Biometria - EDAP
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Exercícios 1g - Criação de gráficos


1.
A tabela abaixo refere-se aos exercícios 1 e 2. Representa a estatura, em centímetros, de 100 universitários de sexo masculino:


150 160 164 166 169 171 172 175 177 180
151 160 164 167 169 171 172 175 177 180
153 160 164 167 169 171 173 175 178 183
154 161 165 167 169 171 173 175 178 183
155 161 165 168 170 171 174 175 178 183
155 162 165 168 170 171 174 177 178 185
155 162 165 168 170 171 174 177 178 185
156 162 166 168 170 172 174 177 178 186
158 162 166 168 170 172 174 177 179 188
158 162 166 169 170 172 174 177 179 192

a. Em relação aos dados acima, criar um gráfico em linha
b.
Criar um gráfico em colunas
c. Em relação aos 2 gráficos anteriores:
- o que representa o eixo das abcissas?
- o que representa o eixo das ordenadas?
d. Em relação aos 2 gráficos anteriores, formatar:
- os títulos principais em arial, 10, negrito, azul marinho
- os títulos dos eixos em arial, 9, itálico, verde escuro
- Renomear as planilhas adequadamente
- Dar nome e gravar o arquivo criado (por exemplo: exegra-1)

2. Em relação aos do exercício 1
a. Qual é a amplitude de variação?
b. Quais valores devem ser bons como intervalos de classes?


3. Criar gráficos, com intervalo = 3,
a.
em linha b. em colunas


4.
Criar gráficos, com intervalo = 4,
a.
em linha b. em colunas


5. Criar gráficos, com intervalo = 5,
a.
em linha b. em barras


O texto e dados a seguir referem-se aos exercícios 6 a 9.

Supondo que os seguintes valores representam a concentração de uma enzima no sangue, em mg/ml, da população humana em duas cidades (A = Ananindeua e B = Belém), em 2002:

A: 6, 7, 7, 7, 8, 8, 8, 9, 9, 9, 10, 10, 11, 12, 12, 13, 14, 14, 14, 15, 16, 16, 16, 17, 17, 17, 18, 18, 18, 19

B: 1, 2, 2, 3, 3, 4, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 23, 25, 26


6. Reler o item sobre variância. Utilizar os dados dos exercícios 6 a 8 e o LibreOffice.org Calc

Calcular a variância da concentração da enzima no sangue em ambas as amostras
a. por meio do assistente de funções
b. suponha que não existisse o assistente. Efetuar os cálculos de outro modo. Apresente a planilha.


7. Para cada amostra, em relação a esses dados

a. Qual é a amplitude de variação?
b. Quais valores devem ser bons como intervalos de classes?


8. Demonstrar graficamente a distribuição dessa enzima, criando gráficos com dados classificados, com intervalo = 3.
(Abrir uma planilha no Calc e digitar os dados da cidade A na coluna A e os de B na coluna B.)
a. em linha para a cidade A
b. em barras para a cidade B
c. em colunas para ambas as cidades


9. Demonstrar graficamente a distribuição dessa enzima, agora com intervalo = 4
a. em linha para a cidade A
b. em barras para a cidade B
c. em colunas para ambas as cidades

O texto e dados a seguir referem-se aos exercícios 10 a 16.

Suponha que os valores seguintes representam a concentração de uma proteína no soro, em mg/ml, da população humana, em duas cidades (A = Altamira e B = Belo Monte), em 2004.

A = 8, 9, 10, 12, 14, 16, 18, 18, 20, 20, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 28, 28, 28, 30, 32, 32, 32, 34, 34, 34, 36, 36, 36, 38

B = 12, 14, 14, 14, 22, 24, 24, 26, 28, 29, 31, 32, 34, 36, 38, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46


10. Obter as tabelas de distribuição de frequências,
a. Para a amostra A, com o intervalo de classes = 3,
b. Para a amostra B, com o intervalo de classes = 3,
c. Para a amostra A, com o intervalo de classes = 4,
d. Para a amostra B, com o intervalo de classes = 4.


11. Criar gráficos classificando os dados, com o intervalo de classes = 3,
a. Para a amostra A, optando por um gráfico em linhas,
b. Repetir, optando por um gráfico em colunas.
c. Para a amostra B, optando por um gráfico em linhas,.
d. Repetir, optando por um gráfico em barras.
e. Para as amostras A e B, simultaneamente, optando por um gráfico em linhas.
f. Repetir, para ambas as amostras, optando por um gráfico em colunas.


12. Criar gráficos classificando os dados, com o intervalo de classes = 4,
a. Para a amostra A, optando por um gráfico em linhas,
b. Repetir, optando por um gráfico em colunas.
c. Para a amostra B, optando por um gráfico em linhas,.
d. Repetir, optando por um gráfico em barras.
e. Para as amostras A e B, simultaneamente, optando por um gráfico em linhas.


13. Calcular, com os dados puros, para as amostras A e B
a. média b. mediana c. moda d. variância e. desvio padrão


14
. Calcular, com os dados classificados, para as amostras A e B, com o intervalo de classes = 3.
(ver o exercício 9)
a. média b. mediana c. moda d. variância e. desvio padrão



15. Calcular, com os dados classificados, para as amostras A e B, com o intervalo de classes = 4.
(ver o exercício 9)
a. média b. mediana c. moda d. variância e. desvio padrão



16. Comparar os resultados dos exercícios 12, 13 e 14. O que se pode concluir?


Utilize os dados a seguir para resolver os exercícios 17 e 18. Suponha que foram obtidos os seguintes dados sobre altura em homens adultos em 3 cidades:


A 158 159 160 160 161 161 162 162 163 163 164 164 165 165 166

166 167 167 167 168 168 168 169 169 170 171 172 173 174 175
















B 162 163 164 165 165 166 166 167 167 168 168 168 169 169 169

169 170 170 171 171 171 172 172 173 173 174 174 175 175 176
















C 165 166 167 168 168 169 169 170 170 171 171 172 172 173 173

173 173 174 174 175 175 176 176 177 177 178 179 180 181 182


17.
Calcular, com os dados puros, para as 3 cidades
a. média b. variância c. valor mínimo d. valor máximo e. amplitude


18. Criar, em um único gráfico, os 3 polígonos de frequências, com os dados classificados, para as cidades A, B e C. Responder:

a. Onde a média é maior?
b. Onde a amplitude é menor? E a variância?
c. Qual a maior moda?
d. Que interpretação pode ser dada ao gráfico obtido?


Dicas

- Para criar gráficos, ler a página Gráficos - como criar para orientar-se quanto ao que é um bom gráfico.
- Lembrar que a existência de muitos elementos em um gráfico pode complicar e não esclarecer o tema em estudo.

  Nesse caso, talvez seja melhor criar dois gráficos.

- Quando terminar, renomear as planilhas e mudá-las de posição, de modo a deixar o arquivo bastante compreensível.


Comando Transpor 

O comando transpor muda a orientação de dados. Ou seja transforma linhas em colunas e vice-versa.
Sedesejar detalhes  clique aqui.

Como renomear uma planilha

Clicar na aba da planilha, próxima ao canto inferior esquerdo da tela, com o botão direito do mouse e em Renomear. Digitar o nome desejado.


Como mudar uma planilha de posição

Clicar em Editar - Planilha - Mover / Copiar. Na janela que aparece, escolher a posição desejada e clicar em OK ou

Clicar na aba da planilha, próxima ao canto inferior esquerdo da tela, com o botão direito do mouse e em Mover / Copiar.


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Última alteração: 20 out 2011