1. A tabela abaixo
refere-se aos exercícios 1 e 2.
Representa a
estatura, em centímetros, de 100 universitários
de sexo masculino:
150 | 160 | 164 | 166 | 169 | 171 | 172 | 175 | 177 | 180 |
151 | 160 | 164 | 167 | 169 | 171 | 172 | 175 | 177 | 180 |
153 | 160 | 164 | 167 | 169 | 171 | 173 | 175 | 178 | 183 |
154 | 161 | 165 | 167 | 169 | 171 | 173 | 175 | 178 | 183 |
155 | 161 | 165 | 168 | 170 | 171 | 174 | 175 | 178 | 183 |
155 | 162 | 165 | 168 | 170 | 171 | 174 | 177 | 178 | 185 |
155 | 162 | 165 | 168 | 170 | 171 | 174 | 177 | 178 | 185 |
156 | 162 | 166 | 168 | 170 | 172 | 174 | 177 | 178 | 186 |
158 | 162 | 166 | 168 | 170 | 172 | 174 | 177 | 179 | 188 |
158 | 162 | 166 | 169 | 170 | 172 | 174 | 177 | 179 | 192 |
a. Em relação
aos dados acima, criar um gráfico em linha
b.
Criar um gráfico em colunas
c. Em relação
aos 2 gráficos anteriores:
- o que representa o eixo das
abcissas?
- o que representa o eixo das ordenadas?
d.
Em relação aos 2 gráficos anteriores,
formatar:
- os títulos principais em arial, 10, negrito,
azul
marinho
- os títulos dos eixos em arial, 9,
itálico,
verde escuro
- Renomear as planilhas adequadamente
- Dar nome
e gravar o arquivo criado (por exemplo: exegra-1)
2.
Em relação aos do exercício 1
a.
Qual é a amplitude de variação?
b.
Quais valores devem ser bons como intervalos de classes?
3.
Criar gráficos,
com intervalo = 3,
a. em linha b. em colunas
4. Criar gráficos, com intervalo = 4,
a.
em linha b. em colunas
5.
Criar gráficos,
com intervalo = 5,
a. em linha b. em barras
O
texto e dados
a seguir referem-se aos exercícios 6 a
9.
Supondo
que os seguintes valores representam a
concentração de
uma enzima no sangue, em mg/ml, da população
humana em
duas cidades (A = Ananindeua e B = Belém), em 2002:
A: 6, 7, 7, 7, 8, 8, 8, 9, 9, 9, 10, 10, 11, 12, 12, 13, 14, 14, 14, 15, 16, 16, 16, 17, 17, 17, 18, 18, 18, 19
B: 1, 2, 2, 3, 3, 4, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 23, 25, 26
6. Reler o item sobre variância. Utilizar os dados dos exercícios 6 a 8 e o LibreOffice.org Calc
Calcular a variância
da concentração da
enzima no sangue em ambas as amostras
a. por meio
do assistente
de funções
b. suponha
que não existisse o assistente. Efetuar
os cálculos de outro modo. Apresente a planilha.
7.
Para cada amostra, em
relação a esses dados
a. Qual é a
amplitude de variação?
b. Quais valores
devem ser bons como intervalos de classes?
8.
Demonstrar graficamente a
distribuição dessa enzima, criando
gráficos com
dados classificados, com intervalo = 3.
(Abrir uma planilha no
Calc e digitar os dados da cidade A na coluna A e os de B na coluna
B.)
a. em linha para a cidade A
b. em barras
para a cidade B
c. em colunas para ambas as cidades
9.
Demonstrar graficamente a
distribuição dessa enzima, agora com intervalo =
4
a.
em linha para a cidade A
b. em barras para a cidade B
c.
em colunas para ambas as cidades
O texto e dados a seguir
referem-se aos exercícios 10 a 16.
Suponha
que os valores seguintes representam a
concentração de
uma proteína no soro, em mg/ml, da
população
humana, em duas cidades (A = Altamira e B = Belo Monte), em 2004.
A = 8, 9, 10, 12, 14, 16, 18, 18, 20, 20, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 28, 28, 28, 30, 32, 32, 32, 34, 34, 34, 36, 36, 36, 38
B = 12, 14, 14, 14, 22, 24, 24, 26, 28, 29, 31, 32, 34, 36, 38, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46
10.
Obter as tabelas de
distribuição de frequências,
a.
Para a amostra A, com o intervalo de classes = 3,
b.
Para a amostra B, com o intervalo de classes = 3,
c.
Para a amostra A, com o intervalo de classes = 4,
d.
Para a amostra B, com o intervalo de classes = 4.
11.
Criar gráficos
classificando os dados, com o intervalo de classes = 3,
a.
Para a amostra A, optando por um gráfico em linhas,
b.
Repetir, optando por um gráfico em colunas.
c.
Para a amostra B, optando por um gráfico em linhas,.
d. Repetir, optando por um gráfico em barras.
e.
Para as amostras A e B, simultaneamente, optando por um
gráfico
em linhas.
f. Repetir, para ambas as amostras,
optando por um gráfico em colunas.
12.
Criar gráficos
classificando os dados, com o intervalo de classes = 4,
a.
Para a amostra A, optando por um gráfico em linhas,
b.
Repetir, optando por um gráfico em colunas.
c.
Para a amostra B, optando por um gráfico em linhas,.
d. Repetir, optando por um gráfico em barras.
e.
Para as amostras A e B, simultaneamente, optando por um
gráfico
em linhas.
13.
Calcular, com os dados
puros, para as amostras A e B
a. média
b. mediana c. moda d.
variância e.
desvio padrão
14. Calcular, com os dados
classificados, para as amostras A e B,
com o
intervalo de classes = 3.
(ver o exercício 9)
a.
média b. mediana c.
moda d.
variância e. desvio padrão
15.
Calcular, com os dados classificados, para as amostras A
e
B, com o intervalo de
classes = 4.
(ver o
exercício 9)
a. média b.
mediana
c. moda d.
variância e. desvio
padrão
16. Comparar os resultados dos exercícios 12, 13 e 14. O que se pode concluir?
Utilize os dados a seguir
para
resolver os exercícios 17 e 18.
Suponha que
foram obtidos os seguintes dados sobre altura em homens adultos em 3
cidades:
A | 158 | 159 | 160 | 160 | 161 | 161 | 162 | 162 | 163 | 163 | 164 | 164 | 165 | 165 | 166 |
166 | 167 | 167 | 167 | 168 | 168 | 168 | 169 | 169 | 170 | 171 | 172 | 173 | 174 | 175 | |
B | 162 | 163 | 164 | 165 | 165 | 166 | 166 | 167 | 167 | 168 | 168 | 168 | 169 | 169 | 169 |
169 | 170 | 170 | 171 | 171 | 171 | 172 | 172 | 173 | 173 | 174 | 174 | 175 | 175 | 176 | |
C | 165 | 166 | 167 | 168 | 168 | 169 | 169 | 170 | 170 | 171 | 171 | 172 | 172 | 173 | 173 |
173 | 173 | 174 | 174 | 175 | 175 | 176 | 176 | 177 | 177 | 178 | 179 | 180 | 181 | 182 |
17.
Calcular, com os
dados puros, para as 3 cidades
a. média b.
variância c. valor
mínimo d. valor
máximo e. amplitude
18.
Criar, em um único
gráfico, os 3 polígonos de frequências, com os dados
classificados, para as cidades A, B
e C.
Responder:
a. Onde a média é maior?
b.
Onde a amplitude é menor? E a variância?
c. Qual
a maior moda?
d. Que
interpretação
pode ser dada ao gráfico obtido?
- Para criar gráficos, ler a página
Gráficos
- como criar para orientar-se quanto ao que é
um bom
gráfico.
- Lembrar que a existência de
muitos elementos em um gráfico pode complicar e não esclarecer o tema em estudo.
Nesse caso, talvez seja melhor criar dois gráficos.
- Quando terminar, renomear as planilhas e mudá-las de posição, de modo a deixar o arquivo bastante compreensível.
Clicar na aba da planilha, próxima ao canto inferior esquerdo da tela, com o botão direito do mouse e em Renomear. Digitar o nome desejado.
Clicar em Editar -
Planilha - Mover /
Copiar. Na janela que aparece, escolher a posição
desejada e clicar em OK ou
Clicar na aba da planilha, próxima
ao canto inferior esquerdo da tela, com o botão direito do
mouse e em Mover / Copiar.
Copie esse texto em
formato pdf
clicando em pdf com o
botão direito do mouse.
Depois, clique em algo
semelhante a "Salvar destino como"
Escolha um drive
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Última alteração: 20 out 2011