantes de
Harvard, e foi sendo expandida para outras faculdades na área de
Boston, da Ivy League e da Universidade de Stanford, depois para
estudantes do ensino médio e, finalmente, para qualquer pessoa com
13 anos ou mais de idade,
Como explicitado anteriormente, os usuários
devem se registrar antes de utilizar o site.
Depois, podem criar um perfil pessoal, adicionar outros usuários
como amigos e trocar mensagens, incluindo notificações automáticas
quando atualizarem o seu perfil. Além disso, os usuários podem
participar de grupos de interesse comum de outros utilizadores,
organizados por escola, trabalho ou faculdade, ou outras
características, e categorizar seus amigos.
Um estudo de janeiro de 2009 do Compete.com classificou o Facebook
como a rede social mais utilizada em todo o mundo por usuários
ativos mensais, como se vê ao comparar as figuras do início desse
texto ( aqui e aqui
).
Em 4 de outubro de 2012 o Facebook atingiu a marca de 1 bilhão
de usuários ativos.
Entretanto, conforme relatou Edward Snowden,
nove das grandes corporações e serviços de Internet participam do
programa de vigilância eletrônica, mantido pela agência de segurança
nacional (NSA) dos EUA desde 2007. São elas: Microsoft, Google,
Facebook, Yahoo!, Apple, YouTube, AOL, Paltalk e Skype.
Ou seja, todos os dado inseridos pellos usuários desses sites /
serviços constituem a fonte primária de vigilância utilizada nos
relatórios de análise da NSA.
( Created by: http://www.socialdon.com - Social media, no doubt, is
a very contagious phenomenon. With a conspicuous number of users
worldwide, facebook is giving new meanings to life everywhere. Check
out this video to find out more stunning facts and figures about it.
Publicado em 19/11/2012 ).
Twitter
É uma rede de relacionamentos criada em 2006 por Jack Dorsey,
que possbilita aos usuários enviar e receber "tweets",
textos com até 140 caracteres, utlizando o website do serviço, SMS ou por
programas específicos de gerenciamento.
O serviço é gratuito pela internet, mas, usando o recurso de SMS
pode ocorrer cobrança pela operadora telefônica.
As mensagens contém flashes do que a pessoa está fazendo no momento
ou o que ela deseja em que se preste atenção. Enviadas por empresas,
passam a ser um instrumento publictário e de apoio de vendas.
Os textos enviados são exibidos em tempo real no perfil do usuário e
também enviados a outros usuários, seus seguidores, isto é, que
tenham assinado para recebê-los.
Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima
Conti,
segue as regras da FDL (Free Documentation Licence),
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por
internet,
computadores e programas, estando em permanente construção.
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