pcdicasWord

Tabelas e Colunas

(Informações testadas para o Word do Office97, executado em Windows98, SE)

As tabelas permitem organizar colunas de números e texto em um documento sem a necessidade de usar tabulações.

Na tela uma tabela constitui uma grade de linhas e colunas marcadas por linhas de grade pontilhadas, cada caixa na grade é uma célula ou casela.

Como criar uma tabela

- posicionar o cursor do mouse no local do texto onde se quer inserí-la
- na barra de ferramentas Padrão clicar sobre o botão "Inserir Tabela" ou  no atalho 

Aparecerá uma janela onde se pode escolher o número de linhas e colunas desejado. Clicar em "OK".

Será inserida uma tabela com o número de linhas e colunas desejado. Se não for possível ver as linhas de grade clique em Tabela /   Linhas de Grade

Quando o Word insere uma tabela vazia, o ponto de inserção é posicionado na primeira casela. Ali deve-se digitar o texto e pressionar "enter".

Para mover-se dentro da tabela, deve-se clicar dentro da célula para a qual deseja ir.

O alinhamento se faz como no documento normal, ou seja, seleciona-se o texto e pode-se usar o menu Formatar ou atalhos de alinhamento da barra de ferramentas Formatação.

Como selecionar elementos da tabela

Para selecionar uma célula:
  - clicar sobre a barra de seleção de célula

Para selecionar uma linha:
  - clicar sobre a barra de seleção de linhas

Para selecionar uma coluna:
  - clicar sobre a borda ou linha da grade superior.
Pode-se também selecionar linhas, colunas ou a tabela inteira posicionando o ponto de inserção na tabela e escolhendo o comando Selecionar Linha, Selecionar Coluna ou Selecionar Tabela a partir do menu Tabela.

Como inserir células, linhas e colunas

Antes de inserir uma nova célula, linha ou coluna é preciso selecionar uma célula, linha ou coluna existente.
No menu Tabela escolher o comando Inserir ou clicar sobre o botão "Inserir Colunas" na barra de ferramentas Padrão.

Para acrescentar uma linha no final de uma tabela:
 - colocar o cursor na última célula e clicar em <TAB>. Automaticamente o Word incluirá nova linha.

Como excluir células, linhas e colunas

Para excluir texto ou elemento gráfico dentro da tabela selecionar o item e clicar em Del.

Para excluir células, selecionar a célula e no menu Tabela clicar em Excluir Células ou Excluir Linhas ou Excluir Colunas, conforme desejar.

Largura da coluna, espaçamento e altura da linha

Para alterar a largura da coluna em uma tabela, posicionar o ponteiro do mouse sobre o limite vertical da coluna a ser ajustada. Quando o ponteiro do mouse alterar, arrastar o limite da coluna para a direita ou esquerda.

Pode-se também utilizar o comando Tamanho da célula do menu Tabela e selecionar a coluna e clicar no comando Tamanho da célula. Selecionar a aba "Coluna" e  clicar no botão "Auto Ajuste", o Word analisará a tabela e redimensionará as colunas de acordo com o conteúdo.

Para mudar o espaçamento entre colunas, posicionar o ponto de inserção na tabela,   clicar n menu Tabela,  clicar no Tamanho da célula e, em seguida, na aba "Coluna". No campo "Espaço entre colunas" digitar ou selecionar uma medida e  clicar em Ok.

Para alterar a altura de uma linha, selecionar a linha e no menu Tabela,  clicar em Tamanho da célula, selecionar a aba "Linha" e especificar uma altura de linha fixa em "Exatamente". Em seguida  clicar em "Altura das linhas" e digitar o número desejado na caixa "Em".

Como centralizar tabelas e alinhar linhas

Para centralizar uma tabela, selecionar a tabela inteira e clicar no menu Tabela e em Tamanho da Célula e, seguida, selecionar a aba "Linha". Em "Alinhamento", selecionar o botão de opção "Centralizado".

Como dividir e mesclar caselas

Para dividir as células:
  - selecionar as células desejadas e, no menu Tabela, clicar em "Dividir Células". Na janela "Dividir Células" aceitar o número de colunas ou digitar o número desejado e  clicar em Ok.
Para mesclar (unir) caselas:
  - selecionar as células desejadas e, no menu Tabela, clicar em "Mesclar Células".

AutoFormatação da tabela

No menu Tabela, clicar em "AutoFormatação da tabela" onde, à esquerda há vários formatos disponíveis (basta clicar sobre cada um e ele será imediatamente aplicado à tabela).
Clicando-se nos campos abaixo pode-se escolher quais formatos serão efetivamente aplicados e em que locais o serão.



Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
disponível sob FDL (Free Documentation Licence),
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui.

Agradeço antecipadamente.


Deseja enviar essa página?

Se você usa um programa de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para abrir o programa.
Preencha o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo, clique aqui para saber mais).

Enviar página

Última alteração: 20 fev 2007