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Cores

Códigos das cores

Cor: fenômeno ótico

Cor-Luz e Cor-Pigmento

Cores complementares

Cores do espectro visível
Imagens negativas

Mapa de cores

Primárias, Secundárias e Terciárias


Sistemas RGB e CMY


"Temperatura" das cores



Cor: fenômeno ótico

Esse fenômeno é provocado pela ação de um feixe de fótons sobre células especializadas da retina, as quais transmitem impressões para o sistema nervoso, permitindo diferenciar os objetos do espaço com maior precisão.

Deve-se observar que:

o branco, é a ausência total de cor, ou seja, é a luz pura e
o preto, é a ausência total de luz, ou seja é a não reflexão de cores.

Portanto, a cor resulta da existência da luz. E branco e preto não são cores, mas características da luz, que convencionamos chamar de cor. Na ausência de luz não há cores, existe apenas o preto. Em 1676 o físico inglês Isaac Newton demonstrou, utilizando um prisma de três faces, que a luz branca podia ser decomposta em 7 cores: violeta, azul, ciano, verde, amarelo, laranja, e vermelho. Na natureza essa decomposição origina o arco-íris. Ao incidir nas gotas de água da chuva, os raios da luz solar que atravessa sob as nuvens se decompõem nas várias cores.

A luz do sol contém vários tipos de radiação que constituem o espectro eletromagnético, sendo que cada comprimento de onda corresponde a um tipo de radiação.

A cor é relacionada com esses diferentes comprimento de onda do espectro eletromagnético, do qual apenas uma parte, o espectro visível, pode ser percebida como uma sensação, pelas pessoas e por alguns animais, por meio dos órgãos de visão. Essa faixa varia entre 380 e 750 nanômetros.

Ondas mais curtas compõem o ultravioleta, os raios-X e os raios gama. Ondas mais longas contêm o infravermelho, o calor, as microondas e as ondas de rádio e televisão.


Cores do espectro visível


Considerando as cores como luz, a cor branca resulta da sobreposição de todas as cores, enquanto o preto é a ausência de luz.
 
Espectro visível


Cor Comprimento de onda
(nm)
Freqüência
(THz)
violeta ~ 380-440 ~ 790-680
azul ~ 440-485 ~ 680-620
ciano ~ 485-500 ~ 620-600
verde ~ 500-565 ~ 600-530
amarelo ~ 565-590 ~ 530-510
laranja ~ 590-625 ~ 510-480
vermelho ~ 625-740 ~ 625-740

A cor de um objeto é determinada pela média de freqüência dos pacotes de onda refletidos por suas moléculas, quando a chamada luz branca incide nesse objeto.

Portanto, um corpo terá determinada cor se não absorver os raios correspondentes à freqüência daquela cor.

Convém ressaltar que podemos:

ver o que nos rodeia porque os corpos refletem a luz que os ilumina, sendo que a cor que enxergamos é a luz refletida por um corpo,
distinguir os corpos por terem a capacidade de refletir a luz de modo diferente.


Cor-Luz e Cor-Pigmento


Deve-se distinguir duas linhas de pensamento: a cor-luz e a cor-pigmento. Mas, pensar em cor sem falar de luz é impossível, mesmo quando se trata da cor-pigmento, pois a luz é imprescindível para a percepção da cor.

A cor-luz origina-se diretamente de corpos luminosos. Exemplos: luz do sol, das estrelas, de lâmpadas, de monitores (de computador)...

A cor-pigmento é a luz refletida pelo corpo, fazendo com que o olho humano perceba esse estímulo como cor.

Assim, a pintura e as outras artes plásticas baseiam-se na cor-pigmento. Já a fotografia, o cinema, a televisão e a arte eletrônica baseiam-se na cor-luz.


Cores Primárias, Secundárias e Terciárias


Cor primária é uma cor que não pode ser decomposta em outras cores. E nunca é obtida a partir da mistura de outras cores.

Entretanto, as cores primárias não são uma propriedade da luz, mas um conceito biológico, baseado na resposta fisiológica do olho humano à luz.

O olho humano normal possui três tipos de receptores, chamados cones.

Há três tipos de cones, que respondem a comprimentos de onda diferentes: vermelha e laranja, verde e amarelo e azul e violeta. O primeiro tipo é denominado R (red), o segundo G (green) e o último B (blue). Eles originaram o sistema RGB - Red, Green, Blue (Vermelho, Verde, Azul).

A retina apresenta os cones distribuídos de forma irregular: 94% são do tipo R e G, e só 6% são do tipo B. A presença do terceiro cone é uma característica dos primatas, ao qual pertence a espécie humana. A maioria dos mamíferos só possui dois cones.

O terceiro cone que desenvolvemos, além de mais informação sobre cores, nos dá uma melhoria na percepção de contrastes, gerando uma vantagem na competição por alimentos e na vida nas copas das árvores.

As cores vermelho, verde e azul são consideradas cores primárias em fontes de luz, pois cada uma delas pode estimular os cones de forma praticamente independente, proporcionando uma ampla gama de cores.

Note-se que outras espécies de animais possuem quatro cones, como muitas aves e marsupiais, o que lhes possibilita ver freqüências de cor que são invisíveis ao olho humano, na faixa do ultravioleta. A maioria dos mamíferos, entretanto, têm somente dois receptores. Assim, para eles, só há duas cores primárias.

Entretanto, tradicionalmente, nas artes plásticas usa-se o sistema RYB, que leva em conta os pigmentos existentes. Nesse sistema o Vermelho, o Azul e o Amarelo são tratados como cores primárias.

Mas, é uma definição errônea pois, em se tratando de pigmentos, o sistema correto é o CMY, em que as cores primárias são Ciano, Magenta e Amarelo. Mas, como os pigmentos de cor ciano e magenta são raros na natureza, eles são substituídos respectivamente pelo azul e pelo vermelho nas artes plásticas.

A teoria das cores diz que misturando cores primárias, pode-se obter qualquer cor. (Lembrar que para cor-luz as cores primárias são vermelho, verde e azul e para cor-pigmento são vermelho, amarelo e azul).


Quando duas cores primárias são mescladas, em partes iguais, duas a duas, elas geram outras 3 cores: ciano, magenta e amarelo, chamadas de cores secundárias.

No sistema RYB, que emprega a teoria das cores de Leonardo da Vinci, as cores secundárias são formadas por:

- Verde - azul e amarelo
- Laranja - amarelo e vermelho
- Violeta - azul e vermelho

Como o sistema RYB não representa de fato todas as cores perceptíveis pelo olho humano atualmente considera-se dois casos de classificação de cores: o aditivo (ou luminoso) e o subtrativo (ou refletivo).

As cores primárias de um caso são secundárias do outro, e vice-versa.

No caso aditivo (no sistema RGB, usado em fontes de luz), as cores secundárias são formadas por:

- Ciano - azul e verde
- Magenta - azul e vermelho
- Amarelo - vermelho e verde

No caso subtrativo (sistema CMY, usado em impressão gráfica), as cores secundárias são formadas por:

- Vermelho - magenta e amarelo
- Verde - ciano e amarelo
- Azul - ciano e magenta

Nos dois sistemas, existem também as cores terciárias que são o resultado de misturas de cores secundárias com cores primárias.


Sistemas RGB e CMY

RGB (Red Green Blue) é o sistema da cor-luz, CMY (Cyan Magenta Yelow) é o sistema da cor-pigmento.

No sistema RGB as cores primárias são vermelho, verde e azul e as secundárias são ciano, magenta e amarelo. A junção de todas as cores-luz resulta na luz branca.

primárias         secundárias


Já no sistema CMY as cores primárias são ciano, magenta e amarelo e as secundárias, vermelho, azul e verde. A junção de todas as cores-pigmento resulta na cor preta.

O sistema CMYK é usado pela indústria Gráfica em vários processo de impressão. Usa o preto (Black, K) e as cores do CMY.


Cor terciária é uma cor composta por uma primária e uma secundária.

As cores são sempre as mesmas, e com as mesmas combinações. Independem de o caso ser aditivo (luminoso) ou subtrativo (refletor):

- Laranja: Vermelho e Amarelo
- Oliva: Verde e Amarelo
- Turquesa: Verde e Ciano
- Celeste: Azul e Ciano
- Violeta: Azul e Magenta
- Cor de rosa: Vermelho e Magenta


Cores complementares

Duas cores são denominadas complementares se, quando, ao serem mescladas, produzem o preto, o branco ou alguma graduação de cinza.

Nos sistemas de cores mais perceptíveis, o branco está no centro do espectro e as cores complementares se situam uma ao lado oposto da outra.

Uma cor primária sempre terá uma cor secundária como complementar e vice-versa, sendo sempre contrastantes.

A cor secundária complementar de uma cor primária é aquela formada pelas outras duas cores primárias. Cores terciárias sempre têm outra cor terciária como complementar.

A cores complementares são as que mais diferem umas das outras, pois a secundária não possui sua cor primária complementar.

Nos sistemas RGB e CMY, as primárias de um sistema são secundárias do outro e vice-versa. Desta maneira, afirma-se que são complementares os seguintes pares de cores:

- Vermelho e Ciano
- Verde e Magenta
- Azul e Amarelo



Imagens negativas


Quando alguém fixa os olhos em uma cor única por um período de tempo (30 segundos até um minuto são suficientes) e, imediatamente olha para uma superfície branca, uma imagem com a cor complementar vai aparecer.

Isto ocorre porque os fotorreceptores de uma cor na retina são fatigados, perdendo a habilidade de enviar informação ao cérebro. Quando a luz branca é vista, as porções daquela cor incidente no olho não são transmitidas eficientemente como as outras cores. O resultado é a ilusão de ver a cor complementar. Quando os receptores permanecem em repouso por algum tempo, a ilusão desaparece.

Se desejar ver um exemplo desse fenômeno clique aqui.

Mapa de cores


Cada cor é sempre a intermediária entre as duas vizinhas. Em posição diametralmente opostas estão as cores complementares.





Cores análogas

São vizinhas no Círculo das Cores. São análogas porque há nelas uma mesma cor básica. Exemplo: ciano e azul celeste.

Elas criam sensação de uniformidade e, muitas vezes, elegância, mas podem tornar-se monótonas.


"Temperatura" das cores

As cores tem capacidade de parecer quentes ou frias.

Quando se olha o mapa de cores isso fica claro. Algumas cores transmitem a sensação de calor e outras a sensação de frio.

Do lado direito estão os azuis, verdes e roxos. São cores frias, que transmitem sensação de tranquilidade e recolhimento. São cores associadas à época do inverno.

Já no lado esquerdo estão o amarelo, vermelho e laranja, que são cores quentes, vibrantes. São cores associadas à época do verão.

As cores quentes são consideradas excitantes e as cores frias calmantes.


Cores neutras
São aquelas onde não há predomínio de tonalidades quentes ou frias. Em geral tem pouca reflexividade de luz. Exemplos: tons de preto, branco, cinza, marrom e bege.




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Última alteração: 20 abr 2012