pc09Excel

Informações úteis

Aparecem vários # na casela

Arredondamento e formatação das caselas

AutoPreenchimento (Seqüências de: datas, dias úteis, números)

Conversão de linhas em colunas (ou vice versa) - Transposição

Ferramenta pincel - como copiar formatos

Inserção de comentário em uma casela

Inserção de data e hora

Número de planilhas na pasta

Tabelas Excel dentro de um texto do Word

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Aparecem vários # na casela

Quando aparecem vários ### na casela, o Excel está avisando que não tem espaço para mostrar o resultado numérico. Para resolver isso, pode-se:

1. alargar o tamanho de toda a coluna:
    - Clicar em Formatar - Coluna - Largura e digitar a largura desejada ou
    - Dar um duplo clique na margem direita do cabeçalho da coluna onde a casela está .
2. diminuir o tamanho da fonte utilizada:
    - Clicar em Formatar - Células. Na aba Fonte escolher o tamanho
3. se for possível, diminuir o número de casas decimais
    - Clicar em Formatar - Células. Na aba Número clicar em número e no campo "Casas decimais" indicar o número de casas.

Arredondamento e formatação das caselas

Quando se formata as caselas para exibir números (ex.: com duas casas decimais) os números, especialmente os que resultam de cálculos, são mostrados na tela com dois algarismos depois da vírgula. Mas, na memória, eles não são arredondados, e têm um número bem maior de casas decimais e assim são utilizados nas operações. Portanto, após efetuar alguns cálculos pode-se obter valores diferentes daqueles esperados com menor número de casas.

Para garantir que o Excel exiba na tela o mesmo número que está na memória, pode-se usar a função ARRED (arredondamento), que  pede o número e a quantidade desejada de casas decimais.

Auto Preenchimento

Utilizando essa função pode-se economizar muito tempo de digitação:

Seqüência de datas

O Excel estende datas (dias da semana, dias do mês, nome dos meses) automaticamente. Por exemplo:

- digite o nome de um mês e clique sobre essa casela.
- Leve o mouse, suavemente, para o canto inferior direito da casela, até que o cursor fique com o aspecto mostrado na figura.

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<>
- Segure o botão e arraste, por tantas linhas ou colunas que queira completar. Ao atingir a última solte o botão.
- Os nomes dos meses aparecerão em seqüência, cada um em uma casela. Tente fazer uma seqüência em coluna.

Para datas, use a barra como separador. Ex: 18/02/2002. Tente fazer uma seqüência em linha.

Nota: Se fizer o procedimento bem devagar, verá que em cada célula, apareccerá uma etiqueta om a data que está sendo escrita e saberá onde parar.

Seqüência de dias úteis

E se desejar listar somente os dias úteis?

Deve ser feito o mesmo procedimento acima, mas usando o botão direito do mouse.
Aparecerá uma lista. Escolha a opção "Preencher Dias da Semana".
(Entre as datas da seqüência não constarão sábados e domingos).

Seqüência de números

O Excel também preenche as caselas com números em seqüência. Entretanto se digitarmos um número qualquer (4, por exemplo) numa casela e arrastarmos, o mesmo número aparecerá repetido, até o final. Como fazer, então?

- digite o primeiro número e, na próxima casela, o número seguinte. (Ex: |  4   |  5   | )
- Selecione as duas células e, agora arraste.
-  Aparecerão os números em seqüência até a posição que você indicou como final.

Se digitar algo como |   4    |    6   |  e arrastar, obterá uma progressão de 2 em 2, começando por 4.

Já, se digitar |   4    |    7   |  e arrastar, aparecerá uma progressão de 3 em 3, iniciando por 4, e assim por diante.

Evidentemente os números devem ser digitados em seqüência, tanto em linha como em coluna.

Conversão de linhas em colunas (ou vice versa) - Transposição

Supondo que os dados estejam organizados em colunas e se queira usá-los em linha, ou vice versa. Não é necessário redigitar tudo.

- Selecione as caselas desejadas na coluna e copie-as (Editar / Copiar ou control C).
- Depois,  coloque o cursor na posição inicial da nova tabela e clique em Editar e em Colar Especial.
- Na janela que se abre, marque a caixa Transpor.

Ferramenta pincel - Como copiar formatos 

Para copiar formatos de caselas não-contíguas de uma planilha pode-se usar a ferramenta Pincel, pincel01 localizada
na barra de ferramentas Padrão.

- selecione a(s) casela(s) que tem o formato desejado
- dê um duplo clique no botão Pincel. (O botão permanece pressionado).
- Selecione outra casela ou região e solte o botão  (Ela deverá apresentar os mesmos formatos (de fonte, bordas, cores etc.) da primeira.
- Para desativar o formatador, clique de novo no botão Pincel ou pressione a tecla Esc.

Inserção de comentário em uma casela

- Selecione a casela na qual deseja incluir o comentário. Clique em Inserir - Comentário ou
- Clique na casela desejada com o botão direito do mouse e em  Inserir Comentário ou
- Clique nas teclas Shift e F2.
Na caixa que aparece, digite o texto do comentário.
Ao terminar de digitar o texto, clique fora da caixa de comentário.

Inserção de data e hora

Selecione a casela desejada e para inserir:
Data - pressione Control e; Hora - pressione Control e:

Número de planilhas na pasta

Cada nova pasta de trabalho apresenta quatro planilhas, (Plan 1 a 4, nas abas na parte inferior esquerda da tela).

1. Se desejar alterar o número de planilhas em todos os arquivos novos:
    Clique em Ferramentas - Opções e, na aba Geral, em “Número de planilhas na nova pasta”, digite o número desejado no campo.

2. Para incluir uma nova planilha em um arquivo
   Clique em Inserir - Planilha

3. Para excluir uma planilha de um arquivo
    Clique em Editar - Excluir Planilha


Tabelas Excel dentro de um texto do Word

Se desejar trabalhar dentro do Word, usando uma tabela com todas as características de uma planilha do Excel, clique em Inserir - Objeto - Planilha do Microsoft Excel.

Quando o cursor está em outro ponto do texto, ela é uma tabela normal. Mas, perceba que, dando um duplo clique dentro dela, a tabela é uma planilha mesmo, com direito a todas as funções e recursos do Excel. Note que as barras de ferramentas do Word incorporam as barras do Excel.

estrel01
Para copiar esse texto, clique aqui, com o botão direito do mouse.

Depois, clique em algo semelhante a "Salvar link como"
Escolha um drive e uma pasta e clique em OK.



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pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por Bioestatística,
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Última alteração: 20 fev 2007