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Índices e sumários

Apresentação

Como atualizar

Como editar / excluir

Criação automatica de índices / sumários

Criação de índices / sumários
Divisões de um sumário

Índice tipo ilustração


Índice tipo sumário

Índice tipo tabelas

O que é sumário?


O que é Sumário?


Conforme a ABNT, é a “enumeração das principais divisões, seções e outras partes de um documento, na mesma ordem em que a matéria nele se sucede.” (NBR 6027).

Assim, o sumário lista as principais divisões de um trabalho, reproduzindo a sua estrutura e organização, em que a subordinação dos itens deve ser destacada por diferenças tipográficas, como negrito, letras maiúsculas etc...

Na prática, para criar um sumário, constrói-se uma lista de todos os títulos (inclusive subtítulos), em que:

o título de cada seção deve estar formatado com o mesmo tipo de letra que aparece no corpo do texto

a indicação do número da página onde está o item fica à direita de cada seção


Divisões de um Sumário


Pode-se subdividir o texto de várias maneiras, entretanto, uma das mais utilizadas em textos científicos é:

1 - SEÇÃO PRIMÁRIA
1.1 - SEÇÃO SECUNDÁRIA
1.1.1 - Seção Terciária
1.1.1.1. - Seção Quaternária
1.1.1.1.1 - Seção Quinária


Criação de índices e sumários


Em um sumário de conteúdo deve-se listar todos os títulos e sub-títulos e colocar a página em que eles estã presentes no texto.

Assum, a criação manual de um índice ou de um sumário pode ser um trabalho tedioso, especialmente se o documento for longo e detalhado, como teses e dissertações, que podem possuir muitos títulos e subtítulos.

Evidentemente, quanto maior e mais especificado for o texto também maior será a propensão a erros e/ou esquecimentos.

Outro problema é que se algo for alterado no texto, poderá ser necessário refazer o índice / sumário e muito tempo será perdido.


Criação automática de um Sumário


Uma das maiores vantagens em se utilizar estilos é o fato de se poder criar automaticamente um sumário (tabela de conteúdo) em publicações como revistas, livros, trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações e teses.

Quando se pede a criação de um sumário, o Writer

procura o estilo “Título” em todas as páginas do documento,
identifica a página na qual cada título está
copia cada frase formatada como "Título"
os organiza ordenadamente no corpo do sumário

Ou seja, os títulos e subtítulos devem estar identificados como tal, como explicado aqui.

E só constará no Sumário aquilo que estiver com a marcação "Título..." no campo Estilos.


Importante
: Só fará parte do Sumário a frase estiver formatada como "Título..." no campo Estilos.




Índice tipo sumário

O sumário de conteúdo é utilizado no início dos textos, sendo uma lista de todos os títulos encontrados no documento.

Em um documento em que os títulos foram formatados utilizando estilos:

Posicionar o cursor no local onde deseja inserir o índice

Clicar no menu “Inserir” - "Índices e Sumários"

Em "Tipo" selecionar "Sumário"

Se desejar, completar as informações

Em "Título" digitar algo como: Índice, Índice Remissivo ou Sumário

Clicar em "OK" 



Índice tipo ilustrações

É necessário que cada figura possua legenda.

Para inserir legenda em uma figura:

selecionar cada figura em que será colocada uma legenda
clicar em Inserir - Legenda
Ou selecionar a figura e com botão direito do mouse clicar em "Legenda"
Completar os campos e Clicar em "OK"
Repetir o procedimento para todas as figuras que deverão constar no índice

posicionar o cursor no local onde deseja inserir o índice e clicar em
Inserir - "Índices e Sumários"
Em "Tipo" selecionar "Índice de ilustrações"
Completar as informações
Em "Título" digitar o nome desejado
Clicar em "OK"



Índice tipo Tabelas

É necessário que cada tabela possua legenda.

Para inserir legenda em uma tabela:

selecionar cada tabela em que será colocada uma legenda
clicar em Inserir - Legenda
Ou selecionar a tabela e com botão direito do mouse clicar em "Legenda"
Completar os campos e Clicar em "OK"
Repetir o procedimento para todas as figuras que deverão constar no índice

posicionar o cursor no local onde deseja inserir o índice e clicar em
Inserir - Índices e Sumários
Em "Tipo" selecionar "Índice de Tabelas"
Completar as informações
Em "Título" digitar o nome desejado
Clicar em "OK"



Como atualizar um índice

Frequentemente, após termos concluído um documento, algumas alterações ainda devem ser feitas. Ou novos títulos ou subtítulos devem ser incluídos ou retirados.

E essas mudanças podem alterar os números das páginas nos sumários.

Nesse caso é possível simplesmente atualizar o sumário:

Deve-se modificar o documento, como desejar, se for o caso, inclusive títulos / subtítulos

Posicionar o cursor dentro da área do sumário

Clicar com o botão direito do mouse em Atualizar

Clicar em "OK"



Como editar / excluir um índice

Se for necessário modificar ou até mesmo excluir um índice criado deve-se:

posicionar o cursor dentro do Sumário
clicar com o botão direito do mouse em Editar ou Excluir Índice / Sumário.
se necessário, desmarcar "Protegido contra alterações manuais"
Efetuar a alteração desejada.
Notar possibilita modificar a formatação do parágrafo.
Clicar em "OK" (topo) 


Apresentação

Se desejar ver um resumo (incompleto) sobre esse assunto:

Apresentação: Sumário

copie o arquivo odp, comprimido em formato zip
http://www.ufpa.br/dicas/zip/wri-sum.odp.zip

copie o arquivo pdf
http://www.ufpa.br/dicas/pdf/wri-sum.pdf

Onde encontrar mais informação

Referências Bibliográficas



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disponível sob FDL (Free Documentation Licence),
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
computadores e programas, estando em permanente construção.
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Última alteração: 4 ago 2012