1.1 Calcular média, mediana e moda das amostras A e B.
A |
10 |
10 |
11 |
12 |
12 |
13 |
14 |
14 |
14 |
15 |
B |
7 |
7 |
8 |
9 |
12 |
13 |
13 |
16 |
17 |
23 |
Os exercícios 1.2 a 1.5
relacionam-se com dados coletados e
ordenados a partir das amostras I, II e III:
I. Diâmetro de laranjas (em mm), n = 66
40 - 42 - 45 - 45 - 48 - 49 - 50 - 50 - 50 - 51
51 - 52 - 55 - 55 - 57 - 58 - 59 - 59 - 60 - 60
60 - 61 - 62 - 62 - 64 - 64 - 64 - 64 - 64 - 65
65 - 66 - 67 - 68 - 68 - 68 - 69 - 71 - 71 - 72
72 - 73 - 75 - 75 - 78 - 78 - 79 - 80 - 80 - 81
83 - 85 - 87 - 88 - 89 - 91 - 92 - 93 - 96 - 96
98 - 100 -101 - 101 - 101 -102
II. Quantidade de gordura no leite (em %), n = 49
3,66 - 3,66 - 3,72 - 3,74 - 3,74 - 3,77 - 3,81 - 3,88 - 3,89 - 3,91
3,96 - 3,96 - 3,97 - 3,97 - 4,00 - 4,00 - 4,02 - 4,03 - 4,05 - 4,06
4,08 - 4,10 - 4,10 - 4,15 - 4,16 - 4,20 - 4,20 - 4,23 - 4,24 - 4,25
4,27 - 4,28 - 4,29 - 4,32 - 4,32 - 4,33 - 4,38 - 4,38 - 4,38 - 4,40
4,41 - 4,42 - 4,49 - 4,60 - 4,67 - 4,70 - 4,71 - 4,81 - 4,82
III. Distância intra-orbital em pombos (em mm), n = 40
10,2 - 10,4 - 10,4 - 10,5 - 10,7 - 10,7 - 10,7 - 10,8 - 10,8 - 10,9
11,0 - 11,1 - 11,1 - 11,1 - 11,2 - 11,2 - 11,3 - 11,3 - 11,5 - 11,6
11,6 - 11,6 - 11,6 - 11,7 - 11,8 - 11,8 - 11,8 - 11,8 - 11,9 - 11,9
11,9 - 11,9 - 12,0 - 12,1 - 12,2 - 12,2 - 12,3 - 12,4 - 12,9 - 13,3
1.2
Calcular
para as 3 amostras, para os dados puros:
a. média
b. mediana c. moda d.
variância e.
desvio padrão
1.3.
Construir
Tabelas de Distribuição de
Frequências, para
as 3 amostras, usando:
a. intervalos de classe adequados
para se obter 7 classes
b. intervalos de classe
adequados para se obter 8 classes
c. Com os dados
obtidos calcule as frequências relativas para cada
classe
1.4.
Supor que
não se teve acesso aos dados puros, mas apenas aos dados
já
classificados.
Calcular média, moda,
variância e
desvio padrão, das 3 amostras, com esses dados, usando
a.
intervalos de classe adequados para se obter 7 classes
b.
intervalos de classe adequados para se obter 8 classes
c.
Compare os resultados com os obtidos no exercício 1.2
1.5.
Criar
gráficos, para cada amostra, usando os dados classificados
em
8 classes:
a. gráfico em colunas
b.
polígono de frequências
c. Interpretar
os resultados obtidos para as 3 amostras, partindo de um enfoque
biológico.
Se
você usa webmail
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http://www.cultura.ufpa.br/dicas/biome/bioexe1.htm
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Última alteração:
15 mar 2011