Para visualizar corretamente configurar a tela para 1024 x 768 pixels

Hardware - Outras Placas


| DVD-ROM's | Placa aceleradora de Vídeo | Placa de captura de vídeo |

| Placa de Modem (e Fax) | Placa de Rede |

| Placa de som e Kit Multimídia | Placa de TV e/ou de Rádio | Placa de Vídeo |


Placa de som e Kit Multimídia

Multimídia é o uso combinado de vídeo, imagem, som e texto em programas de computador.

Assim, para que um computador possa executar os programas, deve estar equipado com uma placa capaz de reproduzir som estéreo, com qualidade de CD. Como a maioria dos programas que usam recursos de multimídia são distribuídos em CD-ROM, o computador também deve ter um drive capaz de lê-los.

O kit-multimídia possibilita o uso simultâneo de recursos de som, imagem e vídeo, pois congrega a placa de som, o drive de CD-ROM, as caixas de som portáteis e ainda alguns programas em multimídia (jogos, enciclopédias, entretenimento, etc).

Atualmente, a maioria dos modelos já é vendida com equipamento para multimídia instalado, entretanto, o microfone deve ser comprado separadamente.

É importante lembrar que quanto maior a velocidade de leitura do drive de CD-ROM, mais rapidamente as informações podem ser localizadas e transferidas. No drive há um número que deve ser multiplicado por 150. Ex: 32X (em que X é igual a 150 Kb/s). 


Placa de Vídeo

A placa de vídeo determina a definição (resolução) das imagens e cores dos documentos que aparecem na tela. Ou seja, essa placa gera tudo o que vai aparecer na tela, como imagens de jogos e de aplicações, efeitos, ... Quanto mais memória tiver a placa de vídeo maior será a capacidade de resolução da mesma.

Muitas placas-mãe possuem placas de vídeo "onboard", isto é, o vídeo já vem integrado na placa-mãe. Essa integração permite economia de gastos, porém afeta o desempenho do computador, já que o processador passa a fazer o trabalho que é executado pelo chip gráfico em placas normais.

Como uma placa de vídeo ATI é criada?

Vídeo - The Making of an ATI Graphics Card
http://www.youtube.com/watch?v=RlkIQNEWBQI


Placa aceleradora de Vídeo

A velocidade com que as informações (textos, desenhos, fotos, etc.) aparecem na tela depende em grande parte da placa de vídeo, se esta não tiver uma boa capacidade de memória e um microprocessador acelerador, então, ela limitará a velocidade global de performance do micro. Por esse motivo, se a placa de vídeo não for veloz, o ideal é utilizar uma placa aceleradora de vídeo, assim, as imagens e as cores irão aparecer e se recompor mais rapidamente na tela.


Placa de Modem (e Fax) A invenção do modem estabeleceu a tecnologia crítica que permitiu o florescimento da indústria online atual e da própria internet.

A placa de modem transforma os sinais digitais do micro em sinais analógicos e vice-versa. Permite conectar o micro à linha telefônica para utilizar os recursos de fone (som) e fax (texto e imagem) ou para conectar o micro à Internet, o que possibilita transmitir e receber e-mails, arquivos, imagens e programas, além de compartilhar aplicativos, jogos, sons e imagens simultaneamente. O modem também possui um recurso que lhe permite atender chamadas e fazer discagem automática.

A velocidade de transferência dos dados é medida em bps (bits por segundo). A velocidade de transmissão das informações pode se tornar centenas de vezes mais rápida se a conexão com a Internet for feita utilizando um sistema de transmissão igual ao de TV a cabo (modem a cabo). Esse tipo de transmissão apesar de estar sendo testado em algumas cidades ainda não é um sistema popular devido aos altos custos de implantação.

Breve história

Dennis C. Hayes formou-se em Física pelo "Georgia Institute of Technology", conhecido como "Georgia Tech", em 1973 . Estagiou na AT&T Long Lines. Foi contratado pela "Financial Data Sciences", onde participou do desenvolvimento do primeiro processador de 4 bits para uso comercial.

Em seguida trabalhou para a "National Data Corporation", onde atuou como gerente operacional da equipe de redes de comunicação. Ainda trabalhava nesta empresa, em 1977, quando construiu na mesa da sua sala de jantar um modulador-demodulador controlado por microprocessador para uso em computadores, com seu colega Dale Heatherington, nas horas vagas à noite.

Era o primeiro modem inteligente da História. O usuário poderia enviar comandos do computador para o modem usando o que mais tarde seria conhecido como "Conjunto padrão Hayes de comandos AT" (Hayes Standard AT Command Set), uma linguagem simples de comandos de controle em ASCII, todos começando com as letras A e T.

Já em 1977, Hayes começou a vender seus modens a aficionados por computadores. Em janeiro de 1978 fundou a firma D.C. Hayes Associates, Inc. em Norcross, em um subúrbio de Atlanta, no estado da Georgia (EUA), com um investimento inicial de US$ 5.000. Eles colocaram alguns anúncios na revista "Byte" e os pedidos começaram a chegar.

Antes de abrirem a primeira fábrica, Hayes e seus amigos começaram a montar as placas na mesma velha mesa de jantar e Heatherington as testava no porão de sua casa. Os modems eram embalados em espuma e despachados para entrega em embalagens parecidas com caixas de pizza.

Logo, os aparelhinhos ganharam reputação de serem versáteis e confiáveis e se tornaram um padrão na indústria da informática. Durante muitos anos, no jargão da ciência da computação, o termo "Hayes-compatible" teve o valor de um importante adjetivo, orgulhosamente estampado nos manuais, nas especificações e nas embalagens de qualquer modem que se prezasse. Os Hayes funcionavam em qualquer computador. Era só colocar e ligar.

Os comandos AT foram durante muito tempo o sustentáculo financeiro da empresa pois Hayes mantinha seus advogados forçando fabricantes a pagarem royalties pelo uso do padrão AT. Assim, a Hayes cresceu e chegou a dominar 60% do mercado, até que surgiram dificuldades administrativas e problemas de fabricação. Na época da transição dos modens de 33,6 para 56 KBps a US Robotics, da 3Com, assumiu a liderança e a Hayes virou número dois. As dívidas se acumularam e, finalmente, a Hayes decretou falência. 


DVD-ROM's

O DVD-ROM - Digital Versatile Disk - Read Only Memory possui uma grande capacidade de armazenamento e é utilizado principalmente para armazenar filmes em tecnologia digital. Mas no caso de filmes, também é necessário ter uma placa de vídeo especial para reproduzí-los com qualidade Dolby Digital.

Entretanto, existem vários tipos de mídia dvd e nem todos os aparelhos lêem todos eles, sendo aconselhável testar antes de comprar. Destacam-se alguns tipos:

1. DVD-ROM: formato das mídias prensadas, como os filmes de locadora. O modelo mais comum é o usado nos DVD-ROMs de filmes, o DVD-9. Mas existem modelos com capacidades diferentes:

- DVD-5 - camada simples, face simples - capacidade: 4,7GB de dados ou 2:15 horas de filme,
- DVD-9 - dupla camada, face simples - capacidade: 8,5GB de dados ou 4 horas de filme,
- DVD-10 - camada simples, face dupla - capacidade: 9,5GB de dados ou 4:30 horas de filme e
- DVD-18 - dupla camada, dupla face - capacidade: até 17GB ou 8 horas de filme.

2. DVD-R: discos encontrados nas lojas para gravação caseira. Usa uma tecnologia ODT ("Organic Dye Technology"). É compatível com a maioria dos drives e aparelhos domésticos de DVD.

A primeira geração dos DVD-R abrigava cerca de 3,95 GB. Atualmente as mais comuns pertencem à DVD-5, com capcidade de 4,7GB.

3. DVD-RW: formato regravável baseado na tecnologia de mudança de fases, similar aos CD-RWs atuais. Ou seja, para gravar informações os gravadores de CD e DVD usam um feixe de laser que ao incidir sobre o disco registram os dados.

Mídias -R e -RW

A mídia -R permite gravação uma única vez. pois, ao receber a incidência do laser, ela é "perfurada", marcada, num processo irreversível.

Já, uma mídia -RW é caracterizada pela mudança de fase de elementos químicos. Quando o feixe laser incide nesses elementos, modifica suas estruturas de um estado liso para um estado rugoso, retornando ao estado liso caso haja uma nova incidência. Este processo é o que chamamos de regravação, e nas mídias de –RW pode ser repetido cerca de 1.000 vezes.

DVD+RW

O DVD+RW envolve um processo de gravação é semelhante ao usado no DVD-RW. Esse formato regravável foi desenvolvido pelo conjunto de várias empresas: Philips, Sony, Hewlett-Packard, Ricoh, Dell e outros. Conforme os fabricantes, o DVD+RW pode ser regravado cerca de 100.000 vezes.

Esse formato foi lançado em 1997, quando armazenava até 2,8 GB por face. Mas foi abandonado no fim de 1999, por não ser compatível com nenhum "player" ou "drive" da época.

DVD+R

Esse formato é como um DVD+RW, mas em versão "write once", isto é, possibilita apenas uma gravação.

A grande maioria dos players atuais lê os discos no formato DVD+R. E um dos trunfos do sistema é a possibilidade de criar um novo método de proteção anti-cópia.

Há algumas vantagens no uso de DVD+R: a. a sessão de gravação é fechada de forma mais rápida em +R, b. A velocidade de gravação noa discos +R é maior, c. Existem discos DVD+RW com capacidade de 8,5GB (DVD-9) para uso doméstico.

DVD-RAM

O DVD-RAM também usa a tecnologia de mudança de fase e estima-se que possa ser regravado 100.000 vezes.. Existem mídias com 4,7 Gb por face (9,4Gb em duas faces).

Há 3 tipos de mídia: a. selada dentro de um cartucho plástico, que a protege contra quedas, b. pode ser removida do cartucho, c. funciona como um disco comum, sem cartucho.

Mas, tem custo alto e apenas alguns modelos de players domésticos são compatíveis com o formato.


Placa de TV e/ou de Rádio

A placa de TV possui também o recurso de uma placa de rádio. Com essa placa e uma pequena antena, o computador pode "pegar" o sinal de TV e de rádio. O programa de televisão é exibido em uma pequena janela no canto da tela, o permite que se continue a trabalhar normalmente. Alguns programas de TV e de rádio também podem ser captados diretamente pela Internet, ou seja, não precisam ser captados externamente por meio de uma antena, bastando instalar um programa especial (um plug-in como o Real Áudio).


Placa de captura de vídeo

A placa de captura de vídeo permite capturar imagens provenientes de uma câmera filmadora, trechos de filmes obtidos diretamente da TV ou de um vídeo cassete. As imagens capturadas podem ser editadas digitalmente por meio de programas, tais como o Adobe Première ou o Asymetrix Digital Video Producer.


Placa de Rede

É possível ligar vários computadores e obter uma rede, com um computador principal denominado de servidor da rede, que deve possuir uma grande capacidade de memória e de processamento de informações. No servidor é instalado um sistema operacional específico (Ex.: Windows NT ou Novell) para o gerenciamento do trabalho em rede. Os outros computadores que compõem a rede são denominados de estações de trabalho e, em geral, são subordinados ao servidor.

A conexão do servidor da rede com as estações de trabalho é feita através de cabo. Neste caso a rede é denominada de rede local, ou seja, ela é constituída fisicamente em uma empresa, escola ou até mesmo uma sala de aula.

As redes, no entanto, podem ser formadas também por meio da linha da telefônica (rede discada). Neste caso é necessário que os computadores tenham um modem instalado e se liguem a um servidor.

A grande vantagem de uma rede local (em casa, escritório ou sala de aula) é o fato de ser possível compartilhar alguns periféricos e ter uma grande economia na compra de equipamentos. Um HD de alta capacidade, um drive de CD-ROM, uma impressora e uma boa placa de fax-modem instalados em um computador principal permite que todos os outros computadores ligados a ele possam compartilhar e utilizar a mesma placa de modem, a mesma impressora, o mesmo scanner e outros periféricos.

Onde conseguir mais informação

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=144840




Este "site", destinado prioritariamente aos alunos de Fátima Conti,
pretende auxiliar quem esteja começando a se interessar por internet,
segue as regras da FDL (Free Documentation Licence),
computadores e programas, estando em permanente construção.
Sugestões e comentários são bem vindos.
Se desejar colaborar, clique aqui.
Agradeço antecipadamente.

Deseja enviar essa página?

Se você usa um programa de correio eletrônico devidamente configurado e tem
um e-mail pop3, clique em "Enviar página" (abaixo) para abrir o programa.
Preencha o endereço do destinatário da mensagem.
E pode acrescentar o que quiser.
(Se não der certo, clique aqui para saber mais).

Enviar página

Se você usa webmail copie o endereço abaixo

http://www.ufpa.br/dicas/mic/mic-pla.htm

Acesse a página do seu provedor. Abra uma nova mensagem.
Cole o endereço no campo de texto.
Preencha o endereço do destinatário.
E também pode acrescentar o que quiser.

Última alteração: 18 jun 2012