pcdicasListas

Comportamento

Este texto está colocado aqui não como um não incentivo à participação em listas de e-mail mas sim como uma forma de conscientizar o usuário sobre a realidade do que é participar de uma lista e para que as pessoas compreendam a importância de participar de sua lista com responsabilidade para que a mesma sobreviva.

As listas parecem seguir um certo padrão:

Entusiasmo inicial

- as pessoas se apresentam e falam muito sobre quão interessante está sendo participar da lista.

Sugestão: não envie este tipo de mensagem, elas são óbvias e só servem para sobrecarregar a lista. Guarde para si mesmo seu entusiasmo, todos já passaram por isto.

Evangelismo

- As pessoas reclamam sobre quão poucos participantes estão postando mensagens na lista e propõe estratégias sobre como incentivar as pessoas a participar.

Sugestão: evite este tipo de mensagem, a lista irá se movimentar naturalmente com o tempo.

Crescimento

- Mais e mais pessoas vão se juntando à lista e mais e mais assuntos vão sendo lançados, inclusive assuntos fora do tópico da lista e mensagens pessoais.

Sugestão: mensagens pessoais devem ser enviadas diretamente para o E-mail do interessado. Também evite postar mensagem sobre assuntos estranhos à finalidade da lista, a menos que isto tenha uma relevância especial.

Comunidade

- Muitos assuntos, alguns mais relevantes que outros, muitas informações e avisos são enviados; especialistas auxiliam outros especialistas e colegas menos experientes; amizades se desenvolvem; estabelecem-se debates interessantes; todos os novatos são bem recebidos; perguntas são respondidas e sugestões bem vindas.

Sugestão: Evite mensagens com manifestações de amizade e apreço, envie-as pessoalmente ao E-mail da pessoa alvo. Não polua a lista com excesso de avisos e perguntas a respeito do uso da lista, envie este tipo de mensagem ao "owner" ou moderador.

Desconforto

- O excesso e diversidade das mensagens aumenta drasticamente e a caixa postal do participante fica atulhada. Isto começa a causar um certo desconforto, as pessoas começam a deletar a maioria das mensagens sem lê-las. As pessoas começam a discutir, e até ofender-se mutuamente e fazer ameaças. Alguns começam a solicitar a exclusão da lista, muitas vezes de forma inadequada: enviando mensagens do tipo "Me tirem desta lista", ou algo parecido.

Sugestão: Não alimente discussões usando a lista, se tiver que discutir com alguém faça-o em particular. Ao solicitar exclusão siga o procedimento padrão, em geral a primeira mensagem que se recebe contém as instruções para solicitar a exclusão, ou elas podem ser obtidas na home page da lista.

Estagnação

- Os mais antigos se tornam impacientes com os novatos inexperientes. Os novatos se sentem mal recebidos. O interesse pelas discussões começa a cair. A lista pode morrer.

Sugestão: Não hostilize os novatos, oriente-os. Não deixe de opinar sobre os assuntos de seu interesse.

Maturidade

- Se a lista sobreviver após algum tempo atingirá a maturidade: permanecerão as apenas as pessoas com real interesse no assunto da lista e que formaram vínculos satisfatórios com os demais participantes. Os usuários maduros aprendem a apenas ignorar e deletar as mensagens menos interessantes.

Sugestão: Crie filtros de E-mail para evitar receber mensagens do tipo que não são do seu interesse. Perca algum tempo para aprender a utilizar este recurso de seu mailer e ganhará muito tempo em troca.

(Este artigo é uma tradução livre e modificada de uma mensagem postada na lista "The Psychology of the Internet" administrada por John Grohol. O autor é desconhecido).




Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
segue as regras da  FDL (Free Documentation Licence),
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui.
Agradeço antecipadamente.

Deseja enviar essa página?

Se você usa um programa de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para abrir o programa.
Preencha o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo, clique aqui para saber mais).

Enviar página

Se você usa webmail copie o endereço abaixo

http://www.cultura.ufpa.br/dicas/net1/lis-com.htm

Acesse a página do seu provedor. Abra uma nova mensagem.
Cole o endereço no campo de texto.
Preencha o endereço do destinatário.
E também pode acrescentar o que quiser.

Última alteração: 21 jan 2008