pcdicasWord

Verificador ortográfico

(Informações testadas para o Word do Office97, executado em Windows98, SE)

O Word possui dicionários de várias línguas e verifica a ortografia à medida que o texto é digitado, comparando as palavras digitadas com aquelas contidas no dicionário.

Clicar em Ferramentas - Idioma - Definir idioma e escolher "Português  brasileiro" para que o Word use o dicionário em português usado no Brasil.

Então, se uma palavra não estiver presente no dicionário, o Word a sublinha com uma linha ondulada vermelha, logo após ter sido escrita.

Configurações gerais sobre o dicionátio podem ser conferidas clicando-se no menu Ferramentas - Opções - Ortografia e gramática.

Para que a verificação de ortografia ocorra em modo otimizado devem estar marcados os campos "Verificar ortografia ao digitar" e "Sempre sugerir correções" e desmarcado "Ocultar erros de ortografia neste documento".

Dicionário personalizado

Entretanto, quem usa palavras especializadas que o verificador de ortografia não reconhece (tais como acrônimos ou nomes próprios) pode usar um ou mais dicionários personalizados para verificar sua ortografia. Termos técnicos podem ser adicionados a um dicionário personalizado já existente ou a um novo dicionário.

Depois de adicionada a um dicionário o verificador de ortografia não questionará a palavra novamente, exceto se grafia estiver errada.

As palavras que se acrescenta ficam em um arquivo chamado usuario.dic, normalmente existente na pasta onde o Office foi instalado e ficam disponível para todos os futuros documentos.

Caso tenha sido cometido um erro e uma palavra grafada de modo errôneo tenha sido acrescentada, esse arquivo pode ser editado em um editor simples como o Notepad ou o Metapad.

Para selecionar uma palavra correta, a partir de uma lista de opções de ortografia, use o verificador ortográfico:

Como usar o verificador ortográfico

- Clicar sobre a palavra marcada usando o botão direito do mouse  ou
- Clicar em Ferramentas / Verificar ortografia  ou
- Na barra de ferramentas padrão clicar sobre o botão "Verificar Ortografia" 

Caso o Word não encontrar uma palavra em seu arquivo dicionário, abrir-se-á a janela "Não foi encontrada". Então, a palavra em questão é exibida em vermelho e é apresentada uma caixa de listagem com sugestões.

1. Se a palavra escrita está grafada corretamente, mas o Word não a reconhece, pode-se:

- Usar o botão "Adicionar" para incluí-la no dicionário personalizado.
- Clicar no botão "Ignorar" para deixar a palavra inalterada (é útil, por exemplo, para nomes de autores estrangeiros).
  Assim, a verificação simplesmente não ocorrerá nesse momento.

2. Se a palavra não está grafada corretamente, pode-se:
- Selecionar uma palavra na caixa "Alterar para" e clicar no botão "Alterar"
- Alterar o texto, digitando manualmente. Depois, clicar no botão "Reiniciar".



Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
disponível sob FDL (Free Documentation Licence),
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui.

Agradeço antecipadamente.


Deseja enviar essa página?


Se você usa um programa de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para abrir o programa.
Preencha o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo, clique aqui para saber mais).

Enviar página

Última alteração: 20 fev 2007