Biometria - EDAP
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Exercícios - Descrição de amostras


1.1 Calcular média, mediana e moda das amostras A e B.

A

10

10

11

12

12

13

14

14

14

15

B

7

7

8

9

12

13

13

16

17

23


Os exercícios 1.2 a 1.5 relacionam-se com dados coletados e ordenados a partir das amostras I, II e III:

I. Diâmetro de laranjas (em mm), n = 66

40 - 42 - 45 - 45 - 48 - 49 - 50 - 50 - 50 - 51
51 - 52 - 55 - 55 - 57 - 58 - 59 - 59 - 60 - 60
60 - 61 - 62 - 62 - 64 - 64 - 64 - 64 - 64 - 65
65 - 66 - 67 - 68 - 68 - 68 - 69 - 71 - 71 - 72
72 - 73 - 75 - 75 - 78 - 78 - 79 - 80 - 80 - 81
83 - 85 - 87 - 88 - 89 - 91 - 92 - 93 - 96 - 96
98 - 100 -101 - 101 - 101 -102

II. Quantidade de gordura no leite (em %), n = 49

3,66 - 3,66 - 3,72 - 3,74 - 3,74 - 3,77 - 3,81 - 3,88 - 3,89 - 3,91
3,96 - 3,96 - 3,97 - 3,97 - 4,00 - 4,00 - 4,02 - 4,03 - 4,05 - 4,06
4,08 - 4,10 - 4,10 - 4,15 - 4,16 - 4,20 - 4,20 - 4,23 - 4,24 - 4,25
4,27 - 4,28 - 4,29 - 4,32 - 4,32 - 4,33 - 4,38 - 4,38 - 4,38 - 4,40
4,41 - 4,42 - 4,49 - 4,60 - 4,67 - 4,70 - 4,71 - 4,81 - 4,82

III. Distância intra-orbital em pombos (em mm), n = 40

10,2 - 10,4 - 10,4 - 10,5 - 10,7 - 10,7 - 10,7 - 10,8 - 10,8 - 10,9
11,0 - 11,1 - 11,1 - 11,1 - 11,2 - 11,2 - 11,3 - 11,3 - 11,5 - 11,6
11,6 - 11,6 - 11,6 - 11,7 - 11,8 - 11,8 - 11,8 - 11,8 - 11,9 - 11,9
11,9 - 11,9 - 12,0 - 12,1 - 12,2 - 12,2 - 12,3 - 12,4 - 12,9 - 13,3

1.2 Calcular para as 3 amostras, para os dados puros:
a. média b. mediana c. moda d. variância e. desvio padrão


1.3. Construir Tabelas de Distribuição de Frequências, para as 3 amostras, usando:
a. intervalos de classe adequados para se obter 7 classes
b. intervalos de classe adequados para se obter 8 classes
c. Com os dados obtidos calcule as frequências relativas para cada classe


1.4. Supor que não se teve acesso aos dados puros, mas apenas aos dados já classificados.
Calcular média, moda, variância e desvio padrão, das 3 amostras, com esses dados, usando
a. intervalos de classe adequados para se obter 7 classes
b. intervalos de classe adequados para se obter 8 classes
c. Compare os resultados com os obtidos no exercício 1.2


1.5. Criar gráficos, para cada amostra, usando os dados classificados em 8 classes:
a. gráfico em colunas
b. polígono de frequências
c. Interpretar os resultados obtidos para as 3 amostras, partindo de um enfoque biológico.


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Última alteração: 15 mar 2011